Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que cooler uso para baixar a temperatura de um i3 4170?


Posts recomendados

Boa noite a todos e bom dia para quem acordou agora, hehe..

 

Tenho um computador gamer com uma configuração modesta. Porém, a temperatura dele tem me incomodado ultimamente. Pois em standby a temperatura dele fica na faixa dos 45. Quando início o LOL e deixo o chrome aberto junto com o windows media player, teamspeak e discord, a temperatura dele chega aos 58-59. Quando vejo essa temperatura pelo MSI Afterbunner, coloco para as ventoinhas do meu CPU trabalharem em 100% o tempo todo. O que faz o meu computador diminuir a temperatura de 6 até 8 graus. Porém, quando início um jogo "pesado" como por exemplo Dying Light, a temperatura sobe para os 77 até 83 graus. Conheci warframe através de amigos e comecei a jogar com eles, e pelo fato do jogo ser praticamente do mesmo peso que o dying light, imaginei que as temperaturas seriam iguais e não eram. O warframe faz meu computador chegar 85 com a velocidade das fans em 100%.

Obs: meu computador contém 4 FANS. (3 frontal jogando o ar gelado de fora para dentro do gabinete) e um fan da DeepCool atrás para fazer a exaustão do ar quente de dentro do gabinete.

 

Vou disponibilizar o link corretamente de qual é o meu gabinete e qual é essa fan que uso como exaustora (inclusive foi um membro aqui do clube que me auxiliou a trocar a pasta térmica e adicionar mais duas fans no meu antigo gabinete!)

 

Gabinete Magpie II

FAN DeepCool

 

 

A configuração do meu CPU é:

Core i3 4170

H81M-H

2x4GB - 4GB Hyperx Fury // 4GB G.Skill Jigsaw

AMD Radeon Sapphire R7 260X 2GB

CoolerMaster GX II 400W

Gabinete Magpie II

SSD Kingston 120GB + HD WD BLUE 500GB

 

E pelo fato do meu computador não ser aquelas coisas potentes, bater 80 graus jogando Dying Light ou Warframe como citei acima, está no padrão?

De qualquer maneira, essa temperatura tem me incomodado bastante mesma que seja algo inofensivo, e então estou querendo trocar o Cooler Box para um WC ou AC. Mas estou na duvida. Antes de puderem me ajudar, vou disponibilizar algumas fotos de como meu gabinete está montado para que possa ficar claro e também para que possam me auxiliar de uma maneira clara, sem duvidas e etc.

Obs: troquei a pasta térmica de madrugada e a temperatura com os dois jogos deram uma bela caída. De 80 para 75 até 77 e raramente está batendo 78. Minha pasta térmica é uma DeepCool Z5. 

Obs 2: Moro em Americana, interior de SP. E a temperatura daqui não é menos de 30 graus. (acredito que isso influência na temperatura subir)

 

a52d34b0-9b70-4547-ad54-28d9258b73aa.thumb.jpg.bfa650e4176c458f611f0e976d2746e5.jpg

001ea8dd-f62b-4d8a-b18a-c8d8d01328e2.thumb.jpg.063a2d386587ae6230c308a86df7daa8.jpg

 

 

 

 

 

Antes de mais nada, eu tinha um gabinete K280 (trinta mil vezes maior que o meu atual) e a temperatura ficava sempre na mesma faixa de 77 até 85. Porém, como estou querendo trocar meu Cooler Box, estou na duvida de qual eu posso usar para substituir. Entretanto, como vocês podem ver na segunda imagem, a fonte fica na parte de cima do gabinete (isso é broxante...) e o espaço disponível que eu teria para instalar o water cooler seria naquela pequena parte do lado da fonte. Acredito que um WC pequeno caberia tranquilamente se fosse deitado. Em pé acredito que não caberia nem pagando. Já o air cooler, eu independente de qual seja, vocês sabem que as vezes ele pode ocupar um espacinho maior em cima do processador e isso pode fazer com que ele acabe pegando na minha fan exaustora e eu teria que remove-la. Se eu tivesse que trocar uma fan para sentir diferença de uns 10° de temperatura eu já sou a pessoa mais feliz do mundo. Mas como eu disse, tenho algumas "adversidades" entre water e air. Vou deixar abaixo alguns links de alguns produtos que me interessei e gostaria de saber a opinião de vocês sobre custoXbenefício, se é bom ou não, se realmente compensa ou não, se já teve, já teve experiência com algum? se sim, qual?

 

Water Cooler PCYES Sangue Frio - Kabum

Watercooler Deepcool Maelstron - Kabum

Watercooler EVGA

 

E air cooler, teve apenas dois que chamou minha atenção..

