Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de Linha/DPS sem Aterramento?


Posts recomendados

Moro em um prédio alugado e antigo, que não possui aterramento em nenhuma tomada (tanto é que elas ainda são no padrão de 2 pinos).

 

Pensei em comprar um filtro de linha/DPS Clamper Multiproteção 8 ou Upsai FHT-1200 para proteger o meu PC, mas pelo que andei lendo, com o lugar onde se mora não tendo aterramento, usar tais aparelhos seria praticamente inútil, o mesmo que não usar nada.

 

A informação realmente procede? E se sim, que método alternativo de proteção eu poderia utilizar sem ter aterramento?

 

Agradeço desde já para quem puder me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
51 minutos atrás, MariSchneider12 disse:

 

Obrigada! Mas que tipo de proteção eu teria sem aterramento? Contra raios, não, né?

Teria a proteção contra surtos de tensão no modo diferencial, isto é, aqueles que se estabelecem entre fase e neutro, derivados, em sua maioria, pelo chaveamento da rede elétrica, pelo desligamento e ativação de máquinas, de motores em geral, desde seu liquidificador até o motor do elevador, ai no seu prédio até motores mais pesados de alguma serralheria ai de perto.  

O que terias parcialmente seria a proteção contra distúrbios derivados de descargas elétricas, raios e derivados, embora o fio neutro possa agir de um modo assemelhado ao de um fio de aterramento. É importante que se use um bom filtro de linha com varistores entre fase e neutro, entre fase e terra e entre terra e neutro..

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2019 às 21:29, faller disse:

Teria a proteção contra surtos de tensão no modo diferencial, isto é, aqueles que se estabelecem entre fase e neutro, derivados, em sua maioria, pelo chaveamento da rede elétrica, pelo desligamento e ativação de máquinas, de motores em geral, desde seu liquidificador até o motor do elevador, ai no seu prédio até motores mais pesados de alguma serralheria ai de perto.  

O que terias parcialmente seria a proteção contra distúrbios derivados de descargas elétricas, raios e derivados, embora o fio neutro possa agir de um modo assemelhado ao de um fio de aterramento. É importante que se use um bom filtro de linha com varistores entre fase e neutro, entre fase e terra e entre terra e neutro..

 

Obrigada novamente! Uma última dúvida: esses modelos que eu citei, Clamper Multiproteção 8 e Upsai FHT-1200, possuem os requisitos que você mencionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, MariSchneider12 disse:

 

Obrigada novamente! Uma última dúvida: esses modelos que eu citei, Clamper Multiproteção 8 e Upsai FHT-1200, possuem os requisitos que você mencionou?

Sim, ambos tem, cheque você mesmo ai nas figuras. Tem de ter ao menos 3 varistores, certo???

 

FHT1200 da Upsai:

image.png.3a5c119e78eb61b475281d5a9e2f4cff.png

 

Multiproteção da Clamper

ClampersemcontadoreClampercomcontadordes

 

iClamper de 5 tomadas

image.png.e5abb69fccd1ccb3287ff2087c62c5c0.png

 

 

Os varistores são aqueles azuizinhos..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/02/2019 às 09:56, faller disse:

Sim, ambos tem, cheque você mesmo ai nas figuras. Tem de ter ao menos 3 varistores, certo???

 

FHT1200 da Upsai:

image.png.3a5c119e78eb61b475281d5a9e2f4cff.png

 

Multiproteção da Clamper

ClampersemcontadoreClampercomcontadordes

 

iClamper de 5 tomadas

image.png.e5abb69fccd1ccb3287ff2087c62c5c0.png

 

 

Os varistores são aqueles azuizinhos..

 

Mais uma vez, obrigada!

 

Naverdade, o modelo da Clamper que eu me referia era este: http://www.clamper.com.br/product/clamper-multiprotecao-8/

 

Mas pelo que vi na ficha técnica, ele também possui os varistores que você falou, então posso comprar tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, MariSchneider12 disse:

 

Naverdade, o modelo da Clamper que eu me referia era este: http://www.clamper.com.br/product/clamper-multiprotecao-8/

É exatamente esse que te mostro na segunda figura por mim postada, só que naquela figura ele não é plástico preto e sim transparente..

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@faller meu problema é o mesmo da autora do tópico.

 

Estou pra adquirir o Clamper Multiproteção 8.

 

Porém minhas tomadas de casa são 2 pinos.

 

Vi que o Clamper Energia + Ethernet possui o sistema SLFP, que garante proteção mesmo na ausência de sistema de aterramento, mas isso é voltado para os plugues do cabo de rede e não para tomada, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 15/02/2020 às 20:39, Andrei ZP disse:

@faller meu problema é o mesmo da autora do tópico.

 

Estou pra adquirir o Clamper Multiproteção 8.

 

Porém minhas tomadas de casa são 2 pinos.

 

Vi que o Clamper Energia + Ethernet possui o sistema SLFP, que garante proteção mesmo na ausência de sistema de aterramento, mas isso é voltado para os plugues do cabo de rede e não para tomada, correto?

Prezado boa tarde,

 

Pelo que eu entendi lendo diversos posts aqui no fórum e vídeos no Yotube da própria Clamper e através de e-mails trocados com a assistência técnica do fabricante do mesmo, bastaria você trocar a sua tomada de 2 pinos (aqui no apto é o mesmo problema - prédio com mais de 60 anos) e plugar o filtro de linha da Clamper (não use adaptador-adaptador pode ter folga). Ele possui uma proteção diferencial: Fase/Neutro e Fase/Fase, além é claro do: Fase/Terra e Neutro/Terra que no seu caso e no meu caso não vai funcionar.

 

Somente mais 2 detalhes: Ela não fabrica mais o Clamper Multiproteção 8 + DPS, foi substituído pelo iClamper Multiproteção 8 + DPS e o motivo é o seguinte: o DPS tem vida útil, à medida que vão surgindo surtos na linha ele vai absorvendo e se degradando até o led de indicação Ativo se apagar. Sendo que nos modelos antigos ficava passando corrente no DPS (foi o que eu entendi) e já nos modelos novos é interrompido a passagem de corrente. Agora estou tentando tirar com eles a seguinte dúvida: E o aparelho continua funcionando como um bom filtro de linha ou morre de vez.

Outro detalhe o led de aterramento foi eliminado. Agora só possui o led de vida útil do DPS.

 

Muitas lojas continuam anunciando o produto como Clamper e com fotos antigas, mas na hora de entregar, entregam o iClamper novo (tanto com 8 e com 5 tomadas). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...