Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relógio de medição ou casa?


Posts recomendados

Arrumamos uma fuga de energia mês passado da bomba automática, esse mês nós deparamos com um consumo de 740kWh sendo que a média é 590~620kWh de consumo mensal.... Na minha opinião estamos pagando absurdamente caro pelo que usamos (Tenho um colega que paga mais barato e usa 2 ar condicionado todas as noites durante umas 8~12 horas) em quanto aqui usamos apenas 1 de 12000BTU. Gostaria da opinião de vocês que sabem e que poderia ser feito referente a isso.

 

Pontos a serem destacados:

-> Já foi realizado a solicitação do teste do padrão e relógio falaram estar ok

-> Somos apenas 3 pessoas na casa (Inclusive 2 já chegava a 400kWh~500kWh)

-> A casa literalmente sozinha sem ninguém na moradia geralmente vinha 200kWh

Nada mudou e nada foi adicionado, então fica a questão por que esta subindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é pelo quadro. É desconectar da tomada mesmo. Todos os aparelhos e apagar as lâmpadas. Daí observe que o medidor tem que parar de girar. Caso o medidor continue a girar tem fuga de energia na instalação.

Você também pode anotar o consumo de energia hora a hora para monitorar. E seguir as dicas de economia: chuveiro na seleção de verão, não abrir geladeira/freezer toda hora, ajustar o ar condicionado para 23 graus, não deixar portas e janelas abertas com o ar ligado.

O ar condicionado consome muita energia, particularmente se estiver subdimensionado ou não tiver eficiência Classe A. Se existem 3 aparelhos aí o consumo vai ser alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov O detalhe que sobre os aparelhos ... São todos classificação A de eficiência, o que não entendo é meu colega usar 2 ar condicionado na função frio e vir R$300, segundo ele usa muitas vezes na tarde que faz calor...

 

Se não me engano o ar gasta 1100Wh independente da temperatura, gasta cerca de 5~5.2A depois de ligado e com um tempo funcionando.

 

Os chuveiros são usados todos em modo verão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo

 

Então, a primeira medida é ver se existe alguma fuga de corrente na sua instalação.. A ideia de desligar todos os equipamentos da instalação, serve justamente pra esse fim: se a casa tá energizada, mas não tem nenhum equipamento ligado nela, na teoria, o consumo de energia para, parando o relógio de consumo.. Isso deve acontecer na prática, na sua casa..

 

Se isso não acontecer, precisa identificar onde está o problema.. Dependendo da instalação, dará mais ou menos trabalho..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que geladeira, freezer, chaleira elétrica também consomem muita energia. O consumo alto do ar condicionado é enquanto o compressor está ligado, só o ventilador funcionando o consumo é bem baixo. Se o ar condicionado estiver subdimensionado, com capacidade insuficiente de BTU/h,  não consegue baixar a temperatura e o compressor não desliga, causando um consumo altíssimo. A maneira mais simples de monitorar é anotar o consumo medido, de hora em hora ou um outro intervalo conveniente. Será fácil identificar os horários com consumo mais alto.

adicionado 8 minutos depois

E também fazer o teste sugerido pelo rsfaria.

adicionado 9 minutos depois

Fuga de energia é comum em instalações antigas ou executadas com material de baixa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

Ainda não tive oportunidade de fazer o teste... porém do dia 04/02 as 17:40 até 09/02 as 16:06 já foi 114kWh... Assim que tiver uma oportunidade irei fazer o teste...

 

(Essa informação foi retirada do relógio)

Procure falar com a companhia de energia amigo, seu medidor deve estar com problemas, ainda mais se for dos antigos, tipo aqueles GE dos anos 80.

 

Aqui tem dado altos consumos mensais também, mas são 2 splits ligados de 9500BTUs todas as noites, mais uma porrada de coisa ligada direto como PCs, TVs grandes (tenho uma Sony 65" que consome 179W e fica em média 5h por dia ligada), etc... mas mesmo assim quando der vou desligar tudo da tomada (tudo mesmo) e ver se o medidor (novo, tem 4 anos) continua girando. Tenho uma séria suspeita que há algum ou alguns pontos de fuga de corrente na minha residência. Pra você ter uma ideia no mês passado veio 750 reais de energia elétrica, e olha que nem era a famosa "bandeira vermelha" aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov é antigo, eletricomecanico, porém ... Literalmente suponho 12 horas de consumo (noite toda) 19:00 até 7:00

 

@simforoso pedi uma solicitação para revisarem o padrão completo e a resposta dos próprios que estavam no dia era que passaram uma máquina e que tava tudo ok. 

 

Creio que pode ser realmente o ar condicionado... Só creio... A TV é outra que consome muito uns 260W durante mais de 12 horas ligada... (Ainda não é led)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Arthur Guillermo disse:

 

@simforoso pedi uma solicitação para revisarem o padrão completo e a resposta dos próprios que estavam no dia era que passaram uma máquina e que tava tudo ok. 

 

Creio que pode ser realmente o ar condicionado... Só creio... A TV é outra que consome muito uns 260W durante mais de 12 horas ligada... (Ainda não é led)

Ar condicionado é tenso mesmo, mas como esse verão de 2018/2019 está sendo muito atípico com temperaturas batendo recordes todos os dias quase, é impossível ficar sem um ar condicionado pelo menos para dormir. Sua TV gasta pra caramba hein, eu já estava assustado com minha Sony 4K LED gastar 179W máximo... a sua deve ser plasma, correto? Elas tem uma imagem incrível, mas o consumo é algo surreal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@simforoso LCD se não me engano, não acho a imagem tão boa assim, prefiro imagem de led kk

 

(OBS: acho que ela é de 50" e tem esse gasto)

Pensei que fosse plasma para passar dos 250W assim. Minha TV do quarto, uma LG LED 49" gasta 100W apenas, o que pega mesmo é a Sony 65" LED 4K da sala. A minha LG é até econômica gastando 100W sendo que a tela é enorme para um quarto (49").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que fazer o teste de consumo como já sugerido, pois não está descartada uma fuga de energia. A concessionária não tem nenhuma preocupação quanto a isso. O consumo do ar é quase 5 vezes maior que o da TV. Observe também se o compressor ("motor") do ar condicionado desliga de tempos em tempos, tal como ocorre na geladeira.

 

Aqui tem ocorrido muitas reclamações de faturas altas. Teve um caso emblemático que o consumidor recebeu a fatura de dezembro com o valor de 25 mil e a de janeiro de 34 mil reais. Um apartamento de 60 m2 e sem ar condicionado. Nesse caso a concessionária reconheceu que o medidor estava completamente maluco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Creio que sejá isso que esteja consumindo mesmo, é de 12000BTU/h, só que como é uma parte sem isolamento da segunda sala, nunca gela... não consegue entrar no modo só ventilar pois não tem capacidade de gelar... Não sei dizer sobre o tamanho do local, porém como não se baseia só nele a ideia atual é conseguir pelo menos uma cortina para impedir o ar sair tanto para os outros cômodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...