Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolvendo erro de boot tablet CCE TF74W


Posts recomendados

Boa tarde a todos!

 

Vi que tem muita gente se batendo com o boot nesse tablet e resolvi me aprofundar nisso.

 

Tenho um tablet CCE TF74W a algum tempo e a alguns meses atrás fui formatar ele e após a instalação do windows 8.1 via pendrive o tablet não dá boot no SSD interno, ele apenas entra na bios ou da boot pelo pendrive novamente.

 

Engraçado é que ele só dá boot no windows 8, o 10 não, tanto por pendrive como no DVD, nesse caso, com um drive externo.

 

Bom, quero compartilhar que há uma solução que dê boot nele, que para mim foi instalar um Linux Mint.

 

Precisei das seguintes coisas:

1 Cabo USB OTG

1 HUB usb 4 ou mais portas

1 Pendrive 8G

1 Teclado USB

1 Mouse USB

1 Fonte externa de 4.2V 1A pelo menos, mas tem que ser 4.2V, não mais que isso.

 

programas utilizados:

Rufus para criar o pendrive bootável

ISO do Linux

Arquivo bootia32.efi [anexo em ZIP, voce deve extrair o arquivo na pasta informada]

 

Primeiro precisamos criar o pendrive com o Rufus, é um processo simples, basta informar que é boot por EFI e informar a ISO.

Após a criação do pendrive, o mesmo não dará boot pelo tablet., até aparece o pendrive como opção de boot, mas não dá boot.

Alias, para entrar na bios basta apertar F2 ou Del com o teclado conectado no tablet.

Para que o pendrive de boot no tablet corretamente, basta colocar o arquivo bootia32.efi na pasta:

[unidade do pendrive]:\EFI\BOOT\

Após incluir esse arquivo no pendrive ele dará boot no tablet.

Porém, temos um problema com a duração da bateria desse tablet, que é muito pequena, por isso precisei ligar a fonte externa de 4.2V/1A diretamente na bateria interna do tablet, atenção, isso requer mais experiência, pois ligar uma fonte errada no tablet pode danificar o tablet, e eu não me responsabilizo por nada que voce fizer no seu tablet.

 

Com a fonte servindo de bateria reserva, pude deixar o Linux instalando, e isso demorou bastante, até mesmo o boot levou vários minutos, pois o pendrive ligado no hub usb, fica lerdo....

Deixei a noite instalando e hoje cedo vi que finalizou a instalação e com o linux instalado no ssd interno de16G, o tablet deu boot corretamente e até que inicia rápido.

 

Uma coisa, o touch não funciona ainda, se eu achar um driver eu posto aqui.

 

As próximas coisas a fazer é ver se consigo instalar um windows nele, de volta...

 

 

Informações sobre boot EFI nesse site.

 

bootia32.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a instalação do Windows 10 nesse Tablet, basta criar o pendrive com o Rufus e ele dá o boot corretamente no tablet.

O meu eu desabilitei o Secure boot.

 

E na instalação da versão 64 bits deu erro após reiniciar, tive que colocar a versão 32bits., mas o processador é 64 bits...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Rodrigo J Polette Olá não consigo atualizar meu tablet CCE TF4W, sempre diz que não há memória interna suficiente, nem mesmo usando um SD card de 16 gigas. Existe um jeito de atualizar?

adicionado 1 minuto depois
Em 29/01/2019 às 14:30, Rodrigo J Polette disse:

Para a instalação do Windows 10 nesse Tablet, basta criar o pendrive com o Rufus e ele dá o boot corretamente no tablet.

O meu eu desabilitei o Secure boot.

 

E na instalação da versão 64 bits deu erro após reiniciar, tive que colocar a versão 32bits., mas o processador é 64 bits...

Como instalar a versão recente do Windows 10 se sempre diz que não há memória suficiente? Help me Leon!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Danilson Lee disse:

@Rodrigo J Polette Olá não consigo atualizar meu tablet CCE TF4W, sempre diz que não há memória interna suficiente, nem mesmo usando um SD card de 16 gigas. Existe um jeito de atualizar?

adicionado 1 minuto depois

Como instalar a versão recente do Windows 10 se sempre diz que não há memória suficiente? Help me Leon!

 

Oi @Danilson Lee, acho que li algo sobre a Microsoft requerer 32G para atualizar essa versão do windows. Acho que o jeito vai ser fazer uma instalação limpa do windows.

