Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel (EXCEL) Validação de dados com SE


Posts recomendados

Boa noite,

 

Tenho uma planilha onde preciso incluir uma informação de validação de dados com função SE (acredito que seja isso), mas não estou conseguindo fazer e não encontrei ajuda na internet.

 

O que tenho é: coluna F = região, coluna G = bairro. Há uma tabela listando os bairros de cada região (I, II, III, IV e V).

 

O que preciso é: que a coluna G (bairro) mostre somente as opções de bairro que a região informada na coluna F tem. Ou seja, se eu disser em F10 que a região é I, preciso que G10 mostre somente as opções de bairro que a região I tem. E assim com cada região. Coloquei as colunas F e G em lista suspensa.

 

Eu achei essa informação pra Excel 2003, mas no trabalho uso Excel 2010, e em casa Excel 2016, aí não consegui adaptar.

 

Alguém pode me ajudar?

 

Anexei a planilha pra que possam entender.

 

Obrigada!

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2).xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. crie 5 Intervalos Nomeados, um para cada Região, assim:

1.1. selecione cada intervalo, exemplo M11:M28

1.2. na Caixa de nome (situada logo acima da letra que identifica a coluna A) digite Região_I e aperte Enter (a sublinha é necessária pois o Excel não aceita nomes com espaços)

1.3. repita pra as outras 4 Regiões (selecione M29:M49 e nomeie Região_II, até a Região V... )

 

2. na coluna G aplique Validação de Dados

2.1. selecione G10

2.2. menu Dados / Validação de Dados / Permitir: Lista / Fonte: cole esta fórmula ~~~> =INDIRETO(SUBSTITUIR(F10;" ";"_")) / marque Aplicar alterações a todas as células ...

2.3. OK para encerrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andressa , Bom Dia

 

Minha Contribuição tem colunas auxiliares que pode ser ocultadas

 

Confere se é destas forma que desejas
 
Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda
 
Decio

 

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2) Decio.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Osvaldomp, boa noite.

 

Fico muito agradecida por ter me respondido! Mas tentei fazer e não consegui, a função "Aplicar a função a todas as células..." só fica oculta, não consigo selecioná-la... 😥

adicionado 6 minutos depois
13 horas atrás, osvaldomp disse:

1. crie 5 Intervalos Nomeados, um para cada Região, assim:

1.1. selecione cada intervalo, exemplo M11:M28

1.2. na Caixa de nome (situada logo acima da letra que identifica a coluna A) digite Região_I e aperte Enter (a sublinha é necessária pois o Excel não aceita nomes com espaços)

1.3. repita pra as outras 4 Regiões (selecione M29:M49 e nomeie Região_II, até a Região V... )

 

2. na coluna G aplique Validação de Dados

2.1. selecione G10

2.2. menu Dados / Validação de Dados / Permitir: Lista / Fonte: cole esta fórmula ~~~> =INDIRETO(SUBSTITUIR(F10;" ";"_")) / marque Aplicar alterações a todas as células ...

2.3. OK para encerrar

 

@osvaldomp, boa noite.

 

Fico muito agradecida por ter me respondido! Mas tentei fazer e não consegui, a função "Aplicar a função a todas as células..." só fica oculta, não consigo selecioná-la... 😥

 

adicionado 8 minutos depois
13 horas atrás, deciog disse:

Andressa , Bom Dia

 

Minha Contribuição tem colunas auxiliares que pode ser ocultadas

 

Confere se é destas forma que desejas
 
Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda
 
Decio

 

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2) Decio.xlsx

 

@deciog, boa noite.

 

É isso mesmo que eu preciso. Você poderia me explicar a fórmula, pra eu entender como ela funciona, pra quando precisar novamente?

 

Muito obrigada pela ajuda!

 

 

adicionado 10 minutos depois

@osvaldomp, não consegui marcar você lá em cima, desculpe. Ainda não sei usar essa plataforma 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Andressa B. S. G. Ribeiro disse:

... não consegui, a função "Aplicar a função a todas as células..." só fica oculta, não consigo selecioná-la... 😥

Você pode selecionar manualmente o intervalo G10:G165 e aí aplicar a Validação conforme os itens 2.2 e 2.3

 

 

Segue uma cópia do seu arquivo com a Validação aplicada.

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2).xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andressa B. S. G. Ribeiro , Bom Dia.

 

Na célula P fiz uma coluna auxiliar 1 porque você usou células mesclada, e a formula precisava ter um nome a cada célula e não precisa desta célula por excluir era só um teste para ver se a função PROC iria funcionar.


Na célula Q fiz outra coluna auxiliar 2 para ter somente as regiões e esta é a que uso na formula.

 

Esta função PROC(2;1/($L$11:$L11<>"");$L$11:$L$102)  trás a ultima informação no intervalo das formulas foi um teste pode ser excluído a célula P


Esta função =EXT.TEXTO(PROC(2;1/($L$11:$L11<>"");$L$11:$L$102);1;LOCALIZAR(" :";PROC(2;1/($L$11:$L11<>"");$L$11:$L$102);1)-1), ela traz a extensão do texto conforme texto selecionado e números de carácter conforme localização de um certo carácter.


Então ficou pronta a auxiliar para contar quantos tem na região selecionada, que pode ser acrescida sem problema.


Agora na validação de lista coloquei esta formula =DESLOC($Microsoft10;CORRESP(F10;$Q$11:$Q$102;0);;CONT.SE($Q$11:$Q$102;F10);), que vai trazer o intervalo da região selecionada dentro da função DESLOC coloquei a função CORRESP que ira trazer o numero da linha onde começa a região selecionada, e fiz a função CONT.SE contando quantos tem na região selecionada na coluna auxiliar e assim tenho a altura doas dados.

 

Não sou muito bom para explicar, mas, espero que tenha entendido, olha o novo anexo sem a coluna auxiliar 1 que não precisa.

 

Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda
 
Decio
 

Controle de baixas de Inscrição Municipal - 2019 (2) Decio Alterado.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Gente, boa tarde.

 

Desculpem por ter sumido do mapa. Eu passei por alguns 'pequenos percalços'.

 

De qualquer forma venho agradecer a vocês, rapazes, que me auxiliaram com a planilha. Vocês são show! a planilha ficou ótima. Ficou tão boa que outra pessoa tentou dizer que ela é quem tinha feito [😅].

 

Vocês estão de parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...