Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock em ryzen 5 2600x e placa-mãe b350et2


NAREBOX

Posts recomendados

E aí, pessoal.

 

Então, gostaria de uma ajudinha com meu processador ryzen 5 2600x. Comprei ele e uma B350ET2. Percebi que essa placa não é a melhor opção para o ryzen em questão de dar uma brincada no Overclock, essas bios até tem como fazer um overzinho mas não foram completamente feitas para isso. 

 

Eu queria manter todos os núcleos do meu processador em 4.25GHZ, mas o painel de overclock da minha placa-mãe é horrível e bagunçado. Eu até consigo dar uma brincada em até 4.1GHZ usando o AMD RYZEN MASTER, mas na maioria das vezes eu preciso alterar muito o clock, às vezes chegando em 1.45V, enquanto alguns conseguem facilmente meter 4.2GHZ usando apenas 1.385V. A temperatura fica perfeita, quase nunca sai dos 65º rodando stress 100% nos 6 núcleos no CPUZ, e em jogo não sai dos 55º em até 62% de uso.

 

Eu sei que a nova tecnologia implementada no ryzen necessita muito mais do clock das memórias, coisa que eu ainda não sei mexer muito bem no RYZEN MASTER.  

 

Vou deixar duas prints; uma do painel do RYZEN MASTER, e outra do painel de overclock da minha placa-mãe.

 

Espero de coração que alguém possa dar uma força, mas acredito que vou ter que comprar uma placa-mãe melhor, tipo uma x450 ou x470.

 

Muito obrigado! 

 

-Rhuan

 

image.thumb.png.1ab0c44f4a695efdc381777fbcd0b5e3.png

20190210_035359.thumb.jpg.49d6da49c4351c1d372ca241d22d7522.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

17 horas atrás, Shaman93 disse:

Duas perguntas básicas... Qual a sua configuração completa, incluindo marca e modelo da fonte, e por que você quer fazer overclock?

 

 

Quero ter um pouco mais de desempenho em um simulador que puxa muito processador, mas o real motivo é por experiência mesmo. Comprei o watercooler recentemente e também quero ver até onde ele consegue aguentar tranquilo. 

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu recomendo fazer OC sempre pela BIOS, eu particularmente não conheço a BIOS da sua placa-mãe, estou habituado apenas a usar mobos da Gigabyte. Mas basicamente você vai tirar os clocks e voltagens do auto e setar manualmente. Tente pesquisar alguns videos no YT que provavelmente você encontrará algo.

 

Sugestão, seja paciente, demora pra aprender e chegar em um OC estável, você vai perder bastante tempo reiniciando e rodando testes no PC, então comece a mexer nisso quando tiver tempo. Além disso cada um tem um "jeito" pra fazer OC, você vai reparar quando começar a pesquisar mais sobre o assunto, vá testando até achar o que funciona melhor pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Zucchini disse:

Eu recomendo fazer OC sempre pela BIOS, eu particularmente não conheço a BIOS da sua placa-mãe, estou habituado apenas a usar mobos da Gigabyte. Mas basicamente você vai tirar os clocks e voltagens do auto e setar manualmente. Tente pesquisar alguns videos no YT que provavelmente você encontrará algo.

 

Sugestão, seja paciente, demora pra aprender e chegar em um OC estável, você vai perder bastante tempo reiniciando e rodando testes no PC, então comece a mexer nisso quando tiver tempo. Além disso cada um tem um "jeito" pra fazer OC, você vai reparar quando começar a pesquisar mais sobre o assunto, vá testando até achar o que funciona melhor pra você.

Que comentário lindo de ler. Então, eu manjo um pouco de overclock porque passei anos usando um FX 6300 no over, deu pra extrair muita experiência. O negócio mesmo é que eu não sei muito como funciona o sistema de overclock nos novos processadores da AMD, agora parece ser mais exigente mexer no clock da memória mesmo que o overclock no processador seja de poucos GHZ. A BIOS dessa minha placa-mãe é horrível, até hoje não encontrei nenhum vídeo de overclock com ela. 

 

Acredito que terei que comprar uma placa-mãe melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que não seja necessário trocar a placa-mãe. Uma coisa importante é sempre fazer o OC do processador antes de fazer o OC nas memórias.

