Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Básico CPU: AMD Ryzen (atualizado até Ryzen 5000)


Lost Byte

Posts recomendados

Pessoal, agora que os Ryzen da série 3xxx estão no mercado ainda vale a pena os da série 2xxx?

Estava de olho nos 2600x mas com o lançamento da série nova e o 3600 eu estou em dúvida de qual pegar, estou ciente que o 3600 é superior ao 2600x , mas até quantos reais a mais vale a pena pagar para ter esse desempenho a mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Matheus Leão disse:

Pessoal, agora que os Ryzen da série 3xxx estão no mercado ainda vale a pena os da série 2xxx?

Estava de olho nos 2600x mas com o lançamento da série nova e o 3600 eu estou em dúvida de qual pegar, estou ciente que o 3600 é superior ao 2600x , mas até quantos reais a mais vale a pena pagar para ter esse desempenho a mais?

Os Ryzen 3000 possuem uma diferença de 20~30% nas aplicações até onde se sabe, porém cabe a você decidir se está disposto a pagar a mais por isto e se vai lhe dar o desempenho que deseja a longo prazo. Em relação a série 2000, sim, ainda são excelentes processadores e podem ser muitos vantajosos em alguns cenários de custo/benefício.

Sugiro criar um tópico próprio para sanar sua dúvida, pois este não tem finalidade de abordar valores ou ajudar em dúvidas pessoais. Espero que compreenda.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 15/07/2019 às 17:32, Henrique PP disse:

@Lost Byte  sim vou ficar sondando os Ryzen 3000 (zen2) e os zen+ até final do ano, porque não aguento mais os FX, mas so compro se preço tiver bom não to com pressa, mas paranoico por causa do FX, eu tava mesmo, ainda bem que não estou mais.

Eu cheguei no meu limite com o meu FX 8320, mas as placa-mães High-End são caras e as Mid-end estão desatualizadas para os de 3°ger., fica difícil comprar e você mesmo montar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Mr Lost, quero crer que surgiram no mercado outros Ryzen com maiores velocidades.. aliás, você nada falou do clock e do overclock... não somente isso, mas também alguma informação sobre memórias e clocks suportados.... ainda, alguma coisa sobre placas-mãe... sim, eu sei que você quis apenas falar do processador, mas seria interessante saber também sua opinião e experiência com isso... no mais, foi uma bela aula...  muito grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Elmo disse:

você nada falou do clock e do overclock

Desde o início já foi mencionado sobre que não será abordado questão de overclock já que é um assunto com resultados muito variáveis e depende de outras peças para suportar, fora o risco e sendo algo não tão simples em indicar.

Quanto ao assunto clock, na explicação de single thread há um trecho falando sobre:

Citação

O poder de single thread varia conforme o IPC (instruções por clock, o quanto de coisa que o processador consegue fazer a cada ciclo de trabalho), sendo que neste caso, quanto o maior o clock, melhor será o desempenho. (considerando-se processadores de mesma arquitetura. O clock sozinho não determina o desempenho, tanto que os FX tinham clocks altos e desempenho ruim). O valor do clock é expresso em Hz (não confunda com os Hz do monitor).

Teria alguma sugestão de complemento?

 

6 horas atrás, Elmo disse:

mas também alguma informação sobre memórias e clocks suportados

Neste caso é mais por conta da placa-mãe, já que se a pessoa trocar o processador futuramente, a diferença de clock na RAM comprada pode fazer diferença. Sobre a RAM e a sua citação em placa-mãe, estes temas são melhores abordados em um outro tópico que fala dos demais componentes. Mas quando eu tiver um tempo, posso dar uma reformulada e adicionar algumas das observações.

 

6 horas atrás, Elmo disse:

seria interessante saber também sua opinião e experiência com isso

O problema neste sentido é que posso induzir as pessoas a comprarem peças que talvez para elas não façam muito proveito ou podem faltar alguns recursos extras, o que poderia até distorcer o foco do tópico que é apenas explicar os conceitos gerais. Provavelmente em resumo eu diria que vale a pena comprar produto mediano/bom se não for muito caro, mas isto varia e muito para cada um com o nível de satisfação que se considera mediano/bom.

