Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alterar tensão de Saída Transformador/Trafo


Posts recomendados

Então galera, tenho um Trafo aqui pra uma fonte, que deveria ter a saída de 15v (a fonte original oferecia 17v), mas ta saindo 19v (Medido com o Multímetro), como eu faço pra reduzir essa tensão de saída instalando algum componente, ou qualquer coisa, pode ser pra 17v que era o que a fonte original oferecia, ou pra 15v que é o pedido pela placa.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gabriel E Costa disse:

Então galera, tenho um Trafo aqui pra uma fonte, que deveria ter a saída de 15v (a fonte original oferecia 17v), mas ta saindo 19v (Medido com o Multímetro), como eu faço pra reduzir essa tensão de saída instalando algum componente, ou qualquer coisa, pode ser pra 17v que era o que a fonte original oferecia, ou pra 15v que é o pedido pela placa.

Obrigado

Você disse que a placa precisa de 15V mas ela precisa de quantos amperes ? um regulador como 7815 pode resolver dependendo da corrente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matthwus disse:

Você disse que a placa precisa de 15V mas ela precisa de quantos amperes ? um regulador como 7815 pode resolver dependendo da corrente...

Ela pede 15v 1.5A, a fonte original que veio é de 17v 1.5A, o trafo que eu tenho oferece 19v 2A, mas pelo que eu vi a corrente maior não oferece risco então nem me preocupei, mas se tiver algum jeito de abaixar também, a ajuda é bem vinda :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Mestre88 disse:

Com o LM350 ajustado para 15V não terá problema, como os valores são próximos o regulador linear vai bem. 

Entre o LM350 e o 7815, os dois eu consigo 15V de saída, mas e quanto à corrente? Ou nesse caso não importa? Porque o amparelho que estou usando pede 1.5A. Dei uma pesquisada e vi que o 7815 oferece 1A e o LM350 3A, mas não sei até que ponto isso influencia no bom funcionamento do aparelho.
Valeeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel E Costa disse:

Ou nesse caso não importa?

Não importa. 

1 hora atrás, Gabriel E Costa disse:

Dei uma pesquisada e vi que o 7815 oferece 1A e o LM350 3A,

Como você mesmo disse, seu aparelho consome 1,5 A e o transformador fornece 2A, então o 7815 não serve. 

O LM350 tem como 3A seu limite máximo, mas obviamente funciona com menos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não importa. 

Como você mesmo disse, seu aparelho consome 1,5 A e o transformador fornece 2A, então o 7815 não serve. 

O LM350 tem como 3A seu limite máximo, mas obviamente funciona com menos. 

Valeeu!!

 

Quanto a dissipação de calor da peça, ela é estritamente necessária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

 

Mas o meu aparelho recebe corrente AC, eu fazendo essa modificação na fonte não pode me dar problemas?

Se a entrada é AC, pode ter certeza que funciona com DC. 

Não existe nenhum aparelho eletrônico que seja alimentado por AC. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Mestre88 disse:

Se a entrada é AC, pode ter certeza que funciona com DC. 

Não existe nenhum aparelho eletrônico que seja alimentado por AC. 

Shoow de bola, vou tentar, estou indo agora comprar em uns 2 dias eu já tenho resultado e trago aqui.

 

Uma nova dúvida, acabei de fazer um teste nessa fonte e está saindo 30V no 110V e quando eu jogo pra 220V sai 18v,  porque isso acontece se não fiz nenhuma modificação no trafo, e ele era de 15v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

Uma nova dúvida, acabei de fazer um teste nessa fonte e está saindo 30V no 110V e quando eu jogo pra 220V sai 18v,  porque isso acontece se não fiz nenhuma modificação no trafo, e ele era de 15v?

Tem 3 fios né? 

Pelo que eu vi no seu aparelho lá a fonte é simétrica. A fonte é pra ele? 

Logo as ideias que a gente deu acima não são o bastante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Tem 3 fios né? 

Pelo que eu vi no seu aparelho lá a fonte é simétrica. A fonte é pra ele? 

Logo as ideias que a gente deu acima não são o bastante. 

Exatamente, a fonte é pra ele, e tenho medo de correr aquele mesmo risco de queimar algo mais escondido ainda.
O que me recomenda??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

Os TA7812S e TA79012S

Tá vendo, o que a gente tava dizendo pra você fazer, na realidade já tem. 