CoolerMaster Blizzard T2

Cooler Thermaltake Contac Silent

 

 

E também aceito sugestões de outros equipamentos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre bom dia,

 

Como você já trocou a pasta térmica, então as coisas que eu faria:

1ª Retirar o pano de cima do gabinete - o ar quente pode sair livremente;

2ª Colocar a fonte para que o ventilador dela fique para cima;

3ª Arrumar melhor os cabos;

4ª Fan traseira está como exaustão? Me parece que tá jogando ar para dentro.

5º Limpeza do air cooler com pincel;

 

Eu investiria em um bom air cooler, porém vai ser limitado pela largura do gabinete.

Sobre a fan exaustora, pode ser realocada para o teto do gabinete.

Seu gabinete parece que não tem boas entradas de ar na parte da frente, talvez as fans não estejam jogando tanto ar para dentro.

 

Sugestões de air cooler - tem que verificar o tamanho e vai caber no seu gabinete:

Cooler para Processador DeepCool Intel/AMD GAMMAXX 400 Silente 120mm PWM Fan With Blue Led Light - DP-MCH4-GMX400 - R$ 109,90 - cooler de 120mm;

Cooler para Processador Cooler Master AMD/ Intel Hyper H412R RR-H412-20PK-R2 - R$ 114,90 - cooler de 92mm;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juniorzzonda

Sim, a pasta térmica que eu uso é de boa qualidade, inclusive uso a quase 2 anos. Estou usando a pasta térmica da DeepCool Z5. Ela é bem viscosa e consistente.

 

@Gustavinhu

1- Esse pano você diz aquela imã que fica em cima? se sim, eu fiz isso já e as temperaturas continuam na mesma.

2- O ventilador da fonte pode aquecer o processador? Sério??!! Mas irmão, no meu antigo gabinete a fonte ficava virado para baixo e as temperaturas eram a mesma (jogando dying light).

3- Infelizmente os cabos estão no máximo que dá para eu arrumar. Eu passei tudo o que deu para parte de trás do gabinete e fiz o máximo possível para evitar ter vários cabos dentro do CPU. Irei mostrar uma foto de como está atrás do gabinete.

4- A fan exaustora está instalada corretamente, porém, creio que mesmo se tivesse instalada incorretamente, não iria deixar a temperatura do PC tão altíssima.

5- Eu tenho um pincel excelente para limpar os periféricos dentro do CPU. Além de assoprar o cooler box, passo o pincel nos cooler box e nas fans.

 

Infelizmente não para realocar a FAN porque a minha placa-mãe não tem conector para que o fio da FAN chegue.

Na parte frontal do meu gabinete, a parte de vidro, tem mais ou menos 1 centímetro de espaço para que entre ar tranquilamente. E como eu já disse, eu não reparo nessas coisas porque desde de meu antigo gabinete as temperaturas eram as mesmas, então, creio eu que trocar o cooler box para um WC ou AC iria dar uma diminuída de 10 a 15 graus. O que seria bem interessante..

 

Eu dei uma olhada nos links que me enviou e gostei deles e dos preço também. Porém eu dei uma pesquisada a mais e eu achei muito interessante esse aqui. O preço é um pouquinho mais salgado mas tem ***** 569 avaliações!!

 

CoolerMaster Hyper 212X Intel/AMD

 

 

 

Sobre as fotos: uma foto é da parte de cima que tem o negócio de imã (não sei o nome) e as outras duas é uma foto da metade de um lado e metade do outro lado do CPU. Infelizmente só consegui tirar assim porque o espaço que tinha para mim tirar a foto era muito pequeno..

62e9fc96-11ed-441a-b49c-97c13f5176f5.jpg

a221a9cb-d37e-4165-a2f0-215b7a019e84.jpg

e043da0e-a516-47e0-9f96-bb44fe213cc8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre

2 horas atrás, IgorAlexandre disse:

1- Esse pano você diz aquela imã que fica em cima? se sim, eu fiz isso já e as temperaturas continuam na mesma.

Era o pano que estava embaixo do caderno na cor dourada. O filtro anti poeira tem que ficar sim.

 

2 horas atrás, IgorAlexandre disse:

2- O ventilador da fonte pode aquecer o processador? Sério??!! Mas irmão, no meu antigo gabinete a fonte ficava virado para baixo e as temperaturas eram a mesma (jogando dying light).

Pode ajudar como pode atrapalhar. O que acontece é que o ventilador vai puxar o ar quente do teu pc e tentar jogar para fora. Se eram as mesmas pode continuar desta forma.

Caso queira fazer um teste, eu acho válido.

 

3- OK... eu vi pelas fotos que tentou melhorar. Tente talvez deixar a passagem de ar mais livre então.