 

Muito obrigado pelas observações. Sinceramente eu gostaria de abordar muito mais detalhes em cada situação, mas ao mesmo tempo quero deixar tudo de forma mais simples e prática, afinal as vezes quanto mais informação, mais confuso pode ser a pessoa processar as informações. Eu fiz este e os demais tópicos parecidos pensando no pessoal que está entrando no mundo da informática, que querem algumas dicas de onde começar e também atiçar a vontade de pesquisar mais a fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lost... A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO !!!

 

Vou começar dizendo que eu sou um pesquisador antes de tudo o que me meto a fazer... isso inclui muitos hobbies, senão todos... selo, eletrônica, rádio amador, avicultura (galinha) (um pouco), informática, telecartofilia (cartões telefônicos), peixes de aquários, edição de vídeo (um pouco), copias de segurança de filmes em DVD, etc... na informática investi muito tempo para entender como efetivamente os dados são gravados/impressos em mídias físicas óticas em termos de PIT e LAND... tem um pequeno artigo meu aqui no FdCH sobre isso... além de prestar algum suporte no FdCH em ripar, compactar, gravar, filmes em DVD... atualmente estou usando meu tempo para aprender a cultivar plantas suculentas e cactos dividido com como solucionar cubo mágico 5x5x5 pois o 3x3x3 (padrão) e 4x4x4 perdeu a graça... enfim, não sei ficar quieto, pois cabeça vazia é morada do diabo... enquanto vivo estiver, estarei tentando aprender alguma coisa mais... tenho 71 anos...

 

Já escrevi pequenos textos e artigos sobre alguns desses hobbies... sei que é difícil agradar aos gregos, troiânos e espartanos !!!

 

Quis, com meu comentário acima, imaginar um ou mais posts seu abordando CPU, COOLER, PLACA-MÃE e MEMÓRIAS, porque estão intrinsecamente ligados... já não seria o caso de HD/SSD, Placa de Vídeo, Fonte, Gabinete, mouse e teclado porque, embora façam parte do conjunto de um desktop, não interferem (em termos) no funcionamento da CPU... você até poderia me dizer que tem outras áreas no FdCH sobre essas partes, o que é verdade, mas não tem um texto seu ainda... se tiver, não encontrei...

 

Assim, eu entendi que você quis ser mais direto e objetivo com a sua proposta de falar sobre o RYZEN... se escrever muito ninguém lê... ocorre que eu, embora não leigo em informática, mas desatualizado, permaneço com muitas dúvidas, das quais você não tem culpa... rsrsrs

 

As vezes, quem chega aqui sabe com profundidade de alguma coisa e muito raso em outras.. exemplo, eu não sei usar o Acess, nunca fiz e nem ser fazer uma apresentação em Power Point, 3D Studio, AutoCad, Photoshop porque nunca precisei fazer,,, mas posso rapidamente aprender, acho...

 

Meu nível de vaidade em tudo é igual a zero, mas quando se refere a inteligência, como melhor usar o raciocínio, sou um pouco... mas não interfere nem atrapalha... admiro as pessoas que sabem bem alguma coisa e, principalmente, quando se dispõe a ajudar outras pessoas... para isso é que temos fóruns... rsrsrs

 

1-Clock... no caso em apreço, os Ryzen possuem diversas frequências de trabalho... quanto mais alta, mais dólar... sei que as memórias também possuem diversas frequências... existe uma forte ligação entre essas partes... mas eu não sei traduzir isso melhor... quem interfere em quem, pois a mim consta que a frequência de trabalho das memórias. se baixa, diminui o desempenho da CPU... alguma coisa sobre isso no texto...

 

2-

14 horas atrás, Lost Byte disse:

O valor do clock é expresso em Hz (não confunda com os Hz do monitor).

Sendo Hertz uma unidade de frequência, vale tanto para monitor como para memória como para frequência das rádios FM, TV, Broadcasts, etc... o problema é que para explicar isso melhor, teria que escrever sobre varredura, pixel, persistência, tubo de raios catódicos para chegar aos atuais monitores... uma volta danada... acho que no texto ficaria melhor "O valor do clock é expresso em Hz e seus múltiplos"

 

3-

14 horas atrás, Lost Byte disse:

Mas quando eu tiver um tempo, posso dar uma reformulada e adicionar algumas das observações.

