Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAM: Como terminar essa configuração? Ryzen 3. ~$3.000,00


Posts recomendados

Boa noite, povo! Então, depois de algumas semanas de pesquisas e de ponderar meu orçamento, aproveitei a Black Friday pra começar a montar um PC intermediário, mais pra "budget", esperando parar na casa dos R$ 2.700,00, com o máximo de R$ 3.000,00, e acabei indo na vibe do Ryzen. Essas são as compras que fiz até agora (Preços com frete incluso):

 

_________________________________

 

Processador: AMD Ryzen 3 2200G 3.5GHz Quad-Core; R$ 420,38

 

Placa-Mãe: Gigabyte GA-A320M-S2H Micro ATX AM4;  R$ 299,06

 

Armazenamento: Seagate HDD Barracuda 2TB 3.5" 7200RPM; R$ 415,20

 

Fonte: Corsair TX550M 550W; 80+ Gold; R$ 489,00

 

Gabinete: AeroCool Aero 500 (Preto) ATX Mid Tower; R$ 193,00

 

_________________________________

 

Total até agora: R$ 1.816,64

 

Pois bem, o plano com essa configuração seria dispensar a Placa de Vídeo e ir com a APU do Ryzen 3 como vídeo principal, utilizando em 1080 ou 720. Isso faço porque não ligo muito pra perfeição gráfica, tendo utilizado meu Notebook atual como PC principal e me contentando em jogar meus jogos de estratégia, como Total War, Crusader Kings, e Men of War em gráficos baixos. Além disso, faço alguns trampos leves no Photoshop, nada muito intenso, mas a RAM (6GB aqui) sempre fica sobrecarregada. Pooooréeem, meu Note tá capengando e querendo abrir o bico, já tendo mais de 8 anos de idade (herança de família :(-*:). Vi alguns vídeos sobre a performance do Vega 8 e fiquei impressionado, principalmente com esses preços grotescos das placas de vídeo. A fonte mais pesada de 550W seria pra acomodar uma GPU futuramente, daqui há um ano, um ano e meio, levei mais por ter encontrado ela por um bom preço e acreditar que um dia vou ter um salário decente :'D.

 

Deixei esse vídeo como um exemplo da performance do APU, nesse o jogo que eu teria maior interesse seria Hellblade (05:31) e Middle Earth Shadow Of War (22:15), e não achei que rodaram mal nessa comparação com o Ryzen 5: 

 

 

 

 

O problema pra mim tá sendo a Memória RAM. Se olharem na descrição do vídeo, verão que ele tá usando 2x8GB DDR4 em 3200mhz, por conta da otimização da performance dos Ryzen com memórias rápidas e também pelo fato de ter que dedicar 2GB da RAM pra APU funcionar mais lisa. Além disso, já no primeiro game (Forza 7), só o PC tá usando 8 GB de RAM. Vi alguns benchmarks a respeito e percebi que algo que pudesse ao menos chegar em Overclock a 3200 (Velocidade máxima que minha placa-mãe suporta) seria uma boa escolha. Pra encurtar a história, os preços estão grotescos e muitas das lojas estão sem estoque de memória. Tinha comprado uma Corsair Vengeance LPX 2x8GB na Pichau por R$ 990,00 a prazo, mas os caras venderam pra mim sem ter no estoque e tive que cancelar o pedido.

 

As únicas memórias que encontrei nessas especificações (ou próximo delas), são essas (marcando os preços a prazo, já que tô sem grana pra boleto:cry:😞

 

Memoria DDR4 Corsair Vengeance RGB 16gb (2X8Gb) 3000Mh; R$ 1.239,90

https://www.amazon.com.br/Memoria-Corsair-Vengeance-3000Mh-CMR16GX4M2C3000C15/dp/B06XRFNWHK/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1548211607&sr=8-3&keywords=corsair+vengeance+16gb

 

Memória Adata Xpg Gammix D10 Red Ddriv 2 X 8gb 3.000mhz; R$ 1.119,90

https://www.amazon.com.br/Memória-Adata-Gammix-Ddriv-3-000mhz/dp/B076CXLX6C/ref=sr_1_122?s=computers&ie=UTF8&qid=1548205856&sr=1-122

 

Memória DDR4 Corsair Vengeance RGB Pro 16GB (2x8GB) 2666MHz; R$ 1.219,00

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10004/memoria-ddr4-corsair-vengeance-rgb-pro-cmw16gx4m2a2666c16-16gb-2x8gb-2666mhz?p=139255&utm_source=craftmybox&utm_medium=afiliados&utm_campaign=craftmybox

 

Pesquisei em parte com o Craftmybox.com e em parte pelo Google mesmo. Cheguei a usar a QVL da placa-mãe como referência de números de série (https://www.google.com/search?client=firefox-b-ab&q=qvl+GA-A320M-S2H ; Primeiro Link na pesquisa), mas parece que tá desatualizada, já que tem bastante modelo de RAM no site da Corsair que aparentemente também funciona com a placa que não tá listado, conferindo pelo Memory Finder deles (https://www.corsair.com/br/pt/memoryfinder).

