Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair CX450 com problema?


Posts recomendados

Olá, tudo bem? Inicialmente peço perdão se eu estiver postando no lugar errado, sou novo aqui no forum, mas gostaria de contar um pouco da epopeia desse computador e tirar algumas dúvidas já que sou um pouco leigo nesse segmento. Peço perdão também pelo longo texto, mas eu tenho que contar a história toda, pra poder tirar a minha dúvida lá no fim. Agradeço mesmo quem puder me ajudar nisso que pra mim é um mistério enorme.

 

Adquiri esse pc via a Terabyte, montei o combo e trouxeram já tudo ajeitado pra mim, em março de 2018. Funcionando tudo perfeitamente. A configuração é: Mobo: ASUS ROG STRIX B350-F, RYZEN 3 1200; 01 Memória Adata 2400Mhz 8gb; ASUS Geforce GTX1050Ti.

Até que em Dezembro do ano passado, eu viajei e cometi a besteira de deixar o cabo de força conectado no pc e na tomada só com a chave de On e Off da fonte no Off. O pc é conectado em um filtro de linha (duvido ainda da sua qualidade, apesar de ter fusível, o que acredito que não mede qualidade alguma) junto com o monitor. 

Voltei de viagem e o computador simplesmente não dava partida. Os leds da placa-mãe se acendem normalmente, mas o computador não dava partida, nem ligava fan, não dava beep nem nada. Como o pc tem garantia, eu queria saber só o que que tava dando pau, se tinha realmente queimado, daí levei numa assistência perto de casa e lá também não ligou de primeira. Deixei lá

Dois dias depois, o técnico de lá disse que "tirou o curto da placa e resetou a BIOS" e a máquina começou a dar partida normalmente lá. Peguei a máquina e trouxe pra cá pra casa. O computador ligou inicialmente aqui, e eu fiquei jogando nele o dia todo pra testar. Desliguei a noite, e tirei o cabo de força e desliguei a fonte na chave (aqui eu já tava ligando direto na tomada, achando que o filtro estaria com algum problema)

Não mexi nele por 02 dias, esperando que um eletricista viesse aqui, mas resolvi testar no anseio que tava de jogar. Liguei o pc novamente e conectando direto na tomada. NADA, o pc não deu partida. Daí, lá vai eu novamente no técnico, e chegando lá, o pc simplesmente ligou. Nesse momento, achava que era o cabo de força. Comprei um novo cabo de força e trouxe o pc novamente pra casa. Liguei na sala mesmo (o pc fica normalmente no meu quarto), testando uma nova tomada com um novo cabo de força. O pc ligou. Daí desliguei e deixei desse jeito. 

Testei novamente uns 2 a 3 dias depois e o pc novamente não deu partida. Já ficando chateado, eu falei pro tecnico que o pc não tava ligando e ia deixar uma semana lá pra ele testar outra fonte, ou qualquer coisa que desse pra ser testado, e acabei viajando novamente. Chegando aqui, o técnico me falou que testou com a minha fonte, com a fonte dele e a máquina tava rodando normalmente lá, desligando e ligando. 

Até então, beleza, o problema deve ser aqui. Então peguei o computador e testei aqui e não ligou. Levei o computador na área de lazer do meu condomínio e o pc não ligou. Daí fui na casa de um amigo meu, que é em outro bairro, e lá também não ligou, ai fiquei mas que diabo é isso.

Então, fui em outra assistência. Chegando lá, eu falei de toda essa história e pedi pra testar lá. COMPUTADOR LIGOU DE PRIMEIRA, na minha frente e do técnico de lá. E falei que deixaria lá pro cara ficar fazendo testes.

4 dias depois, o técnico de lá falou que testou a máquina sem problemas e falou que "ficou sem saber o que fazer porque a máquina tava ligando normalmente e aceitando bem os testes de stress etc".

Ai chegamos nestes últimos 3 dias. Com o computador já aqui, eu comprei outro filtro de linha, e liguei o pc nele. Não deu partida. Então eu fiquei matutando o que diabos tinha em comum nas duas lojas de assistência que levei o computador e cheguei a conclusão que era o ar condicionado e o ambiente frio. Pra mim, isso não tem nada a ver e ainda sou cético em relação a isso (mas também sou leigo demais em questão de eletricidade, me perdoem). Então fiz o seguinte teste: ele não tava ligando antes, então liguei o ar condicionado do quarto e deixei o ambiente bem frio, e deixei o pc desligado, sem o cabo de força ligado. Então para minha surpresa aconteceu: liguei o cabo de força e apertei no power e o pc deu partida. Ai eu fiquei pensando, será que foi isso mesmo? Desliguei o ar condicionado e abri a janela e esperei o ambiente esquentar. O pc ainda ligado no windows e funcionando normalmente. Então eu desliguei ele, desliguei pelo windows, ele só apagou a tela, e mas continuou ligado, não desligando automaticamente, fazendo que eu tivesse que tirar o cabo de força da tomada. E então tirei e coloquei novamente e apertei o power. NADA. O pc do mesmo jeito que tava antes. Então novamente, liguei o ar condicionado, deixei no frio, e fui fazer meu almoço. Quando voltei, conectei o cabo de força e apertei o power e o PC ligou normalmente.

Com isso em mente, eu deixei o pc ligado ontem a tarde e a noite inteira e depois que liguei o pc, também desliguei o ar condicionado, queria ver se o pc iria apresentar problemas ou algo parecido. E aconteceu nada. Joguei ontem o dia todo, fiquei no discord, joguei alguns shooters pesados, escrevi algumas coisas no word e o pc funcionando como uma uva. Então hoje, desliguei o pc na tomada e sai pela manha. Cheguei há 01 hora e liguei o pc na tomada e tentei liga-lo e não deu partida. Então fiz a mesma coisa que ontem, e liguei o ar condicionado, aguardei gelar um pouco e liguei o pc novamente e este ligou. Inclusive eu estou escrevendo este texto nele e com o ar condicionado desligado.

 

Depois desse textão, que novamente peço perdão e agradeço muito quem estiver lendo tudo isso, eu fiquei sem saber o que fazer, porque a garantia vence em Março, e não sei qual peça mandar, se for mandar o computador todo, o frente sai muito caro (o frete de ida é por conta do cliente), ou qual o próximo passo a fazer, testes etc. Até porque nem sei qual o problema real. É problema na fonte? É problema em alguma outra peça no computador? É a energia da minha casa? Novamente também, eu sou muito leigo nesse assunto por isso vim aqui compartilhar essa história pra ver se alguem possa me dar uma luz nesse pequeno conto que se tornou esse computador.

 

De novo, muito obrigado desde já por qualquer resposta, sugestão etc.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desliga tudo o que não for essencial (HDs, Drives), deixa somente CPU, cooler, memória, placa-mãe e fonte. De preferência faça isto fora do gabinete. Veja se liga. Teste a memória em outros slots.

 

Li lá em cima e acho muito estranho isso ae. onde você mora? Aqui em SP tá um inferno de calor e os micros trabalham sem ar condicionado... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...