Isso.,.. algumas observações é importante...

 

14 horas atrás, Lost Byte disse:

O problema neste sentido é que posso induzir as pessoas

Tudo o que falamos e escrevemos, se alguém ouvir ou ler, será induzido... desde que de forma positiva e com clareza de que se trata de uma opinião ou sugestão ou que você usa dessa forma e não daquela porque seu foco é X e não é Y, eu acho que tem validade...

 

Abraços e obrigado por sua atenção... espero ter colaborado e não atrapalhado...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Elmo disse:

Abraços e obrigado por sua atenção... espero ter colaborado e não atrapalhado...

Que isso? Acho muito legal quando alguém faz uma crítica nos meus posts, afinal tudo me ajuda a melhorar e entender melhor o ângulo de visão dos demais. Certamente colaborou e posso levar isto em futuros tópicos similares.

 

10 horas atrás, Elmo disse:

Sendo Hertz uma unidade de frequência, vale tanto para monitor como para memória como para frequência das rádios FM, TV, Broadcasts, etc...

Na minha explicação e pensando no linguajar mais popular, o pessoal pode achar que os Hz do monitor vai influenciar no processador e vice-versa. Posso neste caso polir e dizer que são apenas padrões de medidas e que um não influencia no outro. (na verdade sou bem ruim em explicar as partes teóricas, talvez por falta de prática em me expressar ou preguiça)

 

10 horas atrás, Elmo disse:

imaginar um ou mais posts seu abordando CPU, COOLER, PLACA-MÃE e MEMÓRIAS, porque estão intrinsecamente ligados... já não seria o caso de HD/SSD, Placa de Vídeo, Fonte, Gabinete, mouse e teclado porque, embora façam parte do conjunto de um desktop, não interferem (em termos) no funcionamento da CPU

Pois então, tenho um tópico falando de todos os componentes principais de um PC como também de alguns periféricos. Este tópico em si é apenas um complemento específico sobre esta plataforma.

O outro tópico sobre os componentes gerais você pode encontrar neste link:

Guia básico para montar um PC para jogos
Na verdade já tem muito mais informação do que era para ser originalmente, e devo tudo ao pessoal da comunidade. O melhor é ir aprendendo com cada correção/dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lost, quando a gente começa a falar/escrever/ensinar alguma coisa, sempre a gente descobre que não sabe um monte de coisas sobre o tema e para poder ler/escrever/ensinar adequadamente, acabamos nos aprofundando no tema mediante muita pesquisa para entender, simplificar e expor... exemplo, quando eu auxiliava o FdoCH sobre gravadores de mídias de CD e DVD, com tantos modelos desses periféricos como os da SONY, LG, etc, sempre saiam lançamentos deles, com novas funções para possibilitar a leitura dos dados... e para entender bem esse assunto, acabei adquirindo um pequenos livro que detalhava como a gravação física e leitura ótica são feitas pelos equipamentos... depois reduzi o tema em 2 laudas e postei no fórum... ai me deparei que existia a ISO 9660 que normatizava tudo isso, nos detalhes técnicos apenas para compatibilizar os fabricantes a fim de que qualquer equipamento pudesse ler o que foi gravada em outra marca de equipamento... levei mais de 1 ano para conseguir uma cópia dessa ISO, porque ela não estava disponibilizada ao público em geral,,, quando comecei a estudar o tema, sai do FdCH para um merecido descanso e abandonei a ideia... rsrsrs... observe que é exatamente assim que funciona para você, para mim, para todo mundo principalmente para quem quer ajudar...

 

Finalmente, seu artigo é muito bom, parabéns, mas percebo que você tem capacidade de escrever mais... rsrsrs... pimenta nos outros é refresco... rsrsrs

 

Abraços e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Notas de atualização 13/01/2020

> Pequena alteração na descrição dos Ryzen 5 devido aos modelos 3500/3500X e seus 6 threads (sinceramente fiquei sabendo da existência deles de supetão)

> Adicionado na parte Athlon sobre versões mais novas e a relação das compatibilidades de placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá.Como vão?
Observei vários tópicos e não encontrei o que estou com dúvida.
Como há grande conhecimento do Senhor @Lost Byte para com processadores AMD, gostaria de lhe perguntar:
Estou com dificuldade para fazer a primeira instalação do windows. Ao iniciar o loading a tela trava e reinicia a máquina.