Sua placa trabalha com 12V simétricos, esses reguladores aceitam até 36V na entrada, assim como os 7815 e LM350 que a gente disse antes, são todos da mesma linha e fabricantes. 

Se seu trafo é de 17V pode ligar sem problemas. 

adicionado 0 minutos depois

Pera que eu já falo do transformador 

adicionado 15 minutos depois
18 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

Voltando sobre aquela questão da tensão, porque fiquei encafifado, no 110 fica 30v e no 220, fica 18v ~ 15v, porque isso acontece?

Quando muda a chave para 220V é pra ligar em 220V, se ligar em 110 fica muito claro que terá mais ou menos a metade da tensão. 

Ligando em 110V com a chave em 110 tens o valor correto, em 220 com a chave em 220V, também. 

Agora ligar em 220V com a chave em 110, aí podemos dar tchau ao transformador. 

 

Quanto a saída, para ligar no seu aparelho ele precisa de três fios. 

No caso é 15+15V, pegando os terminais extremos você encontra 30V. 

Agora, se esse trafo só tem 2 fios na saída ele não serve para alimentar seu aparelho. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Mestre88 disse:

Quanto a saída, para ligar no seu aparelho ele precisa de três fios. 

No caso é 15+15V, pegando os terminais extremos você encontra 30V. 

Agora, se esse trafo só tem 2 fios na saída ele não serve para alimentar seu aparelho. 

Mas a fonte original tem somente 2 fios e o resultante é 15v, porém a corrente é diferente (1.5A), não sei se influencia, mas é isso.

 

E o que eu faço com o 3º fio?? porque o conector só tem terminal dentro e fora, onde eu colocaria o 3º fio? (Que no caso é o do meio, usei os das extremidades)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

Mas a fonte original tem somente 2 fios e o resultante é 15v, porém a corrente é diferente (1.5A), não sei se influencia, mas é isso.

Achei um serviço muito mal feito da empresa que fez esse aparelho, ele usa uma fonte simétrica de meia onda, provável que fizeram isso para ficar mais barato. 

adicionado 4 minutos depois
14 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

E o que eu faço com o 3º fio?? porque o conector só tem terminal dentro e fora, onde eu colocaria o 3º fio? (Que no caso é o do meio, usei os das extremidades)

Se ligou usando as extremidades teve muita sorte de não ter queimado mais nada além do diodo, pois jogou 40V lá, tensão de limite para os reguladores de tensão. 

Tinha que usar o fio do meio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2019 às 15:58, Mestre88 disse:

Se ligou usando as extremidades teve muita sorte de não ter queimado mais nada além do diodo, pois jogou 40V lá, tensão de limite para os reguladores de tensão. 

Tinha que usar o fio do meio. 

 

Então eu pego qualquer extremidade e o do meio e tenho uma resultante de 15V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

Então eu pego qualquer extremidade e o do meio e tenho uma resultante de 15V?

Exato.

 

Mas aí tem outro problema:

Você disse que seu trafo tem 2 amperes, mas isso só é verdade se usar os três fios. Se usar dois terá somente 1 ampere.

 

Como você já disse, seu aparelho pode consumir até 1,5 ampéres, então pode ser que não funcione muito bem.

 

Faça o teste aí, veja se funciona legal.

 

Se não funcionar tem como fazer modificação para usar os três fios e desmanchar a gambiarra feita pelos fabricantes do aparelho.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Mestre88 disse:

Faça o teste aí, veja se funciona legal.

 

Funcionou 100%!! Muuito obrigadoo, isso vai me ajudar a não cometer o mesmo erro duas vezes!

Obrigado pela atenção e pela ajuda!!

 

17 horas atrás, Mestre88 disse:

Se não funcionar tem como fazer modificação para usar os três fios e desmanchar a gambiarra feita pelos fabricantes do aparelho.

 

Só por via de conhecimento, quais modificações poderiam ser feitas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gabriel E Costa disse:

 por via de conhecimento, quais modificações poderiam ser feitas?

Olha lá na placa, junto aos fios da fonte tem dois diodos (acho que você trocou um deles). 

Junto àqueles teria que colocar mais dois, aí teria lugar pra ligar o outro fio do trafo. 

Esse é exatamente o que está lá:

images?q=tbn:ANd9GcTTkCcR4JxO5wDNqkgbk3y

 

E aqui como deveria ser:

images?q=tbn:ANd9GcRr2i4y9NdW7LvUolKZxqK

Veja que no segundo esquema temos D3 e D4 para ter lugar o terceiro fio do transformador. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...