 

2 horas atrás, IgorAlexandre disse:

4- A fan exaustora está instalada corretamente, porém, creio que mesmo se tivesse instalada incorretamente, não iria deixar a temperatura do PC tão altíssima.

Coloque uma foto por favor, pois a parte que mostra as hélices livres (geralmente com o nome da fabricante) é a que tem o sentido do fluxo de ar.

Exemplo de uma que está como exaustor e outra na frente jogando o ar para dentro, repare que as hélices estão livres.

fan-gabinete-gamer-pcyes-java-mid-tower-preto-verde.jpg.f38672c57598e7f1a2ff962b993bf7b0.jpg1249602401_entradaar.thumb.jpg.2c25f8e8add3a55a3daffd8ea27db283.jpg

 

5- OK, é bom ter estes equipamentos.

 

O air cooler melhor com certeza irá melhorar as temperaturas, as sugestões foram para melhorar sem ter que gastar.

O Hyper 212X é muito bom, mas ele é pouca coisa melhor que o Gammax 400.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu

Entendi. Mais uma duvida, por favor.. No site da Kabum o Gammax 400 tem boas avaliações, porém, como faço para saber se irá caber no meu gabinete, porque nas especificações da Kabum não fala as dimensões... E por acaso sabe me dizer se existe alguma outra maneira de "medir" o tamanho do Cooler?

 

DeepCool Intel/AMD GAMMAXX 400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre vai ter que abrir o pc e medir com uma trena (régua, fita métrica) qual a distância do processador até a tampa lateral (use o fundo do gabinete como base).

 

Teu gabinete tem 17cm de largura conforme o site, o Gammax 400 tem uma medida máxima ali na descrição de 15,4cm (http://www.deepcool.com/product/cpucooler/2013-12/7_487.shtml ).

Acho que não vai caber, talvez tenha que procurar um menor.

 

O da CoolerMaster RR-H412-20PK-R2 - tem 13,7cm de altura (http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-air-cooler/hyper-h412r/ ) é mais provável que ele fique dentro do que você tem de espaço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu

Tô com uma preguiça do caramba de ficar medindo, até porque o meu computador é usado todo dia por minha mãe para fazer os trabalhos dela e por minha namorada também, então optei diretamente pelo H412R RR-H412-20PK-R2.

 

Irei efetuar a compra no site da Kabum. Segue o link:

Hyper H412R RR-H412-20PK-R2

 

Irei efetuar a compra e assim que o produto chegar irei testa-lo e ver em quantos grau o computador chega em standby e jogando os dois jogos citados no primeiro post. Assim que efetuar a compra e testa-lo, irei postar a foto de como instalei, o que achei e etc. Em seguida, se algum MOD poder fechar após o teste, agradeceria!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedi para meu pai efetuar compra para mim pois estava extremamente ocupado com os estudos, trabalho e meu curso e acabei pedindo para meu pai. Como estava em fallta na Kabum, ele efetuou a compra pelo Mercado Livre. Segundo o site, a entrega está programada para ser feita dia 14 de fevereiro (estou rezando para ser antes).

De qualquer modo terei que esperar para chegar, instalar e postar o que achei dele e etc.

 

 

Aguardando a entrega do produto para compartilhar minha experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o post:

 

 

@Gustavinhu

Minha fan exaustora estava incrivelmente instalada errada (eu não sei sou um burro ou um animal).

Reinstalei da forma correta e agora a temperatura jogando os jogos citados caíram de incríveis 77 graus para apenas 68 graus. Estourando nos 70 graus! E sem contar que mesmo batendo nessas temperaturas, o vidro do gabinete não fica mais fervendo igual ficava antes. Ele dá uma esquentada durante o jogo, mas após fecha-lo, o gabinete é refrigerado quase de imediato.

Porém, como sou acostumado a usar as FAN em 100%, acho que elas estão ficando velha, pois estão fazendo algum barulho estranho as vezes. Estou pensando em passar óleo dentro para ver se esse barulho some ou então o jeito vai ser trocar.. Aceito dicas!

 

Aguardando ansiosamente pelo meu Hyper H412R e ver em quantos graus essa belezinha vai diminuir 🤩

 

Nota: temperatura do CPU em standby diminuiu 4 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu

Enfim o tão esperado produto chegou.

Irei explicar tudo detalhadamente com fotos também.

 

O Hyper H412R chegou muito bem embalado pela Apollo 12. Link que comprei pelo mercado livre: Hyper H412R

 

O produto veio com todos os acessórios e com uma pasta térmica da Cooler Master que contém uma viscosidade absurda (fui passar essa pasta e instalar o Hyper, fiz uma sujeira do caramba que pingou na memória, placa de vídeo e na placa-mãe kkk.