Já fiz tudo o que eu sabia de configurações de BIOS e algumas coisas que aprendi de UEFI.
Tenho um Ryzen 5 3600x,

X570 A-Pro MSI,

GTX 1660 XC Geforce,

2x Ballistix  8GB 2666MHz DDR4 e

EVGA 600W (sem pino 8+4 para CPU da placa descrita).

 

Você tem ideia do que poderia estar errado?

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JKinformatica

Olá!

Teria que isolar o caso, podendo ser problema em alguma peça do PC, como o HD, imagem do Windows baixada... A princípio não é um problema ligado diretamente aos processadores Ryzen, já que é um sintoma que pode aparecer em qualquer máquina.

Peço por gentileza que crie um tópico sobre seu problema neste setor do link abaixo para melhor ser ajudado.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/249-windows-10/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Lost Byte disse:

@JKinformatica

Olá!

Teria que isolar o caso, podendo ser problema em alguma peça do PC, como o HD, imagem do Windows baixada... A princípio não é um problema ligado diretamente aos processadores Ryzen, já que é um sintoma que pode aparecer em qualquer máquina.

Peço por gentileza que crie um tópico sobre seu problema neste setor do link abaixo para melhor ser ajudado.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/249-windows-10/

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para tentar ajudar... as peças utilizadas nessa montagem são novas, não testadas em outras máquinas ou usadas/testadas em outra máquina... tipo, HD, placa de vídeo, memória... se elas estiverem/estavam funcionando em outros micros, então o problema não é com elas... se houver dúvidas, faça um teste delas em outros micros... resta a placa-mãe e processador, além do Windows que você tem para boot e instalação... também, fique ligado na temperatura... há aquecimento maior quando o processador começa a desempenhar sua função... estando a parte de hardware ok, tente instalar o Windows via pen-drive e USB... no site da MS tem como você criar um pendrive de inicialização... após, baixe o Windows 10 salvando-o no pendrive... assim ele ficará bootável para instalação 32 ou 64 bits... foi assim que fiz para o meu upgrade para o Ryzen 5... deu tudo certo, mas com menos de 1 mês a placa de vídeo 1050TI queimou os dois reguladores de tensão e perdi a placa... coloquei uma placa de vídeo antiga, até porque não sei o que causou a queima da 1050, mas já faz um 1 mês e nada de anormal voltou a acontecer... boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

A AMD acaba de anunciar a linha 3000XT, focando em maior desempenho em tarefas não paralelas e maior frequência de operação no modo "boost". Realmente não sei se valem a pena, mas o que importa é que provavelmente o preço dos processadores da série 3000X/3000 vai cair.

https://www.amd.com/en/ryzen

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Davi Silva Santos disse:

Realmente não sei se valem a pena, mas o que importa é que provavelmente o preço dos processadores da série 3000X/3000 vai cair.

Ao que parece, serão apenas versões levemente mais potentes que os modelos sem o T. No melhor das hipóteses, melhor eficiência por consumo como melhor capacidade de OC. Poderiam apenas colocar como Ryzen 3750X ou algo assim.

Quanto aos preços, lançar em meio a crise atual não parece boa possibilidade, mas esperança nunca falta.

Obrigado por compartilhar a notícia! (ando por fora um pouco das novidades)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Notas de atualização 27/06/2020

  • Grande mudanças na sessão 2 Compatibilidade com placa-mãe, devido a várias confusões que podem haver, principalmente com o lançamento de placas série 500 e processadores série 3000.
Citação

Os processadores Ryzen são compatíveis com as placas-mãe que utilizem socket AM4. Contudo, nem toda placa-mãe AM4 é compatível com qualquer processador Ryzen, dependendo das gerações entre elas.

