Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas Eletrolux Mec41 aciona prato e ventilador quando fecha a porta.


Posts recomendados

Bom dia Amigos!

 

Tenho um microondas Eletrolux MEC 41 que inicialmente estava desarmando o disjuntor das tomadas da cozinha. Em verificação, percebi que um switch de dois estados que estava na porta estava quebrado e fiz o conserto. Agora quando ligo com a porta aberta funciona tudo normal, mas ao fechar a porta, o equipamento aciona o ventilador e o prato, porém não obedece aos comandos e o contador permanece zerado. Quando abro a porta ele para e recebe comandos normalmente. Já chequei o relé que aciona o ventilador/ prato e não está colado. Alguém já pegou esse defeito?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você deve ter feito alguma cagadin... ops...ligação errada. Algo como ligou algo invertido na chave. Publique esquema ou fotos. E não ligue mais com a porta aberta até resolver isso. E não consigo ver conexão entre o switch da porta e disjuntor desarmando. Troque o disjuntor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

E não consigo ver conexão entre o switch da porta e disjuntor desarmando. Troque o disjuntor.

Pois eu sim:

 

O esquema que eu fiz ainda pode ser útil para o amigo entender o que há de errado com o aparelho dele. O modelo é diferente, mas segue um padrão essas chaves da porta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/01/2019 às 10:13, Isadora Ferraz disse:

você deve ter feito alguma cagadin... ops...ligação errada. Algo como ligou algo invertido na chave. Publique esquema ou fotos. E não ligue mais com a porta aberta até resolver isso. E não consigo ver conexão entre o switch da porta e disjuntor desarmando. Troque o disjuntor.

Bom dia. Estive estudando e este Switch protege o sistema para não acionar o magnetron com a porta aberta, porém, por seletividade, deveria queimar o fusível e não abrir o DJ.

 

Tive o cuidado de fotografar os contatos da chave antes de retirar os conectores (Segue foto).

 

Obrigado pela ajuda!

 

Obs.: Ainda não resolvi. Como disse, não tem relés colados na placa.

 

WhatsApp Image 2019-01-31 at 08.29.34.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, Diego França de Lima disse:

este Switch protege o sistema para não acionar o magnetron com a porta aberta, porém, por seletividade, deveria queimar o fusível e não abrir o DJ.

Aí sim hein. Agora sim há conexão. tmj.

50 minutos atrás, Diego França de Lima disse:

os contatos da chave

confira se a posição dos NO(NA)  NC(NF)  e C estão coerentes com o da sua foto.

 

Ah e me fez lembrar.. certa feita havia uma história que uma garotinha sem noçãomente deu banho num gato e colocou no m.o. pra secar.

Outro fez uma graça, ligou direto e colocou o a mão no m.o.

E presenciei com estes lindos olhos que a terra vai comer num m.o. que foi pra concerto havia 3 pães de queijo embrulhados em papel alumínio. Sério!

 

Estorias do começo da história dos m.o.

 

o corretor do forum está sem noção corrigindo errado minha estoria... Me obriga a não colocar acento!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava ainda a pouco analisando o esquema que eu postei no outro tópico. 

Para o motor do prato acionar somente com a porta fechada, é preciso que o relé correspondente esteja acionado. 

Como você já disse que ele não está colado, quem está fechando o contato dele é a placa. 

Pode ser o transistor dele em curto ou talvez o micro. 

Verifique também como está o terceiro switch, ele serve pra acionar a lâmpada com a porta aberta e também dizer ao micro se está aberta ou fechada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Mestre88 disse:

Estava ainda a pouco analisando o esquema que eu postei no outro tópico. 

Para o motor do prato acionar somente com a porta fechada, é preciso que o relé correspondente esteja acionado. 

Como você já disse que ele não está colado, quem está fechando o contato dele é a placa. 

Pode ser o transistor dele em curto ou talvez o micro. 

Verifique também como está o terceiro switch, ele serve pra acionar a lâmpada com a porta aberta e também dizer ao micro se está aberta ou fechada. 

Vou testar amanhã e posto o resultado aqui.

 

A luz esta acendendo normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai Pessoal!!

 

Enfim, testei a placa e estava normal. O defeito estava no switch que eu tinha "consertado". Esse switch chaveava antes do outro que informa a main board que a porta estava fechada e isso causava pane. Troquei o switch e ficou tudo de boa!

 

Valeu pela ajuda!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...
Em 31/01/2019 às 08:30, Diego França de Lima disse:

Bom dia. Estive estudando e este Switch protege o sistema para não acionar o magnetron com a porta aberta, porém, por seletividade, deveria queimar o fusível e não abrir o DJ.

 

Tive o cuidado de fotografar os contatos da chave antes de retirar os conectores (Segue foto).

 

Obrigado pela ajuda!

 

Obs.: Ainda não resolvi. Como disse, não tem relés colados na placa.

 

WhatsApp Image 2019-01-31 at 08.29.34.jpeg

 

adicionado 1 minuto depois

veja se a chave original é normalmente aberta ou fechada, pois se a chave tiver invertida não vai funcionar ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...