 

Achei interessante a proposta da Corsair de Garantia Vitalícia das RAM, por isso fiquei atraído pela marca e ficado longe do Mercado Livre, que manda na maioria sem NF ou com NF inválida pra garantia, mas acham que vale a pena ir pra lá?

 

Enfim... tô aqui com essas 5 peças na mão, faltando uma RAM pra completar e sem saber o que fazer :help:. Como não é absolutamente urgente comprar agora (apenas bastante frustrante :unsure:), acham que é melhor esperar e ver o que acontece com os preços? Será que eu arrisco e compro essas da Amazon BR? Têm alguma dica?

 

Valeu, desculpem desde já se quebrei alguma regra do fórum ou protocolo. Dei uma lida no "Leia antes de Postar", espero que tenha sido suficiente :looka:.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi bem a tara pra usar o gráfico integrado, seria bem melhor comprar 8gb de frequência mais baixa que sai menos de 400 reais e uma RX 570, teria um desempenho muito superior pelo mesmo preço ou pagando pouca coisa a mais. 


Alias, essa fonte ai é bem desnecessária, uma CX450 te atenderia perfeitamente bem e custa menos da metade. Fora que invés de pagar isso tudo em RAM seria mais proveitoso ter pego uma B350 com 8gb de RAM 2400mhz em dualchannel e overclockado o processador e as RAM's. 


Enfim, eu não vejo como proveitoso pagar mais nas memorias RAM's que no seu conjunto de MOBO + CPU, eu veria mais sentido até em vender essa A320, pegar uma B350/B450 + 8gb 2400mhz em dualchannel e overclockar o Ryzen 3 2200g e botar as memorias em 2800mhz, teria mais desempenho e você gastaria menos (considerando que iria vender a A320)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juniorzzonda Putz, jurava que tava fazendo certo comprando a MOBO naquela promoção da Kabum... decepção.

 

@Gustavinhu, infelizmente já passou do período de devolução do processador e da Mobo, porque comprei lá em Novembro. Talvez seja possível retornar a fonte, teria que ver como funciona o sistema de devolução da Terabyte (só abri a caixa de entrega, mas a fonte ainda tá selada). Acham que seria difícil conseguir vender a placa-mãe?

 

Então, nessas circunstâncias e vendo pelo que vocês comentaram, acham que seria uma boa investir numa RX 580/570 8Gb e em um 2x4Gb de RAM? Mesmo que eu não consiga trocar a MOBO?

 

Na época nem tinha considerado a placa de vídeo porque ela tava em torno de 1.400, até 1.500 em algumas lojas... mas agora, vi os preços da 580, tá em R$ 1.100 em média a prazo.

 

https://craftmybox.com/peca/fXT74u/placa-video-powercolor-radeon-rx-580-radeonrx5808gb

 

Acham que, se eu tivesse conseguido comprar a Corsair LPX 16Gb por 990 em dual-channel era mal negócio? Tava realmente achando que ia me sair bem se tivesse conseguido. 

 

E sobre as memórias RAM 2x4GB, pesquisei aqui e vi que a maioria tá esgotada em lojas grandes. HyperX sem estoque na Kabum, Cissa Magazine, até na Pichau e Terabyte... o preço ficaria em uns 600 reais mais ou menos pra esse par?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny656 complicado, mas ainda dá jeito de melhorar teu pc.

 

A quanto tempo comprou a Fonte? Poderia tentar retornar sim.

 

Você tem disponível R$ +- 1.200,00?

Minha sugestão para manter o kit seria comprar memória RAM + placa de vídeo. Teria performance gerada pela placa de vídeo e não dependeria da memória ram.

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon RX 580 Gaming 8G GV-RX580 GAMING-8GD 8GB GDDR5 - R$ 1.089,01

Memória RAM 8gb 2400mhz ou maior R$ +- 350,00.

Total: R$ 1.450,00.

 

Futuramente poderia trocar placa-mãe e processador.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu Entendi! Então, a fonte comprei no dia 11/01, talvez seja possível sim. Assim que sair do trabalho, vou dar uma lida na política de devolução deles.