-----

Placas série 300: Nativamente compatíveis com Ryzen de 1ª geração, sendo obrigatória uma atualização do BIOS para o uso dos Ryzen de 2ª geração.

Gerações de Ryzen compatíveis: 1ª e 2ª

 

Referências de chipset de placa-mãe para AMD Ryzen (série 300):

Básicas: A320

Intermediárias: B350

Avançadas: X370

-----

Placas série 400: Nativamente compatíveis com o Ryzen de 1ª e 2ª geração, sendo obrigatória uma atualização do BIOS para o uso dos Ryzen de 3ª geração.

Gerações de Ryzen compatíveis: 1ª, 2ª e 3ª

 

Referências de chipset de placa-mãe para AMD Ryzen (série 400):

Intermediárias: B450

Avançadas: X470

-----

Placas série 500: Nativamente compatíveis com o Ryzen de 3ª geração, porém não compatíveis com processadores de 1ª e 2ª geração.

Gerações de Ryzen compatíveis: 3ª

 

Referências de chipset de placa-mãe para AMD Ryzen (série 500):

Básicas: A520

Intermediárias: B550

Avançadas: X570 (fora da regra, estas placas são compatíveis com processadores de 2ª geração)

-----

> Básicas são as placa-mãe simples que já garantem todas as peças funcionando sem problemas. Recomendadas para processadores de entrada e intermediários, já que em alguns casos pode limitar o desempenho de processadores com mais núcleos e/ou clocks altos.

> Intermediárias por sua vez possuem algumas melhorias em relação as básicas, podendo ter mais conexões de peças, realizar um overclock, melhor construção/elaboração, melhor codec de som, ter RGB, etc. Recomendadas para qualquer processador.

> Avançadas são destinadas as pessoas que querem fazer overclock pesado, Crossfire, SLI e utilizar memórias RAM de alta frequência.

 

Para saber as reais limitações delas, recomenda-se conferir cada modelo separadamente para ter certeza de suas possibilidades.

Importante ressaltar que dentre todas as citadas, a única que não possibilita overclock é a A320.

Para mais detalhes sobre estes chipsets, veja o conteúdo do link abaixo:

https://www.amd.com/pt/products/chipsets-am4

 

NOTAS IMPORTANTES SOBRE PLACA-MÃE AM4

Compatibilidade

Toda a regra tem algumas exceções aqui, como por exemplo, apesar de placa-mãe série 500 ser apenas compatível com Ryzen de 3ª geração, os chipsets X570 ainda suportam a 2ª geração. Uma dica muito importante é verificar no site da fabricante da placa-mãe quais são se fato os processadores compatíveis e a versão de BIOS correspondente que se precisa.

BIOS

BIOS é no modo grosseiro de dizer, o programa interno da placa-mãe, cujo nele você configura várias opções e também ele que se responsabiliza quais peças podem ser reconhecidas e usadas em conjunto com a placa. Mesmo que uma placa-mãe seja nativamente compatível com uma geração, isto não quer dizer que uma atualização de BIOS não seja necessária. Por exemplo, lançamentos posteriores de processadores de mesma geração onde o BIOS de uma placa não estava preparado para a reconhecer, sendo neste caso, de suma importância a atualização do BIOS, caso contrário nem dará vídeo, tornando praticamente impossível ligar o PC.

O bom seria sempre deixar o BIOS o mais atual possível, porém em alguns casos, um BIOS novo pode tornar incompatível um processador mais antigo. Sim, é muito confuso toda a situação de compatibilidade, sendo uma falha de estratégia da AMD.

 

Para um resumo mais simples, aqui está uma imagem direto do site da AMD:

AM4.thumb.jpg.40e6817148c6bb5ac890cd791476907c.jpg

Fonte: www.amd.com/chipsets/b550

 

  • Mudanças consideráveis na sessão 3 BREVE DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS. Agora com maiores explicações sobre séries e gerações, assim como avisos quanto a questão de placa-mãe; retirado quantidade de núcleos e threads de cada linha, pois a partir da série 3000, a contagem se tornou muito complexo para citar de forma menos extensa possível, sendo colocado no lugar um aviso sobre.
Citação

Ryzen 3 – Processadores básicos, destinados a configurações de entrada e para realização de tarefas básicas.

