Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela depois de um certo tempo


Posts recomendados

Configurações:

FX6300

R7 250 

M5A78L-M

8GB DDR3

1TB HD

500w 

 

Algumas perguntas que provavelmente vão fazer:
Fonte: Sim, a fonte é de ótima qualidade, não lembro a marca.
 

Aquecimento: Todos os componentes estão na temperatura ideal, porém quando fiz os testes, o processador dava umas osciladas de 50-70(nunca passando de 70), fiz um "teste de estresse" com o processador, o jogo League of Legends puxa bastante o processador quando está aplicando atualizações, então resolvi baixar o LoL e ver vídeos no youtube em 1080p com a intenção de congelar o PC, porém não congelou e o máximo que a temperatura chegou neste teste foi 65 graus.

 

Coloquei um cooler na parte de trás e tirei a tampa para que o ar gelado do Ar Condicionado vá direto para o computador, então não acredito que esteja esquentando tanto.

 

Renovei a pasta térmica.

 

Memória: Quando fui limpar as memórias com borracha, notei que os dentes dela está prata e o normal é meio dourada, então não sei se influencia em algo, porém limpei com borracha, tirei todo o excesso de borracha, limpei o slot de memória e coloquei ela de volta, fiz o mesmo com o outro slot.

 

HD: Suspeitei que fosse o HD, porém testei com 2 HDs diferentes e o computador continuou a congelar.

 

placa-mãe: Testei o slot da placa de vídeo e funcionou normalmente.

 

 

Eu acho que pode ser o processador que esteja travando tudo, porém não tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

1. Importante informar a marca e modelo da fonte

2. O que você quer dizer com "congela"? O computador dá umas "travadinhas" mas continua funcionando, ou ele congela totalmente, travando o mouse e o teclado, e você tem que reiniciar o computador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentando o que apenas acontecia comigo, parecido com seu problema, congelando o windows. O computador travava, sem poder mexer em absolutamente nada, mouse, teclado, programas não respondiam e assim por diante. Tirei uma das minhas placas de video (2x R7260x) e não travou mais. Sempre travava ao abrir alguns programas específicos. O problema começou com atualização do Windows, e driver de Vídeo. Resolvi instalando um driver antecessor, 18.2.2, e não travou desde então.

obs: Eles atualizaram o driver 19.1... ontem

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres 

1. Fonte de 500w da Hoopson: http://prntscr.com/map85t

2. Ele congela totalmente e eu tenho que reiniciar

 

@ricardosc12 Então cara, ontem mesmo a gente formatou o computador com o MediaTool do Windows 10, antes ele usava o Windows XP(e começou a dar as congeladas), então resolvi atualizar para o Windows10 para ver se solucionava o problema, mas continuou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@thiago1511 Ao contrário do que você diz, esta fonte não é boa. Ela ainda usa chave 115V/230V, indicando usar um projeto obsoleto. Estou movendo o seu tópico para o setor mais apropriado de qualquer forma para que o pessoal possa orientá-lo melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@thiago1511 Não há como afirmar isto categoricamente sem ver o computador e sem testá-lo. Você terá de isolar o problema, e um dos testes que você terá de fazer é substituir os componentes do seu PC um a um até o problema  parar, e o último componente trocado é o que estava causando o problema. Eu começaria pela fonte, pedindo emprestada uma de um amigo que tenha PFC ativo e potência suficiente e seja de marca conhecida. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por experiência própria, o ranking de defeito em hardware é:

 

1º HD (não SSD) - Bad blocks e outras falhas devido à idade x uso

2º  placa-mãe - Placas mais velhas com capacitores estufados ou danificados e/ou defeitos de circuitos com oxidação

3º Memórias RAM

4º Fonte

5º Placas de video

 

Processador só dá defeito se for vitima de um overclocker que não sabe o que está fazendo

 

Veja que essas são as peças que apresentam o defeito/sintoma e não necessariamente as causadoras do problema. Quem causa os defeitos na maioria esmagadora das vezes é a fonte que ao passar energia de má qualidade aos componentes, acaba danificando estes. Existe casos onde a poeira é o fator que causa problemas de mau contato e aquecimento e finalmente, o desgaste natural dos componentes. demais causas são aquelas não esperadas ou não comuns como uma descarga elétrica que atinge o cabeamento de rede, derramamento de líquidos e impacto forte e vibração excessiva no local onde fica o equipamento.

 

HD você disse que já testou outros e continuou o problema,

placa-mãe é difícil de se testar, acaba sendo teste residual após testar todos os outros itens

Memória RAM é possível testar trocando slots e removendo uma das memórias.

Placa de vídeo, ou voce pega emprestada uma ou se tiver a possibilidade, testar usando o vídeo onboard

Fonte, só trocando pra testar

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres Beleza, farei isto, obrigado.

 

@sdriver

5 horas atrás, sdriver disse:

HD você disse que já testou outros e continuou o problema,

placa-mãe é difícil de se testar, acaba sendo teste residual após testar todos os outros itens

Memória RAM é possível testar trocando slots e removendo uma das memórias.

Placa de vídeo, ou voce pega emprestada uma ou se tiver a possibilidade, testar usando o vídeo onboard

Fonte, só trocando pra testar

Então cara, como eu disse, eu testei todos os componentes; 

 

Troquei o HD e não resolveu, formatei o HD e não resolveu.

 

Placa-mãe visualmente esta tudo ok, não tinha nada de errado e todos os slots estavam funcionando.

 

Troquei a placa de vídeo e o problema persistiu.

 

Eu estava achando que era o processador, pois ele estava esquentando muito, renovei a pasta térmica e continuou "alta" mas por se tratar de um FX-6300 eu relevei, por que era o cooler stock. (Em testes de estresse de processador deixei ele em 70 graus e não desligou, a maior parte do tempo ele fica entre 30-50)

 

A única coisa que eu vi na memória ram, era que os dentes dourados de baixo estavam prata, não sei se isso é comum de acontecer, mas nunca vi uma memória com dentes pratas, então fiquei com suspeita e ela estava mal encaixada, então limpei o slot, limpei a memória e encaixei certinho.

 

O único problema que me falta era a fonte, pois foi o único componente que eu não testei e não quero fazer meu amigo comprar uma fonte "à toa"(pois não vai resolver o problema).

adicionado 0 minutos depois

Realizarei os testes e vou deixar um feedback aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...