Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de bancada (PC) desligando


Posts recomendados

Estou precisando de ajuda para solucionar um problema na minha fonte de bancada (fonte de PC)

 

Eu fiz uma fonte de bancada regulável com uma fonte de PC e utilizando o LM338.

Utilizei o -12 V e o +12 V.  (Que dá uma tensão de até 23,2 V)

O problema é que quando utilizo mais de 1 A a fonte desliga. Depois de pesquisar descobri que o problema é no -12 V que suporta até 1 A. Enquanto o +12 V suporta até 33 A. Ficando limitado pelo regulador que é de 5 A. 

 

Pergunta:

Existe uma maneira de utilizar um NPN ou PNP, como, por exemplo, o 2N3055, para ficar como referência a saída e pegar corrente no +12 V e jogar no -12 V. 

 

 

Minha ideia é manter a DDP de até 23 V com uma corrente de até 5 A. (No caso, nem pretendo chegar a 5...)

Caso exista alguma outra solução, por favor, conte-me.💪

 

Obs. Se escrevi uma coisa sem nexo, desculpem-me, foi por falta de conhecimento...rs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No seu caso, sim tem razão com relação à corrente do -12. Uma ideia pra você ter 24V e boa corrente é usar duas fontes de pc com os+12V em série. Mas de forma algum encoste os chassis um no outro e não use o fio terra. Corte o pino do meio das tomadas.

Aguarde novas ideias...

Se o moderador achar que deve, pode mover pro forum eletrônica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Membro VIP
48 minutos atrás, D.Sc. Lucio disse:

Obrigado pela dica faller, mas o preço é alto. A busca é por equipamentos de baixo custo.

 

Eu consigo comprar fontes de PC por 20 reais. Vou seguir a dica da Isadora Ferraz. 

 

Pretendo utilizar 3 fonte (total de, aproximadamente, 36 V).

 

Abraço

Cuidado...  Se imaginas poder tirar digamos 5A com essa sua fonte ajustada para entregar 5 Volts lembre-se que terás coisa de 36-5 = 31 Volts sobre o LM338 com uma corrente de 5A o que vai tentar tirar dele uma potência de 31 x 5 = 155 Watts o que ele não aguenta nem se estiver arrefecido por um furação... Não vais conseguir isso ... Que tal segurar em 24 Volts e contentar-se com uma fonte ajustável de 1,2 a 22 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/02/2019 às 16:15, faller disse:

Cuidado...  Se imaginas poder tirar digamos 5A com essa sua fonte ajustada para entregar 5 Volts lembre-se que terás coisa de 36-5 = 31 Volts sobre o LM338 com uma corrente de 5A o que vai tentar tirar dele uma potência de 31 x 5 = 155 Watts o que ele não aguenta nem se estiver arrefecido por um furação... Não vais conseguir isso ... Que tal segurar em 24 Volts e contentar-se com uma fonte ajustável de 1,2 a 22 Volts..

Obrigado pela dica. 

E se eu utilizar o LM338 com um 2N3055 para a corrente?

Obs. Estou utilizando dois LM338. (na teoria, daria, aproximadamente, 72,5 W para cada, né?!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se observares a curva Figure 2. Current Limit vais poder sentir que para tirar 5a de corrente de saída vais ter de limitar a tensão diferencial em mais ou menos 17 Volts, ou seja, se a tensão de saída for por exemplo de 5V o limite da entrada seria de 22,5 Volts.  Veja ai: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf

 

Não sei de onde tirastes o 72,5 Watts de dissipação..

 

Para reforçar a corrente em uma fonte controlada com um LM338 o ideal é usar transistor PNP e não NPN como o 2N3055, além do que esse LN3055 tem um ganho muito baixo para essa função..
 

Por exemplo use algo como os TIP147

 

Veja ai como:

image.png.a97d286882b228182061330867a7c181.png

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2019 às 18:05, faller disse:

Se observares a curva Figure 2. Current Limit vais poder sentir que para tirar 5a de corrente de saída vais ter de limitar a tensão diferencial em mais ou menos 17 Volts, ou seja, se a tensão de saída for por exemplo de 5V o limite da entrada seria de 22,5 Volts.  Veja ai: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf

 

Não sei de onde tirastes o 72,5 Watts de dissipação..

 

Para reforçar a corrente em uma fonte controlada com um LM338 o ideal é usar transistor PNP e não NPN como o 2N3055, além do que esse LN3055 tem um ganho muito baixo para essa função..
 

Por exemplo use algo como os TIP147

 

Veja ai como:

image.png.a97d286882b228182061330867a7c181.png

 

 

É justamente o que eu precisava. Obrigado.

Sabe dizer o motivo desses resistores de 1R 5W e os dois de 0R15 5W ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, D.Sc. Lucio disse:

É justamente o que eu precisava. Obrigado.

Sabe dizer o motivo desses resistores de 1R 5W e os dois de 0R15 5W ? 

 

Sim, sei, fui eu quem projetou a fonte, lembre-se..

O resistor de 1R 5Watts tem a função de amostrar a corrente através do LM338 refletindo a mesma na tensão sobre esse resistor e que vai servir de tensão de base para cada um dos tip 147, descontados os 1,2 volts típicos de sua junção base emissor (lembre-se de que esses transistores são par Darlington) mais a tensão sobre o resistor de emissor desses TIP147 que aparece sobre os resistores de 0,15 Ohms. A função desses resistores é a de casar ou balancear ou tentar deixá-las iguais, as correntes entre os dois transistores TIP147. Raciocine. Se um dos TIP tentar "puxar" uma corrente maior que de seu parceiro a queda sobre o resistor de 0,15Ohms haverá de aumentar e isso acontece no exato sentido de bloquear o mesmo. Desse modo ambos os transistores tendem a cursar igual corrente em cada um deles..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...