Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com pilha e capacitores


Visitante

Posts recomendados

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Investindo em você...

 

Está confuso e fazendo pouco sentido... e o circuito também... Fale o que querias que ele fizesse.

Bom Isadora como em um circuito em paralelo a tensão é a mesma em todos os ramos eu queria carregar os dois capacitores com a a mesma tensão e corrente e depois juntar os capacitores em serie e assim dobrar a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, dwatashi disse:

Até dobra a tensão, mas a corrente seria baixa e a medição instantânea, ou seja não é um circuito funcional.

 

Se o consumo for baixo, talvez usar um circuito tipo step-up/boost?

Muito obrigado dwatashi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim dá certo. mas não carregue mais que 20 capacitores e não maiores que 1uF. Acima de 100V e muita energia acumulada o bixo começa a pegar. Falando nisso...

você tem muita energia acumulada nos hormônios eletroeletrônicos hein... Vá com calma e fala led acender primeiro!

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o circuito está em curto mesmo... a perninha da pilha positiva a primeira saída vai para o capacitor de cima e o negativo da pilha também vai na mesma perninha do mesmo capacitor ^^ Curto. 

 

Corrente de 0,249TA  tera amper...

249.000.000.000A só...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, guilherme appel disse:

Muito obrigado dwatashi.


Opa, pensando melhor não dobra a tensão da saída, mas a tensão que a associação resiste.

 

Por exemplo, se cada capacitor suporta 5v, uma associação em série reduz a capacitância, mas aumenta a capacidade de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Bommu Perneta disse:

o circuito está em curto mesmo... a perninha da pilha positiva a primeira saída vai para o capacitor de cima e o negativo da pilha também vai na mesma perninha do mesmo capacitor ^^ Curto. 

 

Corrente de 0,249TA  tera amper...

249.000.000.000A só...

Bom e se eu botar um capacitor no meio do fio que liga esses dois capacitores ou substituir esses capacitores por uma dupla simples de metais diferentes,me explique os dois casos ,por favor

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, dwatashi disse:


Opa, pensando melhor não dobra a tensão da saída, mas a tensão que a associação resiste.

 

Por exemplo, se cada capacitor suporta 5v, uma associação em série reduz a capacitância, mas aumenta a capacidade de tensão.

Mas os capacitores não funcionariam como baterias recarregáveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, guilherme appel disse:

Mas os capacitores não funcionariam como baterias recarregáveis?

Sim e não. 

O capacitor não é bateria, os dois armazenam energia mas tem o funcionamento diferente. 

 

O capacitor segura um valor qualquer de tensão dentro do seu limite, se ele é de 25V pode armazenar qualquer valor abaixo disso. 

A bateria é diferente, se é de 24V só pode armazenar esse valor. Ao contrário do capacitor ela demora um tempo pra recarregar, enquanto que o capacitor tem seu carregamento em tempo instantâneo. 

Da mesma forma a bateria demora mais pra liberar a sua completamente e ainda não pode liberar tudo, senão ela estraga. 

O capacitor é totalmente ao contrário nesse quesito. 

 

Voltando ao seu dobrador de tensão, ele precisa de um oscilador pra alterar a ligação dos capacitores. Em um momento os capacitores estarão em série e em outro momento estarão em paralelo para receber a carga da pilha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim e não. 

O capacitor não é bateria, os dois armazenam energia mas tem o funcionamento diferente. 

 

O capacitor segura um valor qualquer de tensão dentro do seu limite, se ele é de 25V pode armazenar qualquer valor abaixo disso. 

A bateria é diferente, se é de 24V só pode armazenar esse valor. Ao contrário do capacitor ela demora um tempo pra recarregar, enquanto que o capacitor tem seu carregamento em tempo instantâneo. 

Da mesma forma a bateria demora mais pra liberar a sua completamente e ainda não pode liberar tudo, senão ela estraga. 

O capacitor é totalmente ao contrário nesse quesito. 

 

Voltando ao seu dobrador de tensão, ele precisa de um oscilador pra alterar a ligação dos capacitores. Em um momento os capacitores estarão em série e em outro momento estarão em paralelo para receber a carga da pilha. 

Muito obrigado Mestre 88,mas me diga duas coisas, onde eu boto esse oscilador e a minha outro pergunta que eu fiz de eu substituir os capacitores por mini pilhas de volta.Seguindo meu raciocínio se eu botar essas mini pilhas de volta a corrente continuara a mesma e a tensão dobrara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, guilherme appel disse:

Seguindo meu raciocínio se eu botar essas mini pilhas de volta a corrente continuara a mesma e a tensão dobrara.

Nesses casos de conversão de energia a corrente não continua a mesma. 

O topo do negócio será sempre a potência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Mestre88 disse:

Nesses casos de conversão de energia a corrente não continua a mesma. 

O topo do negócio será sempre a potência. 

Mas com essas mini pilhas tem uma potencia desprezível ligadas em paralelo com essa pilha no lugar dos capacitores ficaria duas pilhas de 1.5 volts e 15 amperes já que no caso a pilha é de 1.5 volts e 15 amperes e depois ligadas elas em série ficaria uma pilha de 3 volts e 15 amperes, não contando as mini pilhas de volta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

De onde você tirou esses 15A?

E de novo, pilha não é capacitor. Não dá pra usá-las num dobrador de tensão demora muito tempo pra recarregar. 

 

Isso que você está tentando fazer é criar energia, e como o finado já dizia: "isto non ecziste, é charlatonisse!" 

Os 15 amperes é da pilha e eu to tentando dizer que não mude nada no circuito a unica coisa é pegue esses capacitores e os jogue fora e faça mini pilhas de volta e bote no lugar desses capacitores no circuito e esqueça os capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Acho que o que ele quer tem que ser simples de montar. Se fosse usar um transformador normal para 60Hz, ia demorar bastante para bobinar o secundário de alta tensão (principalmente quando nãos e tem uma bobinadeira), poderia até tentar achar um transformador daqueles usados para ligar neon, que soltam em média 10mA e tensões bem elevadas (5kV para cima), mas um daqueles está difícil de encontrar (pelo menos na minha região) e no mercado está meio caro. O único jeito é montar um circuito com transistores ou algo do tipo para oscilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenta a sorte. Mas só funciona e é viável na teoria. Use e abuse do simulador sem problema algum. Na prática, hás de saber que o capacitor tem que suportar a maior tensão, ou seja a altíssima. O da garrafa pet... talvez.

 

E já que está neste caminho, uma experiência trilegal pra este seu começo de carreira é fazer pilha de limão, ouviu falar? Agora ouviu... eu sempre quis fazer mas nunca tive motivação... talvez algum dia eu faça.. deve ser mó legal ver um led acender com limão. Só esperar ele apagar e fazer uma caipirinha!! Aproveitamento total!

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...