Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Reguladores de tensão para alimentação


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Boa tarde, a alguns dias venho desenvolvendo um projeto, e os amigos aqui do fórum estão dando muito força e com conteúdos relevantes, agora para eu continuar prosseguindo neste projeto preciso imaginar a fonte de alimentação ideal, na minha imaginação eu pensei em utilizar duas bateria Turnigy que seguem as seguintes especificações 2200mAh, 3s, descarga de 20c e tensão de 11.1V, eu desenhei um esquemático baseado no datasheet de cada um dos CI's que pretendo usar, mas não sei se essa é a forma correta de fazer essa regulação de tensão, na imagem que coloquei aqui, o gerador esta mandando 24V (22.2 no caso das baterias) para os reguladores, a primeira das minhas perguntas é, esses 24V serão divididos entre os três reguladores ou cada regulador vai receber uma carga de 24V (se sim, acredito que perderei muito com a dissipação do calor da tensão extra em cima de cada CI, correto?), segunda pergunta, no caso dos dois lm317t eu poderia deixar apenas um e com resistores fazer um divisor de carga até chegar nos 3.3V que eu quero?, terceira pergunta, como serão duas baterias será que não seria interessante deixar uma para os motores e servos e a outra para os sensores e microcontrolador, se sim é possivel fazer apenas os gnd's das baterias estar juntos pois preciso dos gnds em comum com o microcontrolador para controlar alguns sensores e outros cis que vão na placa...

 

Ps: É muita coisa para responder eu sei, peço desculpas 😁😁... 

IMG-20190123-WA0004.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Desculpe a demora em responder. Pra 24V de entrada e baixa v's na saída, sugiro veementemente que consideres o uso de regulador chaveado ou regulador step down. Penso que isso responde a boa parte de suas inquietações pois do jeito que você fez (linear) sim...

1 minuto atrás, Ezequiel Gnich disse:

perderei muito com a dissipação do calor da tensão extra em cima de cada CI, correto?

corretíssimo.

 

Não vejo problema em deixar as baterias em comum.

 

O terra pode ser o mesmo pra todos. O pulo do gato é a correta distribuição no layout...

 

E o moderador deve mover pro forum apropriado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Desculpe a demora em responder. Pra 24V de entrada e baixa v's na saída, sugiro veementemente que consideres o uso de regulador chaveado ou regulador step down. Penso que isso responde a boa parte de suas inquietações pois do jeito que você fez (linear) sim...

corretíssimo.

 

Não vejo problema em deixar as baterias em comum.

 

O terra pode ser o mesmo pra todos. O pulo do gato é a correta distribuição no layout...

 

E o moderador deve mover pro forum apropriado.

Obrigado @Isadora Ferraz, regulador chaveado ou regulador step down vou fazer a leitura sobre e alterar o layout.

 

Ps: Foi mal pelo erro no local correto de postagem do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ezequiel Gnich ,

 

Sim, normalmente se usa uma das baterias apenas para os motores e servos ..... ajuda muito a isolar os ruídos.

Ou pode alimentar tudo usando as duas em paralelo, claro que após a carga balanceada de ambas, assim terá mais durabilidade pois terá o dobro de potência em mAh.

Nesse caso de se usar as duas em paralelo, acredito que você vai usar algum ESC para controlar o motor ( ou motores ) , se for este o caso compre um Esc que tenha um BEC incluido, que irá te fornecer 5V para seu projeto. E nesse caso use um pequeno regulador linear para ter os seus 3,3V, pois será de baixa corrente.

 

E se decidir separar as duas baterias, pode obter os +5V e +3,3V a partir da segunda bateria, com o uso de reguladores chaveados de baixo custo.

 

Paulo

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, aphawk disse:

acredito que você vai usar algum ESC para controlar o motor ( ou motores ) , se for este o caso compre um Esc que tenha um BEC incluido, que irá te fornecer 5V para seu projeto

 

Preciso de ESC mesmo para aqueles motores de 6V dc pequenos? 

