Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet de 300mb em modem de portas 100mb


Posts recomendados

Bom é o seguinte, eu assinei 300mb de internet fibra óptica , porque eu tinha 15mb e quando eu ia jogar e alguém abria um vídeo meu ping subia , a net caia e etc... ,  ai assinei pra dividir com meu primo , casa da frente,  e o meu primo do lado , ai que tá o problema , o modem fornecido por a operadora só tem suporte a 1 entrada, as outras são bloqueadas, então essa única entrada, eu fiz o teste com um modem da vivo que tinha aqui , e consegui por ele como repetidor, o problema é que ele só forneceu pelo cabo ethernet conectado ao PC, 100mb . E ai , meu computador  só conecta via cabo, terei que por o modem na casa do meu primo pra melhorar o sinal lá como repetidor, e puxar um fio de lá só pra plugar no meu pc ( meio trabalhoso kk ) , mas minha dúvida é, meu pc só vai ter 100mb com o cabo vindo de lá, o que é de boa pra min , pois da pra baixar tudo suave, o problema é , eu irei ta pagando 300mb, eu e meu primo, a dúvida é,  pelo fato de ser 300mb, mesmo que por conta de a única entrada do modem principal fibra optica da operada, ter sido usada pra ativar o outro como repetidor, e ninguem vá utilizar os 300mb pra baixar algo, pelo fato de ta sendo enviado pela operada 300mb pra o meu modem , e isso ta sendo enviado pra o do meu primo que só ira fornecer 100mb, significa que terá mais disponibilidade pra ele usar aplicativos, baixar filmes, com eu jogando ao mesmo tempo , baixando filmes. Do que seria com 100mb ? Ou só estou jogando dinheiro fora?  ( obs: não tenho dinheiro pra outro modem agora e infelizmente só tem 1 porta no da operadora)

adicionado 34 minutos depois

up

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Nem li tudo aí porque você escreveu demais e sem espaços ou vírgulas... rs

Mas sim, net de 300Mbps em modem/roteador com portas 100Mbps ficará limitada a velocidade mais lenta, ou seja, 100Mbps.

Entendi, mas tipo, 100 Mbps pra min é de boa, no PC, minha dúvida de fato é , como pago 300mb que é o que chega no modem principal.  Isso significa que tenho mais banda para dispositivos conectados  através de wifi, cabo,  rodando netflix , jogos do que teria com 100mb contratados ? Por mais que eu não vá utilizar os 300mb por conta do outro roteador?  Porque tipo, imagino eu que a banda seja dividida quando eu utilizo , e outras pessoas, logo vale a pena mesmo não utilizando os 300mb , deixar no plano de 300mb por conta da quantidade de aparelhos conectados? 4 tvs, uns 12 celulares , 3 pc etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que tiver no cabo será dividido. Apenas 100Mbps disponíveis.

Se o seu wifi tá sendo distribuido dentro da sua casa pelo cabo com outro roteador, 100Mbps. 

 

300Mbps apenas diretamente no modem que tá lá no seu primo.

 

@David Farias Solução aí é trocar seu roteador para portas Gigabit, pois a porta do modem dele com certeza é Gigabit. Assim você terá os 300Mbps na sua casa. Tudo fica nivelado pela menor velocidade. Se por exemplo seu PC tem apenas porta 100/10 ethernet, vai ficar limitado a 100Mbps.

 

E presta atenção no cabo de rede, tem que ser padrão CAT 5E ou 6. Se der mais de 100m de distância já tem perca de sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, David Farias disse:

Entendi, mas tipo, 100 Mbps pra min é de boa, no PC, minha dúvida de fato é , como pago 300mb que é o que chega no modem principal.  Isso significa que tenho mais banda para dispositivos conectados  através de wifi, cabo,  rodando netflix , jogos do que teria com 100mb contratados ? Por mais que eu não vá utilizar os 300mb por conta do outro roteador?  Porque tipo, imagino eu que a banda seja dividida quando eu utilizo , e outras pessoas, logo vale a pena mesmo não utilizando os 300mb , deixar no plano de 300mb por conta da quantidade de aparelhos conectados? 4 tvs, uns 12 celulares , 3 pc etc..

 

Você tem razão. Mas, como  @Phoenix comentou, tudo fica limitado pela capacidade de cada dispositivo conectado de consumir dessa banda. E do outro lado, de quem está te transmitindo te entregar essa banda. Pode ser que um site que você esteja acessando não tenha interesse em transmitir mais que 5 ou 10 mBits para um cliente único, podendo atender assim mais gente, certo? É uma equação complicada afinal. Não é porque você pode receber que eles vão te transmitir. Não é porque eles podem transmitir que você vai receber :D 

 

Entendo que tem 3 clientes para essa sua conexão. Não sei se seu contrato permite esse uso assim claramente compartilhado se for em casas diferentes. Vamos imaginar então que você e seus primos estão em andares diferentes da mesma casa pra eu não me sentir mal :D

 

A solução mais simples aqui, sem usar aparelhos caros, seria passar todo esse primeiro nível de acesso para Gigabit, que não é caro, e usar um roteador Gigabit para cada "cliente" e assim cada um poderia configurar sua rede. E poderiam transmitir arquivos e usar impressoras em comum e tal. E podem ir usando os aparelhos que já tem você e seus primos, como os roteadores e pontos de acesso como já estão programados, diminuindo o impacto da mudança e a despesa. Serão necessários apenas pequenos ajustes na programação desses aparelhos, e certamente aqui alguém poderá ajudar se precisar de mais suporte. Note que conexão Gigabit vai usar as 8 vias do cabo Ethernet e precisa de bons cabos e conectores, cat 5e ou 6. Em resumo: se sua operadora instalou um modem/roteador, use cabos e conecte outros dois roteadores Gigabits para a rede de seus primos, talvez um terceiro para seu uso. Não precisa mudar mais nada.

 

Para suas contas, considere que um video em HD via NetFlix gasta uns 3 mBits/s, 25 mBits em 4K. Transferências de torrents podem ser limitadas tanto em download quando upload. 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!