 

- INSTAÇÃO: 

A instalação é fácil. Basta ter paciência e ler "delicadamente" o manuel que é fácil. Porém como sou agoniado eu fui querendo instalar de qualquer jeito e acabei instalando tudo errado e tive que ler com calma o manual. Então a dica que posso dar: leia tudo com atenção!

 

- TEMPERATURA:

A temperatura deu uma belíssima caída, principalmente no Dying Light em que as temperaturas não saia dos 72°. Temperatura em standby me impressionou bastante, pois teve uma queda de quase 6° logo de cara quando iniciei o computador.

 

Ponto negativo:

Tive que remover a FAN exaustora pra caber o Hyper, porque se eu colocasse a fan dele pro lado das memórias, não iria caber, então tive que remover a fan exaustora e vira-lo pro lado de fora.

 

Manutenção do Hyper é bem chata e o espaço para mexer no parafuso é minimo. Tem que ficar se contorcendo pra colocar a chave de fenda.

 

 

 

NOTA: 9.

Só não dei um 10 porque a Cooler Master poderia deixar mais detalhado no manual a forma de como monta-lo, pois quebrei a cabeça por uns quarenta minutos para conseguir montar..

 

 

Após essa conclusão, deixarei algumas fotos para vocês de como instalei, qual é a pasta térmica, como coloquei a pasta térmica no processador e como ficou com o PC ligado.

 

 

Obs: gostaria de saber se já ouviram falar nessa pasta térmica da Cooler Master e se é boa ou não. Pois se não for, voltarei a usar a minha da DeepCool Z5

 

 

 

 

 

 

 

6a189665-0685-4010-851c-4919a1dbdb2b.jpg

0369d7c8-5718-43be-908b-bde623b79968.jpg

a1ed21ab-dd30-4e19-8c42-9bdd7dbd7bd6.jpg

c262ab7b-1069-4791-b35f-d88b6268c316.jpg

msi 1.png

msi 2.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre bacana seu relato, heheheheheh tem que ter calma mesmo para fazer esta instalação.

 

As fotos que vejo do pessoal usando o aircooler é sempre com a ventoinha pro lado das memórias jogando ar em direção a grade traseira do gabinete.

 

como ficou a posição da fan do aircooler? Está jogando ar para fora do gabinete? E o que você fez com a fan que estava na grade do gabinete, conseguiu colocar ela no teto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu

Então, tive que deixar a fan do aircooler virado pra trás porque realmente não iria caber. Acredito que seja mais pelo fato da minha placa-mãe ser pequena. 

A posição da fan está mandando ar para o radiador. E infelizmente a outra fan não dá para instalar em cima porque não dá para parafusa-la. A menos que eu cole ela com dupla fácil e coloque um adaptador molex na fonte para conseguir liga-la. 

 

No site da Pichau mostra essa imagem, porém, nos número 5/6 é onde fica a minha fonte..

MAGPIE2-5.png.d348f71998b9e022913e76db3f981030.png

 

 

 

 

A não ser que essas "entradas" aqui de para parafusar a fan, porque aí sim daria para instalar.

Se você me dizer que dá pra instalar nessas "entradas" o parafuso, eu instalarei jogando o ar para fora por cima.

a221a9cb-d37e-4165-a2f0-215b7a019e84.jpg.d999b6f8aebfc0efb1b5f22762af0980.thumb.png.2389cfb260be712b67f2f927ed609b09.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre entendi, então está jogando o ar que passa pelo radiador (fica quente) para dentro do gabinete, tem que ter uma fan como exaustor no teto para remover o ar de dentro.

 

Estes locais que você marcou são para fixar o parafuso da fan, eles tem este formato para você conseguir mover ela um pouco para cada lado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o post pela última vez e assim o tópico poderá ser fechado.

 

Instalei a antiga fan exaustora que ficava atrás do CPU em cima do gabinete. A circulação melhorou coisa de 70%, pois como não tinha FAN jogando o ar quente para fora, ainda sim o vidro lateral estava dando uma esquentada mas agora já foi resolvido. 

 

Quero agradecer ao membro @Gustavinhu pela extraordinária ajuda que me deu para solucionar esse problema de temperatura que estava sofrendo e também por me indicar um ótimo produto para refrigerar meu computador e também nas instalações da FAN.

 

Temperaturas travada em 65° em qualquer jogo aberto com as FAN em 100% (como de costume, hehe).

 

Algumas fotos de como ficou o cooler (dessa vez instalei certo! kkk)

Estou feliz pra caramba por ter esse problema sanado que realmente estava me incomodando bastante e agora posso ficar tranquilo em relação a temperaturas absurdamente altas.

 

Obrigado!

 

 

 

 

 

4d8c1a79-0ccd-457d-9d81-2328e575c1b5.jpg

45e0d2fb-b4be-4401-8826-466dc039d887.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...