Podem ter desempenho razoável na maioria dos jogos.

 

Ryzen 5 – Processadores intermediários que já servem bem para tudo, tanto para jogos quanto multitarefas (ex: transmissões ao vivo, edição de vídeos).

 

Ryzen 7 – Processadores de alto desempenho, destinados para aqueles que procuram abusar de multitarefas e/ou uso profissional.Quanto aos jogos, garantem desempenho sem problemas.

 

Ryzen 9 – Processadores topo de linha, sendo indicados principalmente para uso profissional. Excelentes para qualquer tipo de atividade.

 

GERAÇÕES

As gerações de processadores Ryzen são um tanto ambíguas na prática, pois a série/numeração não indica exatamente a geração.

As gerações são as arquiteturas utilizadas nos processadores, logo até o presente momento:

1ª Geração = Arquitetura Zen

2ª Geração = Arquitetura Zen+

3ª Geração = Arquitetura Zen 2

 

As séries são apenas a numeração para identificar o produto, que deveria indicar a geração, porém na prática isto não ocorre...

Abaixo exemplos de cada série e suas inconsistências.

Série 1000: Ryzen 5 1600 (Zen) e Ryzen 5 1600 de revisão AF (Zen+)

Série 2000: Ryzen 7 2700 (Zen+) e Ryzen 5 2400G (Zen)

Série 3000: Ryzen 5 3400G (Zen+) e Ryzen 3100 (Zen 2)

Devido a esta mistura, saber exatamente qual placa-mãe escolher e qual BIOS deve utilizar fica muito confusa como já citado na sessão de compatibilidades, já que a série 3000, por exemplo, não significa todos os processadores utilizando a arquitetura da 3ª geração.

 

DIFERENÇAS NOTÁVEIS:

A 3ª geração dos processadores Ryzen possuem uma diferença de desempenho enorme (cerca de 20~30%) nas aplicações gerais comparados aos modelos semelhantes das outras gerações, devido ao aumento de IPC. Outro detalhe é a quantidade de núcleos que podem variar de uma mesma linha (Ryzen 3, 5, 7, 9) então é interessante analisar sua intenção de uso do processador e saber a quantidade de núcleos e threads que será melhor indicado.

 

  • Algumas correções gramaticais ao longo do tópico, como também melhorias em alguns termos e explicações.
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Por isso, estou a recomendar placas-mãe x570 (é top de linha?.. é), Mas infelizmente só as placas x570 tem suporte ao maior número de processadores. (no caso 2º geração [Incluindo o R 5 1600af], 3º geração e 4º geração, conforme prometido).

 

Minha opinião é que a AMD poderia ter dado o mesmo suporte das X570 as B550. Mas acho que AMD quer vender mesmo as X570, então é o que temos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP

Ao meu ver a AMD não conseguiu manter a promessa de dar "suporte" até 2020 ao socket AM4 de forma eficaz, então teve que tapar o sol com a peneira. Placas 300 e 400 são para os Zen e Zen+, e as placas 500 para os Zen 2 e provavelmente o que for lançado na série 4000.

2021 a previsão é que seja outro socket e talvez eles fiquem um pouco mais contidos com as promessas. Estas promessas em teoria é muito bom, mas na prática não tem muita utilidade, já que comprar placa de entrada como a A320 com Zen 2 nunca seria indicado, como também não faz sentido pegar uma placa B550 e colocar um Ryzen 1200. É muito desbalanceamento, e sempre que o consumidor acaba querendo economizar e pegar o mais barato, sempre dá aqueles erros e queixamento de desempenho, o que também atrapalha a questão de upgrade futuro, tendo que trocar com o tempo os dois componentes ou se contentar com a geração que pode usar.

 

6 horas atrás, Henrique PP disse:

Minha opinião é que a AMD poderia ter dado o mesmo suporte das X570 as B550. Mas acho que AMD quer vender mesmo as X570, então é o que temos.

X570 foi lançada antes mesmo de aparecer o Zen 2 no mercado, logo a compatibilidade com a 2ª geração é intencional para entusiastas. O mercado é assim mesmo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...