Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PCH/Chipset da placa-mãe Superaquecendo


Posts recomendados

Tenho um PC que é apenas para uso doméstico, assistir filmes, verificar e-mails etc.

De um mês para cá notei via HW Monitor e outros programas, que o PCH da placa-mãe está aquecendo, em dias de muito calor está chegando a 100°. Hoje a temperatura aqui na cidade é de 30° e está marcando 84°.

 

Configuração do PC:

placa-mãe: MSI h61m-e22/w8;

Processador: Intel G2020;

Memória de 4 GB DDR3;

Armazenamento: SSD de 120Gb;

Fonte: Corsair CX 450 (Nova);

Gabinete: Cooler Master k280.

 

Procedimentos já realizados:

 

Troquei a fonte para essa da Corsair, anteriormente estava com uma fonte genérica;

Troquei o gabinete, estava com um gabinete básico;

Acrescentei Fans para melhorar a circulação de ar;

Removi o dissipador de calor, essa placa usava Thermalpad e substitui por pasta térmica de prata da Cooler Master (não lembro o modelo exato);

 

Estou sem opções, entendo que o software muitas vezes não traz a real temperatura, porém é estranho uma temperatura tão elevada sendo que antes não estava acontecendo isso.

Fazendo o teste com o dedo direto no dissipador não aparenta estar tão quente. Sinto também algumas travadas assistindo vídeos no youtube.

 

Já aconteceu com mais alguém?

 

Perdoem-me se o tópico está em local inadequado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma placa-mãe idêntica e o chipset mal esquenta mas tem que levar em conta que eu uso placa de vídeo então não demanda muito do chipset, talvez se você colocar uma placa offboard resolva, mesmo que seja uma dessas fraquinhas. Outra opção seria colocar um pequeno fan de 40mm em cima do dissipador, não é bom deixar o chipset esquentar muito porque dar problema de solda bga no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz o que você mencionou, peguei uma placa de vídeo antiga que estava aqui sem uso, porém não mudou nada. Nesse exato momento está batendo 112º, não sei se posso confiar totalmente nesses programas de medição, mas também não consigo ignora-los. Placa de vídeo utilizada é uma 8600 GT (bem antiga). Todas as demais temperaturas estão normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Odorizzi Como estão colocados os fans do pc? Tem algum na direção do PCH?

 

Em 09/02/2019 às 19:42, Diego Odorizzi disse:

Removi o dissipador de calor, essa placa usava Thermalpad e substitui por pasta térmica de prata da Cooler Master (não lembro o modelo exato)

Tem como por uma foto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um fan de 120mm retirando o ar quente do gabinete e outro de 120mm jogando ar frio pela lateral diretamente no PCH.

 

Segue fotos do mesmo.

 

Será que teria a necessidade de colocar outro Thermalpad ou somente a pasta já teria que ser suficiente. Pela foto acredito que a pasta é suficiente, e se for colocar outro Thermalpad penso que 0,5mm seria o ideal, ou não?

Foto 1.jpg

Foto 2.jpg

Foto 3.jpg

Foto 4.jpg

Foto 5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da a impressão de que está com excesso de pasta devido ao Thermalpad anterior, acabou ficando grudado e não sai, somente com solvente, o que considero arriscado aplicar. O teste do dedo já fiz várias vezes, algumas não dava de deixar o dedo, outras poderia deixar normalmente, e o HwMonitor apresentando praticamente a mesma temperatura em ambos os testes. Realmente já fiz de tudo, não sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...