Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC demora de ligar ao apertar o botão power


Ir à solução Resolvido por Ryuko,

Posts recomendados

Bom dia, Galera,

 

Vocês poderiam me ajudar? Já convivo com este problema desde o ano passado...

Eu aperto o botão power do computador e ele não dá nenhum sinal de vida (eu só sei que ele está sendo energizado pois o meu mouse possui LED), então eu posso sair pra pegar um café, almoçar, fazer qualquer coisa e quando eu volto normalmente o PC já ligou.

O tempo pra que a inicialização ocorra é variado, já aconteceu de demorar alguns segundos, alguns minutos ou até mesmo mais de uma hora.

O fato curioso é que sempre que isso ocorre o horário do computador fica errado (não percebi ainda se existe um padrão).

Após o computador ligar pela primeira vez no dia, caso eu precise desliga-lo em curtos períodos de tempo (talvez eu já tenha ficado com ele desligado por mais de 1 hora)  ele volta a ligar normalmente (apertar o botão power e o PC ligar instantaneamente) e com o horário normal.

Existem algumas técnicas (?) que aprendi para evitar que isso ocorra, ou seja mesmo após uma noite de sono o PC liga de primeira no outro dia, mas em algum momento o método começa a falhar então preciso fazer uma espécie de rodízio:

1. Deixar o PC alimentado permanentemente (não desligar o filtro de linha);

2.Após desligar o PC, desligar a chave on/off e manter o filtro de linha ligado;

3. Após desligar o PC, desligar a chave on/off da fonte e logo em seguida desligar o filtro de linha, e para ligar o PC de volta ligar o filtro de linha e depois ligar a chave on/off (eu sei que é uma ideia bem drogada, mas eu não tava mais aguentado ter que esperar o PC ligar então resolvi tentar "engala-lo" desta forma, por incrível que pareça é o método que ta durando mais tempo até agora);

4. Acredito que se eu nunca desligar o PC eu não terei problema, mas não sou o dono da coelba então está fora de cogitação 😕

 

Deixo uma tomada única e exclusivamente para alimentar o PC.

Já tentei não usar o filtro de linha para ver se o problema era esse e não mudou nada.

O problema não parece estar no botão também, além de que eu não preciso ficar apertando excessivamente até funcionar (uma vez basta, mas liga quando quer), eu troquei o botão power pelo reset e não mudou nada (além de ambos botões estarem funcionado corretamente).

O único problema em meu PC é esse, após ele estar ligado não tenho nenhuma dor de cabeça e nenhum hardware apresenta falha.

Minha fonte tava na garantia quando este problema começou e entrei em contato com a EVGA avisando sobre este problema e presumindo que poderia ser a fonte, enfim, a fonte foi trocada e o problema persistiu.

Não sei se isso ajudaria de alguma forma, mas minha placa de vídeo antiga deu artefato em junho e recentemente troquei por uma melhor, aparentemente, até o momento não possuo problema algum, consigo rodar Assassin's Creed Origin no Very High  sem queda de FPS e com temperaturas aceitáveis.

Eu realmente não lembro quando isso começou, mas eu não tinha mudado nenhuma peça do PC.

 

Minha placa-mãe é uma Gigabyte GA H110M H DDR4, LGA 1151 Micro ATX, Intel H110;

Minha fonte é uma EVGA 500W 80 Plus;

Meu processador é um Intel Core i5 6600 SKYLAKE 3.3GHz;

Tenho dois pentes de memória RAM da Kingston DDR4 HyperX Fury 8GB;
Minha placa de vídeo é uma MSI GTX1060 de 6GB.
 

Tentei passar o máximo de informação possível que imaginei que poderia ajudar, se alguém tiver alguma ideia do que possa ser eu ficaria muito agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem-me por outra mensagem assim tão cedo, mas hj eu tentei ligar o computador e ele ainda não deu sinal de vida e isso já tem umas 5 horas... Tirei o filtro de linha e liguei direito na tomada, também troquei a bateria da placa-mãe e tirei todos os cabos conectados ao PC, deixei só o cabo de alimentação e de vez em quando conecto o mouse pra ver se o led acende...

Alguém saberia dizer o que faria minha placa-mãe ter esse comportamento? Tipo, ela está sendo energizada, mas mesmo assim não liga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando: O PC acabou de ligar, tudo parece ok, em relação ao horário que eu tinha dito, aqui estava 1:29 da manhã e se me recordo bem foi neste horário que desliguei o PC ontem (que no caso já era hj mas vcs entenderam), espero que essa informação seja de alguma ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Solução

Só pra finalizar o tópico, depois de um tempo a MOBo parou de reconhecer a placa de vídeo e eu precisava fazer uma missão impossível para voltar a reconhecer, por isso tirei ela pra evitar perder uma peça.

Levei o PC em uma assistência mês passado e o preço não compensava o conserto pelo custo-benefício associado, estou preparando o bolso pra comprar uma MOBO, um processador e já comprei uma fonte nova, pois descobri tb que a anterior estava com tensão alterada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!