 

29 minutos atrás, aphawk disse:

normalmente se usa uma das baterias apenas para os motores e servos ..... ajuda muito a isolar os ruídos

 

Pensei nisso também, aquele esquemático do 7812 que tirei do datasheet se não me engano é para evitar ruidos ou ondas (ripple). Eu estava lendo e a sobre baterias lipo, e para ligar as duas juntas seja em paralelo ou em série requer uma certa destreza para que as duas estejam nos níveis certos para não haver sobrecarga em cima de uma ou outra. Complexo isso rsrs!  Acredito que adaptando isso que você mencionou mais o regulador chaveado ou step down que a @Isadora Ferraz mencionou acredito que vai funcionar de forma adequada... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ezequiel Gnich ,

 

Um Esc é uma maneira simples de controlar a potência do motor. 

 

Eu tenho um quadcóptero minusculo que fica na palma de minha mão, com 4 motores pequenos e 4 escs minusculos kkkkk  mas se você quiser você pode usar um Mosfet e fazer o controle usando PWM.

Escolha sábiamente o seu Mosfet ...

 

Agora, que  usa baterias desse tipo tem de ter um bom carregador, e qualquer bom carregador consegue igualar a tensão tanto individual das células como a total da bateria, assim pode usar em paralelo.

 

Esse é um hobby bem legal, mas quando se erra alguma coisa o custo costuma ser alto ok ?

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, seguindo a sugestão da @Isadora Ferraz pesquisei e encontrei este regulador de tensão, segundo o datasheet ele trabalha com regulação de tensão de 1.2 até 35v e eficiencia de até 90%(segundo o fabricante) se não me engano. Este esquemático eu fiz no Eagle por que não tem este ci no Proteus. Esta é uma boa opção?encontrei uns outros da mesma empresa Texas Instruments, eu gostaria de saber, a regulagem desse circuito fica a cargo dos dois resistores R1 e R2 como divisor de carga?

IMG-20190124-WA0002.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim é bom e sim R1 e R2 fazem o ajuste. Sua pedra no sapato vai ser o indutor. Por isso te recomendei os reguladores "pré-cozidos".

E de fato você pode reduzir pra 5 com o chaveado e de 5 pra 3 com o linear mesmo.

16 horas atrás, aphawk disse:

5V para seu projeto. E nesse caso use um pequeno regulador linear para ter os seus 3,3V, pois será de baixa corrente.

(um ctrl-c ctrl-v com justeza kk)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

O aspecto é: ruim de achar e se for fazer um 'na unha', ruim de calcular e ainda mais de medir (sem indutímetro). Mas não vá por mim não...

 

O último indutor não afeta o ripple. Tá mais pra um filtrinho meia boca.

 

A entendi, vou pesquisar sobre pré cozidos, tenho que mudar isso então. (Ta tenso o negócio). Esse ci é bom então, só a forma como esta o esquematico com os indutores não é excelente é isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem.. não é bem isso. Acho que não me expressei direito (pra variar kk). Tentemos de outra forma...

 

O esquemático recomendado pelo datasheet é o melhor possível. O indutor você não acha com facilidade extrema nas lojas como um capacitor p.ex. E sim você tem a opção de fabricar seu próprio indutor: só enrolar fio em volta de algo ou nada. O problema é acertar o valor dele. Por isso a alta recomendação dos "mastigados". Baratos e você tem pouca preocupação técnica. Melhorou agora?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

O indutor você não acha com facilidade extrema nas lojas como um capacitor

 

Pois é, eu fui procurar, e realmente não é fácil, o de 150uH até achei e num encapsulamento que acredito que irá ajudar na proteção da corrente eletromagnética em cima dos componentes sensiveis (Indutor 150uH). Ja o de 200 para o filtro(meia boca 😂), esta mais difícil de achar. Com relação ao regulador linear para a tensão de 3.3v, então eu posso logo na saida do regulador onde a tensão é 5v colocar o linear e abaixar para 3.3 é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz vou dar como resolvido esse tópico tendo em vista que satisfez minhas duvidas com relação a regulação da entrada do meu circuito. Mas acredito que vou ter que fazer outro esquemático da minha alimentação e acredito que postarei de novo aqui. Se puderes me ajudar mais adiante agradeceria muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok tmj.

Este forum é mais direcionado à programação dos mc. Se necessitares de ajuda adicional de pessoas de verdade com relação ao teu dilema atual, publique aqui...

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/30-eletrônica/

por algum motivo desconhecido, mesmo com a sugestão, o moderador preferiu não movê-lo pra lá

Enfim...

abç

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...