Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar 6 fans, com 2 entradas na placa-mãe


Posts recomendados

Boa noite galera, estou esperando algumas peças chegarem para montar um pc pela primeira vez, segue a configuração:

 

Processador AMD Ryzen 7 1800X, Octa Core, Cache 20MB, 3.6Ghz (4.0GHz Max Turbo) AM4 YD180XBCAEWOF
Placa de Vídeo VGA Zotac NVIDIA GeForce GTX 1070 Ti Mini 8GB GDDR5 8000Mhz - ZT-P10710G-10P
placa-mãe Biostar Racing B350GT3 DDR4 AMD AM4
x2 MEMÓRIA ADATA XPG SPECTRIX D80 8GB DDR4 3000MHZ OCEANIC RGB, AX4U300038G16-SR80
SSD Kingston 2.5´ 240GB A400 SATA III Leituras: 500MBs / Gravações: 350MBs - SA400S37/240G
HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 2TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST2000DM006
Fonte Gigabyte 650W 80 Plus Bronze - GP-P650B/BR
Gabinete Sharkoon TG5 RGB ATX
Cooler DeepCool GAMMAXX GT RGB, DP-MCH4-GMX-RGB-GT
6x FAN DEEPCOOL CF120 120MM LED RGB DP-FA-RGB-CF120

 

Esse gabinete vem com um hub para até 6 rgbs que podem ser controlados pela placa-mãe, já a parte de fans é que estou em dúvida, como ligar 6 fans se na placa-mãe só tem duas entradas, dei uma pesquisada e achei um produto da Sharkoon que me atenderia, mas o valor é muito alto pelo fato de vir com duas fans e 2 fitas led: https://pt.sharkoon.com/Download/Cases_and_Power/Case_Z/Pacelight_P1/ds_PaceLight_pt_01.pdf
https://www.kabum.com.br/produto/98037/sharkoon-kit-rgb-illumination-pacelight-p1?gclid=Cj0KCQiAm5viBRD4ARIsADGUT26aBWnPg8TI4yyxRExGu5MUB9NE3QLUC_1zFZG38NK732YyvuKuJuwaArtfEALw_wcB

Jogando no google achei também no AliExpress: https://pt.aliexpress.com/item/Mais-novo-1-para-10-pc-Ventilador-de-Refrigera-o-Hub-Splitter-LED-Cabo-Adaptador-SATA/32877163248.html?spm=a2g03.search0604.3.73.3db352c8MHxous&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_3_10065_10068_10890_10547_319_10546_317_10548_10696_453_10084_454_10083_433_10618_431_10307_537_536_10059_10884_10887_100031_321_322_10103%2Csearchweb201603_51%2CppcSwitch_0&algo_pvid=d6c87c66-f3de-4c1f-a9ed-536e4ea4add4&algo_expid=d6c87c66-f3de-4c1f-a9ed-536e4ea4add4-9

O que vocês fariam, o que recomendam ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Interlude , pois é eu to com um caso parecido e estudando o que farei.

 

Estive olhando os hub/sliptter (igual do seu link) para importar e fazer um teste, porém li alguns comentários que não é possível controlar via PWM. To pensando em comprar e fazer o teste.

Outro que olhei foi este modelo aqui:

Cabo Akasa Flexa FP5 para 5 FANs 4 Pinos (AK-CBFA03-45) - R$ 32,00

 

Como seus Fans são da DeepCool, chegou a olhar este aqui:

HUB Deepcool para Cooler FAN FH-10 - R$ 69,90

 

Pode fazer como o colega falou acima, ligar elas direto na fonte que vão operar 100% da velocidade. Se quiser controlar via PWM ai tem que usar um hub/splitter.

Agora uma dúvida, o gabinete já vem com 4 cooler RGB, você comprou + 6 da DeepCool?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Angern disse:

a questão é que ele quer que tenha possibilidade de controle dos rgb

Na verdade não, o gabinete vem com um hub rgb, a dúvida é como energizar as fans.

 

2138333271_HUBRGB.PNG.87e6bd48ae81ea5a3e1cea5efadfa489.PNG

adicionado 7 minutos depois
4 horas atrás, Gustavinhu disse:

@Interlude , pois é eu to com um caso parecido e estudando o que farei.

 

Estive olhando os hub/sliptter (igual do seu link) para importar e fazer um teste, porém li alguns comentários que não é possível controlar via PWM. To pensando em comprar e fazer o teste.

Outro que olhei foi este modelo aqui:

Cabo Akasa Flexa FP5 para 5 FANs 4 Pinos (AK-CBFA03-45) - R$ 32,00

 

Como seus Fans são da DeepCool, chegou a olhar este aqui:

HUB Deepcool para Cooler FAN FH-10 - R$ 69,90

 

Pode fazer como o colega falou acima, ligar elas direto na fonte que vão operar 100% da velocidade. Se quiser controlar via PWM ai tem que usar um hub/splitter.

