Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon RX 580 4gb - Travando


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Estou tendo alguns problemas com minha recém comprada Radeon RX 580 4gb Gigabyte (acho que o problema é com ela).

Desde quando comprei, quando vou jogar, no display do jogo aparece um tipo de "quebra de pixel" horizontais, isso quando eu movo a câmera dentro do jogo e também venho enfrentando travamentos/congelamentos enquanto jogo, após um curto período de tempo dependendo do jogo, por exemplo: Fortnite em 1920x1080 com tudo no Épico (somente sombras no Médio). Após um período de uns 30~40min jogando, o game trava e eu só ouço meus amigos falando, até que o PC trava por completo e só reiniciando para resolver.

Outro jogo foi o Shadow of the Tomb Raider, que eu jogo por volta de uns 15~20min e acontece a mesma coisa, o jogo congela e o pc trava logo em seguida (aumentei a rotação das fans ontem para 80% e consegui jogar por mais tempo, porém depois travou de novo).

Após eu reiniciar o PC, aparece uma mensagem rápida do Windows nas notificações laterais, sobre algum coisa relacionada à placa de vídeo, porém não consegui ler por completo (tentarei ler e passo aqui o quanto antes).

Receio que possa ser problema com falta de drivers. Quais o drivers atuais da AMD para a Radeon RX 580? E como posso proceder com esses problemas?

 

Configurações do meu computador:

placa-mãe: ASRock p/ AMD AM3+ mATX N68-GS4 FX R2.0 DDR3

Memória RAM: 2x4 DDR3 1866mhz HyperX

CPU: AMD FX-6300 Six-core (sem OC)

GPU: Gigabyte RX 580 4gb GDDR-5 4GB 256bits

Fonte: Atualmente uso uma EVGA 650w (emprestada), está para chegar a minha Corsair CX550W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeArj Monitorei ontem a temp. da VGA enquanto jogava.

Deixando as fans em rotação automática, chegou por volta de 75ºC.

Com 80% de rotação, chegou a 64ºC e consegui jogar por mais tempo antes de travar.

A CPU estava entre 30~50~60% de uso se não me engano, a VGA estava em 100% a maior parte do tempo.

 

Um FX-8300 da conta do recado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeArj Então mesmo trocando para um FX-8300 vai dar gargalo? Qual da família FX seria bom para um bom desempenho?

Irei desinstalar todos os drivers hoje por meio do DDU e instalar de novo.

Ontem após eu instalar um tal de Crimson e outros drivers através dele, quando coloquei o Tomb Raider em modo janela apertando Alt+Enter, apareceu vários artefatos brancos (somente na janela do jogo) e isso antes de instalar o driver não acontecia em modo janela.

 

Realmente pode ser problema com os drivers? Mesmo dando o gargalo com meu FX-6300, não era para estar travando o jogo e o PC.

Comprei outro Cooler para a CPU, um T4, talvez ajude a melhorar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@peedropaes A questão não é o processador e sim a placa-mãe. Ela foi projetada para os antigos processadores phenom porém passou a suportar a nova arquitetura FX com um update de bios, só que é normal essas placas-mãe não conseguirem atender a demanda de energia de um FX e acaba superaquecendo o VRM que depois de uma temperatura limite ele diminui o clock do processador para se preservar.

O uso prolongado pode causar danos à placa-mãe causando instabilidade no sistema como travamentos, desligamentos, reinicializações, telas azuis, etc.

 

No seu caso o correto seria pegar uma boa placa-mãe de chipset 970 porém elas são raras e caras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous O problema então seria a placa-mãe? Se eu trocasse a placa-mãe e processador para intel, qual você me recomendaria pegar? Um i3 8ª gen seria o suficiente?

adicionado 5 minutos depois

@grievous Estendendo o post anterior. Qual kit de placa-mãe e i3 8ª gen você me recomenda? Existe placa-mãe que aguente um i3 8ª gen com suporte para memória DDR3? Pois não queria trocar as memórias para DDR4.

 

Tem problema eu continuar usando o meu atual setup, mesmo travando? Não irá dar problema nos meus componentes, mesmo eu usando com moderação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@peedropaes Nesse caso eu não vejo custo beneficio em quase nenhum processador da Intel. Eu partiria para um Ryzen da AMD que entrega mais performance por um preço melhor.

