Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gasto de energia em capacitor


Visitante
Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

m0100_02.png

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/1978-m100.html

e não é em wats.

 

Sei não... pra mim você é clone falso do emmet brown... já já descobre o capacitor de fluxo...

Não tem jeito de transformar watts em farad por acaso? e capacitor gasta energia da bateria?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, guilherme appel disse:

Não tem jeito de transformar watts em farad por acaso? e capacitor gasta energia da bateria?

 

 

Um capacitor de uns 3000F deve ter uns 3 watts hora.  

adicionado 31 minutos depois

Este do vídeo possui 3w hora.

3000F por 2.7V

  

adicionado 32 minutos depois

Os 3 watts hora são informados pelo próprio fabricante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, guilherme appel disse:

Não tem jeito de transformar watts em farad por acaso?

Potência é uma coisa que depende de outros fatores, principalmente a carga que se coloca no capacitor. 

Depende também do quanto de potência você colocou no capacitor. 

E tudo funciona baseado em tempo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Potência é uma coisa que depende de outros fatores, principalmente a carga que se coloca no capacitor. 

Depende também do quanto de potência você colocou no capacitor. 

E tudo funciona baseado em tempo. 

Eu fiz umas contas, se você pedir eu falo,eu calculei que em um capacitor de 1 uF e 100 volts pode armazenar 0.01 watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2019 às 14:45, Isadora Ferraz disse:

m0100_02.png

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/1978-m100.html

e não é em wats.

 

Sei não... pra mim você é clone falso do emmet brown... já já descobre o capacitor de fluxo...

Bom vou fazer outra pergunta. Capacitor consome alguma quantidade de eletricidade de uma bateria,pilha,etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um capacitor de 330 uF x 50 V, ligado a uma fonte de 50 V:

W = (0,00033 * 50 * 50)/2

W = 0,825 joules

 

Um capacitor de 330 uF x 100 V ligado em 100 V:

W = (0,00033 * 100 * 100)/2

W = 3,3 joules

 

Supondo fontes de corrente contínua.

adicionado 6 minutos depois

Veja que dobrando a tensão a energia quadruplicou. É o efeito da tensão ao quadrado. Quanto maior a tensão, maior a energia (e maior o perigo de um choque ou explosão).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Ricardov Eu agora comecei a estudar física de forma autodidata,e tenho outra duvida,o capacitor vai armazenar energia,por acaso a massa dele vai aumentar segundo a famosa formula de Einstein ,que o aumento da massa é da quantidade de energia dividido pelo quadrado da velocidade da luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@guilherme appel quando tratamos de capacitores comumente se usa a física clássica e componentes ideais. No caso de um capacitor as cargas migram de uma placa para outra, então a massa não se altera e mesmo assim estaríamos tratando de massas diminutas, atômicas.

 

Essas alterações de massa de Einstein só são detectáveis em velocidades próximas da da luz, porque o fator c ao quadrado é um numero muito grande. Agora a energia sim, ela existe mesmo para um corpo em repouso e se chama energia relativística. A bomba atômica é um exemplo de liberação dessa energia: uma pequena quantidade de material nuclear gera uma explosão gigantesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme appel ,

 

A resposta do @Ricardov  é perfeita. A massa clássica não se altera porque para cada elétron adicionado em uma placa, um foi removido da outra !

 

Mas em termos de física relativista, com o aumento da energia elétrica potencial (U=QxQ/(2xC)), a massa vai ser minimamente maior. Esse efeito é irrelevante de tão pequeno que é ....

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme appel  tem que ir devagar na Física como auto-didata. Existem aspectos conflitantes entre a Física clássica e a quântica, por isso o acompanhamento de um tutor é importante para não embaralhar os conceitos. Por enquanto foque só na Eletrônica que já tem muitos desafios. A Física trata de detalhes que não são considerados no uso comum, tal como esse aspecto de massa que você citou. Para o uso cotidiano de um capacitor isso não tem relevância e de fato nem é considerado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2019 às 14:54, guilherme appel disse:

e capacitor gasta energia da bateria?

 

Para encerrar :

 

A energia que vai para dentro do capacitor  tem de ser retirada de algum outro lugar; ou virá da bateria ( e assim a bateria irá perder essa energia e mais um pouco em calor porque não existem transformações de energia sem perda ) ou virá de uma fonte de alimentação ( igualmente com perdas ).

 

A perda de energia sempre existe, senão seria possível o famoso moto contínuo ...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov @aphawk @Renato.88 Muito obrigado a todos,vocês disseram que é os efeitos são insignificantes,mas e se numa situação hipotética toda a massa do sol fosse convertida em energia e essa energia convertida em eletricidade(tirando perdas) e essa eletricidade fosse guardada em um supercapacitor que pudesse guardar essa energia,o capacitor vai pesar a mesma coisa que o sol?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme appel ,

 

Aí é algo que preciso pensar .... meus conhecimentos de Física Relativistica são de 1981 .... a memória já foi, meu amigo kkkkk

 

Pense no Sol :  ele tem uma baita massa, mas tem também muita energia térmica !

 

Se apenas essa energia térmica fosse convertida em energia elétrica, creio que chutaria que a massa continuaria pareçida .!

 

Mas por outro lado, qual será o tamanho e massa desse super capacitor ???

 

Qual a relação peso/energia acumulada de um super capacitor ?

 

Repare que uma análise completa envolve muitos dados que não possuímos ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pudesse transferir toda a energia do nosso sol (desintegração total) para um capacitor, sem perda (transferência ideal), o capacitor aumentaria a sua massa exatamente no valor da massa do sol, E=MC^2 continua sempre valendo mesmo que a energia seja de 1 joule ou menos, mas nos níveis de energia realmente grandes é fácil de se medir.

 

Mesmo que nas pequenas capacidades de armazenamento (dos capacitores) não sejam possíveis de serem observadas mudança na massa (falta de precisão das balanças), a massa sempre sofre alteração quando se armazena energia ou se gasta esta energia, mas não sei se existirá algum dia uma balança capaz de medir isso? Uma balança deste tipo provavelmente seria capaz até de identificar a perturbação gravitacional de uma pessoa se aproximando dela (sensibilidade realmente enorme). Acho que isto talvez nunca exista (é complicado dizer uma coisa destas, mas talvez nos próximos milhares de anos, ou no próximo século, ou nunca, é muita futurologia para mim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...