 

A tensão segura para os Ryzen é de até 1.35v para uso diário, 1.45v não é recomendado para o dia a dia. Minha sugestão é você colocar 1.30v e ver até qual clock você consegue chegar com estabilidade. Caso não esteja satisfeito vá subindo até ficar próximo dos 1.35v, use o HWiNFO64 pra acompanhar as temperaturas, principalmente o VRM, cuidado pra não superaquecer ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Zucchini disse:

Acho que não seja necessário trocar a placa-mãe. Uma coisa importante é sempre fazer o OC do processador antes de fazer o OC nas memórias.

 

A tensão segura para os Ryzen é de até 1.35v para uso diário, 1.45v não é recomendado para o dia a dia. Minha sugestão é você colocar 1.30v e ver até qual clock você consegue chegar com estabilidade. Caso não esteja satisfeito vá subindo até ficar próximo dos 1.35v, use o HWiNFO64 pra acompanhar as temperaturas, principalmente o VRM, cuidado pra não superaquecer ele.

O problema mesmo é que a BIOS dessa placa-mãe não informa o clock e tensão em números exatos, mostra só em 0.100V, 0.040V e o modo GHZ em 100.8GHZ, 108.1GHZ e por aí vai. Posso postar um print aqui pra você se quiser. Não sei qual opção escolher porque não sei qual o clock e tensão BASE no momento da alteração, além dos 3.60GHZ do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Trabalha com subtração, faz um acréscimo nesses campos e com o HWiNFO64 vê quais foram os resultados obtidos, subtrai pelo valores que você definiu e assim você descobre qual é a base. Hahaha

 

A partir dai você vai tentando ajustar. Hoje meu OC está conforme o print, como não uso nada pesado para o processador e meu gabinete é um ITX (sem muito espaço pra ventilar o VRM) eu acho que esta configuração está ideal, tensão relativamente baixa, clock 23% mais alto do que o padrão e temperaturas baixas.

QQaFq6Y.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Zucchini disse:

Trabalha com subtração, faz um acréscimo nesses campos e com o HWiNFO64 vê quais foram os resultados obtidos, subtrai pelo valores que você definiu e assim você descobre qual é a base. Hahaha

 

A partir dai você vai tentando ajustar. Hoje meu OC está conforme o print, como não uso nada pesado para o processador e meu gabinete é um ITX (sem muito espaço pra ventilar o VRM) eu acho que esta configuração está ideal, tensão relativamente baixa, clock 23% mais alto do que o padrão e temperaturas baixas.

QQaFq6Y.png

 

Certo. O problema mesmo é quando não funciona eu preciso dar um reset na bios, daí tenho que remover a placa de vídeo e a bateria da placa-mãe. Vou fuçando aos poucos xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, BRNRM2797 disse:

O problema mesmo é quando não funciona eu preciso dar um reset na bios, daí tenho que remover a placa de vídeo e a bateria da placa-mãe.

Nossa, mas por que? Aqui quando trava por instabilidade (tela preta ou congela) eu desligo o PC no botão e quando ligo novamente e BIOS fica na versão padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Zucchini disse:

Nossa, mas por que? Aqui quando trava por instabilidade (tela preta ou congela) eu desligo o PC no botão e quando ligo novamente e BIOS fica na versão padrão.

 

Eu não faço ideia. Toda vez que faço um over errado, preciso remover uma porrada de coisa pra dar reset na bios, preciso até remover o jumper do clear cmos. É bem complicado dar um overclock no processador usando essa minha placa-mãe, acho melhor eu juntar uma grana e comprar uma placa-mãe melhor. Acho que até R$550.00 eu encontro uma placa-mãe bacana, tipo uma B450 da MSI, ASUS ou  GIGABYTE. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem estranho isso mesmo, torna bem inviável o processo, o certo seria ela voltar a configuração padrão depois do reset. Qualquer desligamento que não seja o normal minha placa volta para o perfil em stock e eu tenho que dar load no perfil com o OC, até se desligar por falta de luz quando eu reinicio o PC a BIOS está no padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...