 

Infelizmente todos os processadores atuais só trabalham com DDR4 e você teria que se desfazer do seu kit atual. Qual seu orçamento para placa-mãe+processador+memória?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Cara, atualmente eu to zerado, vou ficar meio livre a partir de Abril para Agosto, vi uns kits de placa-mãe+processador+memória, no caso um Ryzen 5 e 8gb, por 1.400,00, vale a pena? Ou você tem algum outro pra me oferecer? Estou disposto até uns 1.000 e pouco mais pra frente, dentro dos meses que te falei.

 

Só queria ter certeza se eu usando o kit atual, irá danificar minhas peças? Meu cooler acabou de chegar para o processador, vai ajudar bastante na dissipação de calor dele, da pra aguentar até os meses que eu informei?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@peedropaes O cooler que você comprou pode ser que nem faça diferença e talvez até agrave a situação. Quem está superaquecendo não é o processador e sim o circuito da placa-mãe que entrega energia para ele, o circuito regulador de tensão ou voltage regulator module (VRM) em inglês.

 

O VRM é composto por aqueles indutores, capacitores e mosfets que ficam ao redor do soquete do processador:

gigabyte-motherboard-vrm-diagram.jpg

 

Com o cooler stock que vem com o processador ele joga o ar para baixo e parte desse ar passa no VRM e ajuda a resfriá-lo, já com o cooler em torre (o T4) isso não acontece. Pode ser que não mude nada mas pode ser que piore, só testando para saber.

Um kit de bom custo benefício seria um Ryzen 1600, A320 e 8GB de RAM que deve sair por uns ~1300 e casa bem com sua GPU.

adicionado 3 minutos depois

@peedropaes Se conseguir comprar esse kit aqui da Terabyteshop já seria um bom começo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@peedropaes Eu não saberia dizer, costumo comprar as peças separadas e achei por um acaso o outro kit que eu enviei. Aquele lá é melhor já que o chipset B350 permite overclock e possui mais funções enquanto o chipset A320 é de entrada porém mais barato.

 

Sua BIOS da placa-mãe atual está atualizada? Se não sugiro que o faça que pode ser que contribua, você também pode desativar o Turbo Boost na BIOS que pode ajudar. Faça esses ajustes e veja se nota alguma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@peedropaes O Kit com a A320 está mais barato mas acredito que ainda vale mais a pena o KIT citado pelo amigo @grievous .

 

A promoção acaba muito em breve mas mesmo assim está ai.

 

KIT UPGRADE placa-mãe BIOSTAR A320MH DDR4 AMD AM4 + PROCESSADOR AMD RYZEN 5 1600 3.2GHZ + MEMÓRIA DDR4 CRUCIAL BALLISTIX SPORT LT RED 8GB 2400MHZ

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lnpott @grievous vou estar tentando adquirir esse kit com a b350 e Ryzen mais pra frente, assim que eu estiver mais aliviado de conta e conseguir vender meu kit atual.

 

Vou estar atualizando a BIOS e desativando o turbo boost (onde fica exatamente na BIOS?)

 

Desde já, agradeço pela ajuda! Espero não ter problemas usando meu kit atual no estado que se encontra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@peedropaes Cada BIOS de placa-mãe costuma ter um layout diferente então é complicado dizer exatamente onde fica. Imagino que deva ficar na aba de Overclock ou das opções do processador.


Nessa imagem tem lá uma opção, "AMD Turbo Core Technology : Disabled" é ali:

maxresdefault.jpg

 

Tem que deixar desativado mas não sei se na sua será igual, até o nome pode mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Vou estar realizando todos procedimentos que você me passou para tentar amenizar o problema.

 

Mais um última pergunta: A alimentação do meu processador na placa-mãe, tem 8 pinos, estou usando somente 4 dos 8, teria problema eu colocar os 8 pinos? Vai prejudicar meu processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@peedropaes Rapaz, estou tendo o mesmo problema com a minha placa, gostaria de saber se voce comprou o processador e o problema foi resolvido ou realmente era a placa de vídeo porque se for a placa de vídeo vou entra em contato com a garantia se eles n quiserem troca eu vou abri é um processo no PROCON.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...