 

Parece que essa ideia vai ser o caminho certo mesmo, juntando a 580 e a memória! Mas, essa memória 8Gb no caso seria em single channel? Perguntando porque foi só nesse caso que encontrei memórias nessa faixa de preço, tipo essas na Kabum, em ~450 a prazo:

 

https://m.kabum.com.br/busca?string=HyperX+FURY+8GB&btnG=&gclid=Cj0KCQiAvqDiBRDAARIsADWh5TcYhKc4OXfGHQlZ3l_TpWrk7cxQoxQ8ONLuDkmZzIUw-RQ8Fn3MX3kaApYJEALw_wcB

 

Com os preços em alta, vale mais a pena esperar a reposição no estoque das lojas ou ir pro Mercado Livre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny656  beleza verifica. A Fonte é muito boa, mas poderia economizar nela para aliviar seu orçamento. Opções de fonte: CX450, CX550, PC Yes Electro V2 450W ou 550 Bronze. R$ 300,00.

Fonte PCYes 550W 80 Plus Bronze - Electro V2 - R$ 269,90 ou R$ 317,53 a prazo.

Fonte PCYes 450W 80 Plus Bronze - Electro V2 - R$ 227,90 ou R$ 268,12 a prazo.

Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 - CP-9020120 - R$ 254,90 ou R$ 299,88 a prazo

 

 

Como você vai usar placa de vídeo dedicada, não tem problema usar em single channel. O dual channel vai dar grande diferença em caso usar a placa de vídeo integrada ao processador.

 

Dá uma olhada nestes links de pesquisa:

link 1

link 2

 

Sugestões:

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 2666Mhz DDR4 CL16 Black - CMK8GX4M1A2666C16 - R$ 349,90 ou R$ 411,65 a prazo - iria nela.

Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT White BLS8G4D26BFSCK 8GB 2666MHz - R$ 369,00 ou R$ 424,00 a prazo.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, como esse Ryzen 3 2200g vai ficar perto do gargalo com essa RX 580, ele se beneficiaria bastante do dualchannel mesmo não usando APU. A única desvantagem seria botar mais memoria RAM no futuro. 


https://youtu.be/gz9hxy5axqo

Só seria bom trocar a MOBO se você quisesse usar o gráfico integrado, que ai daria pra overclockar ele, mas indo com a RX 580 não tem porque. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu Então, conferi com a Terabyte e realmente não dá pra retornar a fonte... Bom, pelo menos é uma boa PSU, não vai ser um grande fardo no Kit. Só vai pegar mesmo no bolso.

 

Agora, a ideia dessa Corsair de 2666 parece ótima, vou comprar ela agora mesmo. Acha que daria pra fazer um OC nela pra 2933 de boas? [Edit: Tem algumas 2400 mais baratas, mas por esse preço, essa de 2666 tá bem boa,né?]

 

Sobre a RX580, acho que consigo fazer um esquema aqui pra pegar ela no boleto... Fazendo isso, ficaria com um preço de 1.110,00 +/-, com o frete, enquanto a Corsair ficaria na casa dos 430,00 com frete. Total: 1.530. Somando com o que já comprei, daria uns R$ 3.356,64.

 

É, acho que paguei caro indo com 2TB e também com a fonte de 550... No fim, acho que foi só um pouco mais barato do que um PC pronto, se pago a prazo, talvez só com mais qualidade. Problema é que tem ainda os adicionais, que seriam 2 fans de 120mm e uma Placa de Rede com Wi-fi, PCI-E (acho que daria uns 150 conto). Sobre essas coisas, eu tava pensando em ir na Santa Ifigênia aqui em SP, já que são peças mais simples, mais pra dispensar o frete mesmo. Têm alguma sugestão quanto a isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny656 a fonte é muito boa, vai ficar despreocupado para futuros upgrades.

 

Com sua placa-mãe, acho que não vai ser possível fazer overclock das memórias, teria que verificar no manual. Acredito que não vai precisar fazer overclock, pois terá desempenho do conjunto e não dependerá exclusivamente da frequência da RAM.

Dependendo do preço que encontrou a 2400mhz vale a pena sim. Este preço da 2666mhz é muito bom.

 

1 hora atrás, Johnny656 disse:

É, acho que paguei caro indo com 2TB e também com a fonte de 550

Hehehehe pagou um pouco caro sim, mas são produtos bons!

Pode ir olhar na Santa Efigênia sim, sobre placa de rede Wifi tem aqui no fórum uma discussão sobre isso. Teria que procurar.

 

Sobre os fans, primeiro utiliza o PC sem... se precisar adiciona elas.

Sugestões que dou (estive olhando estes dias):

- PC Yes Calafrio Rings - Fcal120ancl;

- PC Yes Fury F5;
- Cooler Gabinete SICKLEFLOW-X 120mm Cooler Master Led Verde - R4-SXDP-20FG-R1 (tem outras cores)
- Cooler Gabinete SICKLEFLOW-X 120mm Cooler Master Non LED R4-SXNP-20FK-R1(Sem led)
- Cooler Gabinete Cooler Master 120mm Master Pro Air Pressure - MFY-P2NN-15NMK-R1
- Cooler Fan Cougar 12cm Dual X LED CF-D12HB (ou outro modelo da Cougar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...