Agora uma dúvida, o gabinete já vem com 4 cooler RGB, você comprou + 6 da DeepCool?

 

Interessante esse da Deepcool, passei por ele várias vezes mas esqueci de olhar, peguei as fans Deepcool por estética mesmo, acho mais bonito e pra combinar com o cooler, depois tento vender as que vem no gabinete. Este kit com 3, só que estavam 109 na Terabyte o.Õ : https://www.pichau.com.br/catalog/product/view/id/13993/s/kit-ventoinha-deepcool-cf120-120mm-rgb-3-unidades-dp-fa-rgb-cf120-3/?gclid=EAIaIQobChMIoP6w1JOE4AIVl4SRCh3uXAu6EAQYASABEgLM3vD_BwE

adicionado 8 minutos depois
7 horas atrás, juniorzzonda disse:

Liga na fonte, mas vão ficar a 100% o tempo todo e não dá pra controlar. 

Como exatamente faz isso, sou leigo, precisa de um adaptador ? Recomenda algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Interlude  seu "problema" é bem parecido com o meu.

Meu gabinete possui também um controlador RGB, mas não consigo controlar a velocidade das fans.

Vou tentar um novo ajuste direto na placa-mãe e ver como funciona no meu caso.

 

Qual conexão das fans? 4pin?

Se for pode usar o conector Akasa que sugeri, ele vai ligar PWM na placa-mãe e também vai ser alimentado pela fonte (não vai sobrecarregar a placa-mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gustavinhu disse:

@Interlude  seu "problema" é bem parecido com o meu.

Meu gabinete possui também um controlador RGB, mas não consigo controlar a velocidade das fans.

Vou tentar um novo ajuste direto na placa-mãe e ver como funciona no meu caso.

 

No seu daria para ver o que falei no post acima.

 

Agora se puder me esclareça a dúvida porque comprou + fans?

Respondi alí em cima

adicionado 1 minuto depois

Provavelmente vou optar por este da Deepcool que o colega sugeriu, só pra esclarecer, ligo o sata nele pra energizar, as fans nele, e um cabo liga ele em uma entrada de fan da placa-mãe, que será responsável pelo controle PWM, correto ?
http://www.deepcool.com/product/dcoolingaccessory/2017-11/12_7223.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Interlude pois é, eu vi e depois arrumei meu post.

 

Eu gostei bastante deste DeepCool, talvez pegue um também para ver se vai funcionar no meu caso.

6 minutos atrás, Interlude disse:

só pra esclarecer, ligo o sata nele pra energizar, as fans nele, e um cabo liga ele em uma entrada de fan da placa-mãe, que será responsável pelo controle PWM, correto ?

Pelas imagens e descrição é isto mesmo. Vou pesquisar mais sobre este para ver se todas as Fans vão girar na mesma velocidade recebendo a informação do PWM da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gustavinhu disse:

@Interlude acredito que você pode ligar ele em qualquer conector de FAN da placa-mãe, ele recomenda o CPU_FAN porque todas as placas possuem pelo menos este conector.

 

Dê uma olhada neste vídeo

 

Acabei comprando este modelo, obrigado pela recomendação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Interlude beleza amigo, depois poste como ficou por favor.

Que também estou pensando em pegar, mas antes preciso testar outras configurações na minha placa-mãe. (Verba tá curta este mês hehehehehehe)

 

Meu pc possui o controlador da Corsair, mas pelo que vi ele só controla o RGB e não controla a velocidade das fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Não utilizei o de 10 fans, liguei o cpu cooler, e 2 fans do topo neste hub (caberia mais um), esse hub de 4 não precisa de energia extra.

 

Me pergunto se é seguro ligar 4 fans em 1 porta, mas sendo este produto da Deepcool, acredito que sim.

 

O único "problema" que tive foi que, o conector rgb das fans são 3 pinos (VDG) e tanto o do hub rgb, quanto o da placa-mãe são 4 pinos (12V GRB (JRGB)) então não consigo controlar pela placa-mãe, somente o cooler, e as memórias. 

Não sei se existe adaptador para isso.

adicionado 9 minutos depois

WhatsApp Image 2019-02-23 at 11.47.08.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-23 at 11.47.09.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-23 at 11.47.09 (2).jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 anos depois...
Em 23/03/2019 às 13:23, rogeriocs disse:

ola boa tarde, estou mesmo problema que você sobre conector rgb da placa-mãe  RGB são 4 pinos e  conector rgb das fans são 3 pinos será existi algum adaptador ou algo aparecido que nos ajude?

Existe um controlador da própria deepcool que converte de 5v para 12v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...