Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esclarecimentos sobre modem / roteador Nokia G240W-A (velocidade de internet)


Posts recomendados

Sou assinante de um serviço de banda larga fibra ótica chamada Zamix. Quando eu comecei a assinar a Zamix, cerca de 2 meses atrás, a velocidade contratada por mim foi a de 100mb. No ato da instalação, a Zamix me forneceu um modem / roteador do modelo Nokia G240W-A. Este modem é livre da taxa de aluguel do comodato no plano de 100mb.

 

Ai, nessa semana, aproveitando uma promoção da Zamix eu decidi aumentar a velocidade da internet para 200mb. A Zamix me informou que o modem que eles forneceram inicialmente para a velocidade de 100mb (o tal Nokia G240W-A que eu falei acima) seria incompatível com a nova velocidade de 200mb, e que para que a mesma fosse suportada de forma adequada, seria necessário eu ter outro modem / roteador por minha conta, ou que alugasse um diretamente com eles, no valor de 15 reais por mês.

 

Até ai tudo bem, eu concordei e ficou combinado que eles agendariam um dia para virem até aqui em casa para trocarem para o modem / roteador adequado, e me darem acesso à nova velocidade contratada de 200mb.

 

Todo esse papo eu levei com eles na segunda ou terça feira agora, não me lembro. Ai, ontem para a minha surpresa, eu coloquei um jogo para baixar aqui no steam e vi que a minha velocidade já havia sido atualizada para 200mb, uma vez que a taxa de download estava condizente com a tal velocidade. Fiquei olhando o download durante um tempo e não percebi qualquer tipo de oscilação bizarra. A velocidade se manteve estável.

 

Ai que começa a minha dúvida: Afinal, esse modem Nokia G240W-A suporta ou não a velocidade de 200mb? Como eu posso saber até que velocidade este modem suporta? Pergunto isso porque eles ainda não vieram efetuar a troca do modem aqui, e caso o G240W-A suporte a velocidade de 200mb, não teria motivo algum para eu pagar a taxa de comodato por um novo modem, que segundo eles seria o ideal para a minha velocidade de 200mb.

 

Resumo da história: Suspeito que esse lance do modem G240W-A não suportado seja apenas uma espécie de tática ou "golpe" para lucrar em cima de usuários leigos, e assim lucrar com a taxa de aluguel de um novo modem.

 

Enfim, gostaria de saber de vocês, que possuem mais experiência nesse tipo de assunto do que eu. O modelo citado por mim suporta ou não velocidade de 200mb? É realmente necessária a troca de aparelhos a fim de evitar qualquer tipo de oscilação, conforme alega a Zamix? 

 

Ou tudo isso não passa apenas de história inventada com eles para lucrar com comodato? 

 

Obrigado pelas respostas desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ciro-mota disse:

Este aparelho possui portas padrão gigabit, o que faz com que não seja necessário a utilização de um roteador adicional após o upgrade, exceto se quiser.

 

https://fccid.io/2ADZRG240W-C/User-Manual/User-manual-3804012

 

Olá @ciro-mota , não entendi muito bem o que você quis dizer.

 

No caso a empresa de internet não quer me cobrar por um modem / roteador adicional. Ela quer substituir o aparelho atual que eu tenho, que foi instalado por eles e que não é cobrado taxa de aluguel, e que também é um modem e roteador ao mesmo tempo, que é o tal Nokia G240W-A que eu tanto falo.

 

Eles querem trocar o G240W-A por outro modelo que eu nem qual é, sob alegação de que o G240W-A não suporta a velocidade de 200mb que eu contratei.

 

Então isso que eles falam não procede? É só conversa para eles ganharem mais em cima da assinatura?

 

E esse upgrade ai que você falou é upgrade de firmware do aparelho?

 

E eu vi o manual que você colocou o link ai. Obrigado mas ele é do modelo G240W-C (Ou G240W-B, não sei ao certo, mas é o que fala na descrição do manual. O meu é o G240W-A) :P

 

Obrigado pela resposta desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

No caso a empresa de internet não quer me cobrar por um modem / roteador adicional. Ela quer substituir o aparelho atual que eu tenho, que foi instalado por eles e que não é cobrado taxa de aluguel, e que também é um modem e roteador ao mesmo tempo, que é o tal Nokia G240W-A que eu tanto falo.

