Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como soldo a bateria 1865?


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá, gostaria de saber como soldar essa bateria a algum fio pois já tentei diretamente nela e não pega o estanho, gostaria de saber como soldar pois comprei um controlador de carga e não consigo implementar a bateria nele graças a esse detalhe, desde já aguardo alguma resposta.

IMG_20190123_124258.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Solda rápido que o calor não entra muito. Eu (eu hein) já soldei com ferro bem quente e com pasta de solda. e rápido!

O + seguro: adapte duas molas - pode ser de suporte de pilha comum - nas extremidades e fixe-as com fita isolante dando volta longitudinalmente (1ª vez que uso esta palavra)

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ja tentei porém não grudou kk@Isadora Ferraz não tô conseguindo colocar estanho nela, fixar molas daria um problema pois o local onde ficará é muito espaçoso e ocorre movimento (no caso um massageador)

Vou ver se consigo pasta de solda.

O ferro de solda foi aquecido só até o ponto de derreter a parte do estanho (funcionou no cabo porém não na bateria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem as molas fixadas da maneira que orientei (orientação longitudinal, lembra?) meio que seriam algo como os terminais da bateria mesmo. Sob pressão e travadas pela fita, teriam dificuldade em soltar mesmo no vibrad... massageador!

Enfim...

 

A solda só se funde quando encontra o calor necessário. No caso a bateria rouba o calor dela entende? Outra explicação é que o metal dela não é muito soldável. A pasta -  ácida - meio que ajuda a fazer microdesgastes - microfuros - por onde penetra o estanho derretido.

No entanto perceba a experiência do amigo @Mestre88 ..., há importância em se fazer rapidamente pro calor não penetrar muito na bateria e detoná-la.

 

Uma experiência pessoal: certa feita tentei abrir um desta com serra.. nem sei pra quê. acho que era f.n.r. (vulgo chama na cauda) mesmo.  Ela começou a esquentar e achei que era devido ao atrito da serra. Vá veno..."inteligentemente" coloquei na água pra esfriar e percebi que demorava muito pra esfriar e até mornava a água...'muita energia térmica do atrito... já já ela esfria'. Virei de costas e... to com zumbido no ouvido até hoje!!! Portanto.. jamais faça isso em casa!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O terminal positivo é de aço, horroroso para "pegar" solda.

 

Eu faria um "enroladinho"... (ou melhor, "enroladão" mesmo, para garantir contato) de fio e prenderia na bateria (aí vai do gosto de freguês, se é para ser mais duradouro ou se é para testar, apenas) com desde fita isolante até durepox, que é uma massa que não reage com nada e que é bem isolante.

 

Mas o melhor mesmo é, como disse a Isadora, umas molas. Tem vários porta-pilhas desses por algo como R$ 5,00 no ML. Nas lojas da Sta. Efigênia, em São Paulo, custam uns R$ 10,00...

 

412b85884c.jpg.6cc2007848cdd61e4e39de76747840cb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão é solda ponto (aliás é o que eles usam na montagem de packs de baterias), mas se não é todo dia que vai fazer soldas, nem recomendo montar, mas se você quiser, fica a dica. Eu fazia o seguinte, pegava uma lixa (100) e lixava, lixava bastante, ficava uns 2 minutos ali lixando, depois quando eu ia soldar ainda assim a solda não pegava, ai eu apelava por uma lixa mais grossa ainda (50), lixava, aí eu conseguia soldar. Se você tiver uma micro retífica pode dispensar o uso das lixas...

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de lixar, deve-se colocar um pouco de breu. Eu já soldei assim, mas foi com pilha mesmo, nunca com bateria 18650.

Tentei fazer uma solda de ponto com um trafo de autotransformador (500VA). O secundário deu 1,5V com 25 fios e 4 espiras, cada um aguentando uns 10A. Como não tinha a tal fita de aço própria (bem fina), usei uma tira de lata de óleo (bem mais grossa). Claro que não deu certo. A fita ficou em brasa, mas o aquecimento foi lento, uns 2 segundos. Essa solda tem que ser feita em fração de segundo, para não aquecer muito a bateria, pois ela explode. Para minorar o problema, deve-se fazer isso com a bateria descarregada, exatamente ao contrário da carga da bateria da Isadora. 😜

MOR_AL

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Mestre88 disse:

contato for de alumínio não vai dar certo mesmo

Dá sim. Com a gota mágica dá mesmo. Em trafos com fio de alumínio, ela o une com cobre.

