Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

wifi tipo MESH vale a pena ?


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Minha casa tem 600m2, é antiga (ou seja, paredes grossas) com 3 pavimentos.

(pavimento superior = "escritório1"/quartos / intermediário = escritório2/sala/cozinha/ inferior = saleta de jogos/churrasqueira/garagem)

 

Na época do Speedy isso não fazia diferença - pois nem se imaginava WiFi pela casa ... A estrutura da internet foi montada num canto da casa.

Ou seja, os cabos da VIVO chegam no piso superior, no canto mais à esquerda da casa ("escritório1")

Mesmo quando troquei por fibra, a VIVO manteve no mesmo local.

 

Hoje tenho um EA4500 (que está com as portas 3 e 4 queimadas) e um repetidor RE1000.

O sinal chega em 2 quartos (sendo que 1 mais ou menos), mas não na suíte (pois tem um longo corredor separando esses 2 quartos da suíte).

No piso intermediário chega na cozinha e parte da sala (no canto mais diagonal do sinal, não chega)

No "escritório2", onde meu pai trabalha, ele resolveu passando um cabo direto do piso superior para lá, e transformamos o roteador da VIVO num AP,

assim ele tem sinal.

 

Depois de tentar muitas configurações e pedir emprestado roteadores de amigos para fazer testes,

pois os modelos se diziam melhores (#sqn), acabei me conformando como estava.

 

Estava esperando sairem roteadores com o WPA3 e trocar o modelo por velocidade/alcance,

mas parece que isso não vai acontecer tão cedo (Ou estou enganada?)

 

Estava na Kalunga e vi expostos o DECO M5, fiquei curiosa e fui ler sobre na internet.

 

Não é barato; e mesmo o D-LINK COVR que está para ser lançado deve ser na mesma faixa.

 

PERGUNTA : Vale a pena ? Ou será que vou gastar dinheiro à toa ?

Será que mesmo assim, vou precisar trocar o roteador da LinkSys por um da TP-LINK ou D-LINK (dependendo do MESH escolhido)?

 

Na internet tudo parece uma maravilha - o MESH parece ser a solução dos problemas... Mas quando chega em casa, nunca é tudo isso.

 

Obrigada,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Priscilla, você tem barreiras físicas na sua casa e as ondas de rádio de um roteador de $100 são as mesmas de um de  $1000.

A solução é distribuir mais access points em casa usando roteadores baratos, ligados por cabos,, distribuindo os canais manualmente e  com o mesmo ssid e senha.

Isso é uma rede mesh q você mesma pode fazer só que mais barato é melhor.

Usar repetidores para repetir um sinal ruim não fará com que o sinal deixe de ser ruim. Boa sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Sem ver a planta de sua casa... Muitas casas antigas tem um jardim interno ou uma piscina, ou quintal, com várias janelas em cada piso voltadas para essa área interna. Em muitos desses casos se consegue bom resultado colando pontos de acesso nessa parte central alinhados verticalmente com cada piso.

 

Muitas casas antigas tem uma uma ou várias antenas no teto para TV e se pode usar os dutos da antena para ir facilmente até vários cômodos da casa, e ligar o modem lá em cima.

 

Muitas vezes se pode usar os cabos de telefone para puxar os cabos de rede também,  trocando um pelo outro. Na minha cidade (São Paulo) por exemplo é comum, muitas vezes por pura preguiça dos instaladores de TV a cabo, deixar o cabeamento de telefone inativo na residência e instalar o telefone oferecido pelo provedor de acesso a internet onde é melhor para eles, os instaladores,  de modo que todos aqueles pontos de telefone na casa não servem pra nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o cabeamento do telefone é distinto da internet.

O telefone está ligado numa centralzinha de PABX, e de lá distribui para todos os cômodos - então, no meu caso, todos os pontos de telefone estão funcionando, com os cabos ligados.

A internet trouxeram a fibra ótica até o escritório1, junto com a caixinha que comuta de fibra para cabo de rede.

A casa tem janela/porta-balcão para "fora" - "dentro" mesmo, não. Não tem jardim ou piscina interna - É parede mesmo.

Obrigada.

-

Mas alguém sabe do WPA3 ?  Não vão sair aparelhos tão cedo mesmo ?

-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, priscillasm disse:

Aqui o cabeamento do telefone é distinto da internet.

O telefone está ligado numa centralzinha de PABX, e de lá distribui para todos os cômodos - então, no meu caso, todos os pontos de telefone estão funcionando, com os cabos ligados.

A internet trouxeram a fibra ótica até o escritório1, junto com a caixinha que comuta de fibra para cabo de rede.

A casa tem janela/porta-balcão para "fora" - "dentro" mesmo, não. Não tem jardim ou piscina interna - É parede mesmo.

Obrigada.

-

Mas alguém sabe do WPA3 ?  Não vão sair aparelhos tão cedo mesmo ?

-

 

Pois é. Como eu disse, em geral instalam na conveniência do provedor mesmo. Para a SUA conveniência a entrada do sinal, via fibra ótica ou qualquer coisa, deveria estar junto ao pabx mesmo. E a paritr de lá usar os cabos e atingir pontos adequados para instalação de antenas WiFi, usando os mesmos dutos do PABX. Assim poderia usar caixinhas com soquetes de telefone e rede na parede usando os mesmos dutos e usar como te fosse mais conveniente.

 

Note que a maioria dos PABX usa conexão com dois fios apenas. Poucos usam 4. O cabo comum de rede tem oito fios e as conexões até 100 mBits usam só 4 dos 8 e então em certos casos se pode passar dois ramais e uma conexão de rede por um único cabo. Tem casos em que se usa um cabo de rede desses azuis, para passar uma conexão de rede com 4 fios, um ramal com dois fios e 2 fios restantes para passar energia para alimentar o roteador do outro lado

 

WiFi com paredes grossas em imóveis antigos é uma coisa problemática. Às vezes até com canos de ferro, e as paredes por si só já amortecem muito o sinal. A melhor chance estaria com redes Mesh, mas mesmo assim vai ser difícil e muito caro. Em casos assim já tive sucesso usando uma tecnologia de dutos encaixáveis que servem pra uso externo ou interno, e passando cabos por fora do imóvel para pontos adequados da casa, usando um corredor interno, quintal ou telhado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...