 

Eles querem trocar o G240W-A por outro modelo que eu nem qual é, sob alegação de que o G240W-A não suporta a velocidade de 200mb que eu contratei.

 

Então isso que eles falam não procede? É só conversa para eles ganharem mais em cima da assinatura?

 

Se não vai gerar custos a você, não há problema em não concordar com a mudança. Porém como citado, este aparelho deverá funcionar normalmente com o seu plano atual por ter padrão de portas gigabit, necessário para planos acima de 100Mb.

 

Anúncio do aparelho:

 

http://dpr.com.br/produtosDetalhe.asp?idp=1183&pr=ONT-G-240W-A

"4 portas Eth. de 1Gbps cada"

 

Não vejo procedente a alegação do prestador, porém seria preciso verificar os outros motivos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 01/02/2019 às 12:14, Zeratulcfg disse:

Sou assinante de um serviço de banda larga fibra ótica chamada Zamix. Quando eu comecei a assinar a Zamix, cerca de 2 meses atrás, a velocidade contratada por mim foi a de 100mb. No ato da instalação, a Zamix me forneceu um modem / roteador do modelo Nokia G240W-A. Este modem é livre da taxa de aluguel do comodato no plano de 100mb.

 

Ai, nessa semana, aproveitando uma promoção da Zamix eu decidi aumentar a velocidade da internet para 200mb. A Zamix me informou que o modem que eles forneceram inicialmente para a velocidade de 100mb (o tal Nokia G240W-A que eu falei acima) seria incompatível com a nova velocidade de 200mb, e que para que a mesma fosse suportada de forma adequada, seria necessário eu ter outro modem / roteador por minha conta, ou que alugasse um diretamente com eles, no valor de 15 reais por mês.

 

Até ai tudo bem, eu concordei e ficou combinado que eles agendariam um dia para virem até aqui em casa para trocarem para o modem / roteador adequado, e me darem acesso à nova velocidade contratada de 200mb.

 

Todo esse papo eu levei com eles na segunda ou terça feira agora, não me lembro. Ai, ontem para a minha surpresa, eu coloquei um jogo para baixar aqui no steam e vi que a minha velocidade já havia sido atualizada para 200mb, uma vez que a taxa de download estava condizente com a tal velocidade. Fiquei olhando o download durante um tempo e não percebi qualquer tipo de oscilação bizarra. A velocidade se manteve estável.

 

Ai que começa a minha dúvida: Afinal, esse modem Nokia G240W-A suporta ou não a velocidade de 200mb? Como eu posso saber até que velocidade este modem suporta? Pergunto isso porque eles ainda não vieram efetuar a troca do modem aqui, e caso o G240W-A suporte a velocidade de 200mb, não teria motivo algum para eu pagar a taxa de comodato por um novo modem, que segundo eles seria o ideal para a minha velocidade de 200mb.

 

Resumo da história: Suspeito que esse lance do modem G240W-A não suportado seja apenas uma espécie de tática ou "golpe" para lucrar em cima de usuários leigos, e assim lucrar com a taxa de aluguel de um novo modem.

 

Enfim, gostaria de saber de vocês, que possuem mais experiência nesse tipo de assunto do que eu. O modelo citado por mim suporta ou não velocidade de 200mb? É realmente necessária a troca de aparelhos a fim de evitar qualquer tipo de oscilação, conforme alega a Zamix? 

 

Ou tudo isso não passa apenas de história inventada com eles para lucrar com comodato? 

 

Obrigado pelas respostas desde já.

