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Postado

Bom dia.


Adquirimos em 2018, 9(nove) impressoras não fiscais do modelo MP4200-TH para atender
a demanda de emissão de requisições de peças e outras operações semelhantes.

Durante algum tempo eles funcionaram perfeitamente sempre ligadas via rede cabeada(LAN)
que para nós é a forma mais apropriada para a nossa plataforma de software de gerenciamento.

Mas foi necessário ampliar o range de nossa rede: expandir a quantidade de endereços disponíveis.
Então ela passou a ser de 192.168.0.1 (existentes), até 192.168.1.255 (após a expansão).
A mascara de sub-rede foi de 255.255.255.0 para 255.255.254.0.

Depois disso elas nunca mais trabalharam como antes.
Elas simplesmente ficam inabilitadas. Aparecem na rede, é possível “pingar” no IP delas,
não há perda de pacotes mas não ficam acessíveis ( ver prints abaixo ).
É como se elas não conseguissem trabalhar com uma rede expandida.

Detalhe: Se a impressora for desligada (fisicamente) e imediatamente religada ela volta a funcionar.
Funciona por alguns minutos. Menos de meia hora já estão inacessíveis novamente.
Mas como disse antes: desligar e ligar novamente faz voltar a funcionar.

Nós investimos dinheiro nesse equipamento e parece meio frustrante agora viver essa situação.
Além do desperdício de dinheiro há também os inconvenientes causados por esse problema.

Gostaria então vocês através desse fórum que nos ajudassem a encontrar uma solução para isso.
Me recuso a acreditar que um equipamento tão eficiente tenha como destino o abandono. Isso pode ser resolvido.

BemaNavegador.png

BemaPing.png

Erro portas.png

  • Membro VIP
Postado

Vocês já tentaram contatar o suporte da Bematech para obter respostas sobre isso ou até mesmo atualizações de software? Os endereços IP destinado as impressoras são utilizados em reserva de IP ou fazem parte do range geral que é distribuído para os hosts?

Postado

Boa tarde Ciro, e obrigado pela comunicação.

 

Os endereços estão na faixa reservada sim.

Não há outra maquina/PC/Celular nada utilizando um IP de uma impressora dessas.

Estou em contato com o pessoal da Bematech, já atualizei firmware, drivers, mas ainda nao resolveu.

O pior é que ela funciona por alguns minutos e depois torna-se inacessível. É assim com todas.

Mas mesmo nessas condições o software Bematech enxerga, detecta as impressoras.

BemaNavegador.png

BemaPing.png

Bematech Configurações.png

Bematech erro comunicação.png

Bematech Firmware 1_20.png

Erro portas.png

  • Membro VIP
Postado

Nessa modificação de range de endereços IP, foi modificado mais alguma coisa a nível de estrutura (roteador e/ou switch)? Pelas imagens, elas "pingam" normalmente, acessam a interface web, o problema seria no aplicativo.

 

Se mapeá-la como impressora de rede, o funcionamento ocorre normalmente?

Postado

Não Ciro.

 

Não foi modificado nada além da ampliação do range IP.

O pior é isso. Ela pinga normalmente, não perde pacotes. Mesmo quando fica inacessível o ping é perfeito.

Acho que ela não pode ser mapeada como "unidade de rede".

Quais outras portas poderiam ser usadas além da porta 9100? Existe uma porta alternativa num caso desses?

  • Membro VIP
Postado

Você teria como realizar testes nessa rede? Se sim, tente retornar nas configurações da Bematech para usar a máscara padrão (255.255.255.0) e teste como se comportará. Caso funcione, tente utilizar a máscara padrão classe B (255.255.0.0), e veja como também se comportará.

 

Com relação a portas, é preciso consultar a documentação do produto. Dei uma pesquisada e não encontrei referências a mudança para outra porta.

  • Membro VIP
Postado

Se nem mesmo trazendo a rede para o padrão anterior e redefinindo as impressoras (se houver essa possibilidade), creio que somente o pessoal da Bematech para dar um posicionamento.

Postado

Boa tarde Ciro.

E mais uma vez obrigado pela atenção com esse problema nosso aqui.

 

Mas eu ainda acredito que o problema possa ser no equipamento: placa-mãe, placa de rede, etc...

Veja esse print que postei agora.

3(três) delas funcionam normalmente na mesma rede, sob as mesmas condições.

As outras que não funcionam eu já troquei cabo de rede, troquei o local onde estava na tomada elétrica, fiz dezenas de testes.

Isso torna o problema mais estranho ainda. Não acha?

Acabei de postar isso no chamado aberto junto a equipe suporte da Bematech. Estou aguardando respostas deles.

Vou continuar insistindo com eles.

 

Muito Obrigado mais uma vez, a você.

 

 

Outras.png

  • Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado

@Nobregaswn, estou com o mesmo problema aqui na empresa, compramos 14 impressoras desse modelo e até hoje apenas 2 delas apresentam essa anomalia.

 

Até hoje ainda não encontrei o que de fato poderia explicar. Vi nas postagens acima que você passa/passou pelo mesmo problema, já conseguiu resolver ou ainda está sofrendo com isso?

  • 2 anos depois...
Postado

Encontrei esse artigo e estou hoje com mesmo Problema.

Depois da expansão do Range de IPs e sub, as impressoras pingam por algum tempo e depois param e perdem totalmente a comunicação. 
Quando desligamos e religamos, elas voltam e logo param de novo.

Atualizei Firmware, isolei faixas, fiz tudo que se imagina. Funcionava perfeitamente até a mudança da faixa de IPs.

Realmente o problema parece ser no módulo Ethernet das impressoras. 

Não encontrei nenhuma porta alternativa além de 9100. 
Pelo jeito, tb morremos com esses equipamentos para uso só em faixas simples ou via USB.
 

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