 

59 minutos atrás, MOR disse:

Claro que não deu certo.

Moris qual sua idade na época? 😁. O lance da solda ponto é a corrente imediata. Ou seja, você deve ouvir um pipoco. Este pode ser provido por um capacitor bem grande - a sua fração de segundo.  No seu caso, que supus que aplicou ac, só há pico se coincidir com o pico da senoide. E 10A é uma corrente bem pequena pra fusão.

 

Bem .. a esta altura da sua vida, chovi no seu molhado... kk

 

Conectando as duas coisas...

Certa feita havia uma bat desta com zero V e zero R. Carreguei um cap com 30V e um fio dava pipoco nela. Eventualmente fundia e unia o fio no terminal. É +- este o princípio da solda ponto. Ah sim e deu certo. A bateria recuperou mais um pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez o garoto não sabia que a gota solda alumínio. Por isso me deu vontade conectar as coisas pra ele. De fato me lembro que a gota me impressionara mesmo à esta altura da carreira... mais um motivo (meu) pra mantê-a em foco.

Certa feita vi no ytb um cara soldando latinha de alumínio com parafina de vela e com solda convencional. Trilegal

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

de boa mor. Só pra concluir com o óbvio ululante...

No meu confortável ponto de vista, vislumbro que uma tensão dc maior acumulada num capacitor tende a liberar mais energia ou corrente momentânea, que é o que a solda ponto deseja.

De fato tem mais gente que compartilha isso conosco...

O legal da sua corrente alta é que carregaria o capacitor rapidão

abç

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish... tanta coisa kk tipo... Pensei seguir a ideia do suporte por que procurei pela cidade toda e não encontrei uma pasta de solda :'v, só que tô com uma dificuldade pois fiz com partes de clipe de papel, então colei com a cola quente só que ta dando vários falsos tendo que ficar apertando para continuar a carregar normalmente, também pelo visto se solta bem fácil com muita agitação.

 

Estaria a considerar as opções ditas porém também não encontraria na minha cidade o que leva mais problemas pois se comprar de fora teria que pagar frete que seria mais de R$38 ou por ai...

 

Alguém teria uma ideia para poder manter o "suporte" firme, literalmente segui a ideia de usar as molas só que em vez de molas usei clip, fico aguardando alguma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz não fiz uma mola, transformei em tipo um terminal, coisa simples. Vou ver se consigo uma câmara de ar para isso, se der certo nisso kk.

 

Obs: soldei nos "novos terminais" que literalmente simula a mola, creio que não está dando tanta aderência pelo tubo de cola não estar muito bom, porém, por agora parece servir.

Não sei se alguém tenha uma ideia melhor para ser feita de maneira caseira e que fique melhor o contato.

15484490566605587723017598317130.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo deste jeito vai dar maucontato mesmo. O lance da mola é manter pressionado. É o que a câmara de ar deve fazer.  Talvez não dê o diâmetro. Sem crise. Corte em forma de arruela +- larga. Faz o diâmetro que quiser.

 

Cuidado com o lado positivo. Pode dar curto entre o + e a carcaça que é o -.  Um fio decapado só na ponta encostado no + sob a pressão da borracha é uma opção.

 

Me fez lembrar... na infância coloquei uma pilha dentro de um frasco metálico de cebion. Encaixou direitinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

 Um fio decapado só na ponta encostado no + sob a pressão da borracha é uma opção.

@Isadora Ferraz Então seria melhor eu fazer uma bola de estanho em uma parte do fio e usar pressão para manter-lo no lugar? (Poderia ser uma bola de fio também...)

 

4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Corte em forma de arruela +- larga. Faz o diâmetro que quiser.

O clipe em forma de arruela ? Ou usar uma arruela kk?

 

Eu poderia usar arruela e colocar super cola apenas em 1 parte da arruela para manter firme ? (O fio seria soldado na arruela se der para soldar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 nossa kkk Dei bobeira agora, só agora que reli entendi que era a borracha

 

Porém a dúvida de usar uma arruela como o conector + super cola daria certo?

 

(Vou ver se consigo a borracha para fazer o detalhe da borracha em arruela, só que ainda dúvido encontrar alguém que venda borracha, cidade pequena, sem opções)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...