Oi também sou cliente zamix em Juiz de Fora MG esse lance de um outro roteador é apenas porque no wireless esse roteador da nokia não ultrapassa os 100 megabits de internet , porém no cabo de rede ele ultrapassa essa velocidade ! Eu inicialmente assinei 100 mega , depois passei pra 300 megabits , não me foi cobrado esse valor mensal ! Eles simplesmente emprestaram um outro roteador que é dual band um tp-link archer C5 V4 que tem as portas gigabits! Na frequência 5.8ghz o wireless do meu notebook atingi próximo dos 300 megabits! E ai resolveu amigo teve que alugar o roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pra quem chegou neste post atrasado como eu, deixo a informação de que o "modem" G240W-A suporta os 200Mbps em sua linha ótica e nas suas 4 portas GigaEthernet, no entanto, o provedor está correto em informar que o equipamento não é adequado para esta velocidade, já que o modem não trabalha com o padrão Wi-Fi 802.11ac que faz mais de 150M. Os padrões suportados são o 802.11b/g/n.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Desculpe me ressuscitar esse tópico.

 

Deixe me expor o problema que tenho aqui em minha localidade.

 

Atualmente tenho Oi fibra de 200 Megas, (migrado de 100 para 200) porém, a Oi decidiu que a minha localidade é perigosa (como se todo o Rio de janeiro não fosse) enfim, eles alegam que preciso trocar de modem para ter os 200 megas, assim sendo, eles não vem até aqui para efetuar a troca. O meu modem é esse maldito Nokia branco G-240W-A, e não tenho a velocidade de 200 megas, so consigo bater as 100 Megas. A infra aqui em casa é a fibra chegando nele, cascateio para um router da Asus AC1900 (excelente por sinal) e uso o sinal Wi-Fi dele (desabilitei o radio do Nokia),contudo ainda não consigo usar os 200 megas. Lembro que o Router da Asus é Giga ports. A pergunta que faço aos confrades é: existe alguma configuração que eu devo/possa fazer dentro desse Nokia para bater os 200 megas? 

 

Desde já grato a todos!

 

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 20/09/2020 às 12:14, korink disse:

Desculpe me ressuscitar esse tópico.

 

Deixe me expor o problema que tenho aqui em minha localidade.

 

Atualmente tenho Oi fibra de 200 Megas, (migrado de 100 para 200) porém, a Oi decidiu que a minha localidade é perigosa (como se todo o Rio de janeiro não fosse) enfim, eles alegam que preciso trocar de modem para ter os 200 megas, assim sendo, eles não vem até aqui para efetuar a troca. O meu modem é esse maldito Nokia branco G-240W-A, e não tenho a velocidade de 200 megas, so consigo bater as 100 Megas. A infra aqui em casa é a fibra chegando nele, cascateio para um router da Asus AC1900 (excelente por sinal) e uso o sinal Wi-Fi dele (desabilitei o radio do Nokia),contudo ainda não consigo usar os 200 megas. Lembro que o Router da Asus é Giga ports. A pergunta que faço aos confrades é: existe alguma configuração que eu devo/possa fazer dentro desse Nokia para bater os 200 megas? 

 

Desde já grato a todos!

 

Alessandro

você pode estar pagando pelo plano de 200megas mas e a Oi ainda não ter mudado a velocidade de sua conexão no sistema deles. Normalmente quem faz isso é o técnico quando visita sua casa e instala o modem novo... após instalar o modem ele liga para a central e fala para eles habilitarem a nova velocidade.

 

Isso aconteceu comigo quando mudei meu plano velox de 5Mb para 20Mb, eu tive que esperar algumas semanas para que o técnico viesse aqui e trocasse o modem,  pois para 20Mb que tinha que ser um modem do tipo VDSL. Enquanto ele não veio eu pagava por 20Mb mas só recebia 5Mb. Foi ele vir, instalar o modem e ligar para a central deles que tudo passou a funcionar na velocidade contratada de 20Mb.

 

Conversando com o técnico ele deu a entender que a central que ele liga é diferente da central de atendimento que atende ao consumidor e que essa central tem acesso a sistemas que a outra não tem .

 

Se o técnico não aparece e isso é recorrente o que você pode fazer é fazer uma reclamação na Anatel, com a reclamação o técnico se vira e aparece. Eu também enfrentei esse tipo de problema que você enfrenta, pois também moro no Rio de Janeiro, os caras só apareciam quando tinha reclamação na Anatel.

 

É importante você printar a tela que mostra o técnico que foi designado a te atender e quando ele não aparecer, a tela printada na reclamação da Anatel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...