 

Dá uma olhada nesse link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Tentei replicar parte desse procedimento em um HP Stream 7 que possui hardware muito parecido, com o Mint XFCE, visando um menor consumo de RAM se comparado ao Windows 8.1 nativo. Infelizmente o funcionamento foi muito ruim. A instalação ocorre sem problemas, os problemas se resumem aos drivers em que não consegui localizar até o momento. Apenas o Bluetooth funciona normalmente com a instalação do kernel 5.0.x.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2019 às 15:06, ciro-mota disse:

Tentei replicar parte desse procedimento em um HP Stream 7 que possui hardware muito parecido, com o Mint XFCE, visando um menor consumo de RAM se comparado ao Windows 8.1 nativo. Infelizmente o funcionamento foi muito ruim. A instalação ocorre sem problemas, os problemas se resumem aos drivers em que não consegui localizar até o momento. Apenas o Bluetooth funciona normalmente com a instalação do kernel 5.0.x.

Opa ou tentar novamente com um Linux com XFCE também no meu.

Talvez esse kernel novo de jeito em algumas coisas.

Depois coloco os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Instalei o Linus Mint 19.2 com XFCE e só funcionou o wifi...

Depois de instalar o Kernel 5, funcionou o bluetooth, aqui.

Estou usando um mouse e teclado usb conectado com um hub usb, até que funcione o touchscreen.

 

Usando o script dessa página, o som funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Estou tentando realizar esse procedimento no TF74W porém tenho um problema. O windows 10 já foi instalado nele, mas depois de um tempo ele parou de funcionar. Ou seja, eu não consigo iniciar o windows. O grande problema é que quando eu tento acessar a BIOS, ao invés de aparecer a tela da BIOS ele vai pra tela de recuperação do Windows. E, nessa tela de recuperação, o mouse, o teclado e nem o touch funcionam. Pelo que entendi o secure noite está ativado e para desativar eu preciso iniciar o windows, mas o windows não inicia e nisso fico em um loop infinito de informações que não serve pra nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Adrianfnb disse:

Estou tentando realizar esse procedimento no TF74W porém tenho um problema. O windows 10 já foi instalado nele, mas depois de um tempo ele parou de funcionar. Ou seja, eu não consigo iniciar o windows. O grande problema é que quando eu tento acessar a BIOS, ao invés de aparecer a tela da BIOS ele vai pra tela de recuperação do Windows. E, nessa tela de recuperação, o mouse, o teclado e nem o touch funcionam. Pelo que entendi o secure noite está ativado e para desativar eu preciso iniciar o windows, mas o windows não inicia e nisso fico em um loop infinito de informações que não serve pra nada.

Ligue o tablet com o hub USB ligado e teclado. Ligue e fique apertando F2 e del, um dos dois eh que entra na BIOS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Depois de mais uns testes com o tablet rodando Linux Mint 20, usado o driver de vídeo adequado, deste link, deu até para rodar emulador de PS1 e PSP, PS1 rodou muito bem e PSP fica na casa dos 30 a 60FPS, no caso testei o Gran Turismo.

A titulo de curiosidade, usando windows 10 e os mesmos emuladores, PS1 as vezes da umas falhas nos jogos e usando o PSP ficou sem falhas, mas a 15 FPS. No emulador do PSP o tablet ficou de 3 a 4X melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Opa, desculpe a demora... Touch não funciona mesmo no linux, só no windows e usando um driver bem específico... nunca baixei o driver do fabricante, sempre pego de um pacotão de drivers que funcionam (no windows).

Bluetooth funcionou a partir de uma versão de kernel, já faz tempo isso então acho que agora todos devem suportar.

Som funciona legal a partir de uma data para cá também, mas tem um script aqui nesse tópico que resolve isso tambem.

Wifi sempre funcionou para mim. Liguei ele esses dias para atualizar hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fui instalar o windows 22h2 x64 e nem inicia a instalação! kkkk Vou experimentar o anterior.

Quero ver se encontro o problema dele não iniciar uma instalação do Win x64.

 

O Linx mint 21 não dá certo também, não dá boot, depois vou ver se encontro o BO novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando os BOs sobre instalação...

 

Estou ainda no Linux mint, a versão 21 não instala mesmo, sendo necessário instalar a 20.3 e depois atualizar para a 21.

 

Quanto ao touch screen, achei algumas coisas interessantes, neste site, ainda estou lutando para ver se funciona, daí eu coloco algum resumo ou até mesmo algum pacote que instale e faça funcionar... mas parece que vai dar certo, mas não vamos comemorar cedo...

 

Atualizando sobre o status do tablet, agora, depois de uma revisão (na verdade foi um upgrade no dissipador do processador, e deu certo, uns 15/20 graus a menos), deu um curto com a bateria na placa, e acabei perdendo a função do leitor de cartão de memória, na verdade é um milagre esse tablet estar funcionando... Já estou vendo outro tablet para comprar (com pelo menos 2G de ram, 1G é um milagre funcionar...), esse ano ainda... para continuar as experiências...

 

Quando ao windows, depois que eu mexer mais com o Touch n linux eu faço uma nova instalação, do 21H2, acho que deve funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...