Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 3330 e GTX 1050: crash em jogos e telas azuis


Posts recomendados

Recentemente comprei uma GTX 1050 2gb, tenho um i5 3330 8gb de ram e uma placa-mãe St 4265, fonte 500w real e 2 ventoinhas pra refrigerar, bom, o Pc tem desempenhado bem mas de vez em quanto os jogos apresentam problemas...poderia ser gargalo ? Fora algumas telas azuis de vez enquanto mas não creio ser isso já que já aconteciam antes de trocar a placa de vídeo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Paulo Vitor18 Essa fonte é um produto bomba e você, infelizmente, foi enganado ao comprá-la. Pode ser a causa dos problemas do seu computador e, mesmo que não seja, não é confiável e tende a lhe trazer dores de cabeça.

 

Comprou onde?

 

Além das telas azuis, poderia descrever melhor o que chama de "problemas"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente crash nos jogos...n sei se poder ter alguma coisa a ver com a fonte mas nunca se sabe né...a tela azul mais frequente era irql not less, algo assim, pesquisei e vi que esse problema n tinha a ver com as memórias RAM, fiz testes e n deu problema nelas mas aí parou de dar essa tela azul, na vdd as frequências de tela azul caíram bastante o que me faz pensar que fosse por causa das temperaturas, aqui no RJ tava fazendo MT calor e deu uma melhorada, agora quando da tela azul da mas n tem erro, n consigo ver o motivo da tela azul, jogo fortnite, desde by daylight e lol e todos os 3 apresentam problemas de vez enquanto...um jeito que eu dei foi por o windows naquelo modo mais leve, que fica parecendo até o XP, aí quase n apresentam problemas mas é incômodo saber que a qualquer momento meu jogo pode simplesmente fechar

adicionado 1 minuto depois

Aproveitando da sua boa vontade, poderia olhar um outro tópico meu na sessão da placas mãe ? Precisava saber algo sobre uma bios de uma placa-mãe de um amigo mas ninguém responde 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Paulo Vitor18 Os problemas que você descreveu são típicos de fonte falhando, mas podem ter outras causas também. Verificou as temperaturas em jogo utilizando o MSI Afterburner e o HW Monitor? Siga o tutorial abaixo.

 

 

De qualquer jeito é recomendável trocar essa fonte, já que ela é uma bomba relógio. Você tem um computador legal, não arrisque usando fonte ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema é n saber quando vou ter dinheiro pra uma fonte melhor :( meu Pc é bom mas é resultado de anos montando, fiquei extremamente desanimado agora...sobre as temps, uso o hwmonitor mas ele só mostra as temps do HD quando estou com jogos abertos, mais tarde quando ligar o PC vejo o vídeo que você me mandou, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Paulo Vitor18 O tutorial que lhe indiquei está todo em texto, não vídeo. É bem simples configurar o MSI Afterburner, você vai ver. Com ele, as informações são mostradas no jogo em tempo real.

 

Sobre a fonte, infelizmente não foi boa compra. Não deixe de nos consultar antes de adquirir algo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Vitor18

 

Gargalo não é o problema, qualquer i5 3xxx leva de boa essa gtx1050, já essa fonte é estranha, eu não confiaria nela.

 

Eu já tive esse tipo de problema antes, que eu me lembre  é um problema de driver de vídeo ... na tela azul ele menciona o arquivo "atikmdag.sys"?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Fiz os testes com o afterburner e não vi nada de mais.....o que eu deveria ver se o problema fosse na fonte ?

 

@Fernando_maluco Nunca reparei, na próxima vez vou tentar achar, já tem uns dias que não da a famosa tela azul mas de 2 dias pra cá atualizei o driver da placa de vídeo, o próprio programa da nvidia q pediu e de vez enquanto a tela pisca por alguns segundos e aparece uma mensagem do win dizendo que o driver parou mas se recuperou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Vitor18

 

De repente com essa correção, o problema nem aparece mais, o nome do arquivo "atikmdag.sys" (ou atikmpag.sys) fica no meio pro fim da mensagem.

 

É bom substituir sua fonte, qualquer Corsair cx450 leva sua configuração tranquilamente, de repente alguém aqui pode ter indicar outra com bom custo benefício.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Fernando_maluco disse:

Gargalo não é o problema, qualquer i5 3xxx leva de boa essa gtx1050, já essa fonte é estranha, eu não confiaria nela.

Não é estranha, infelizmente. Aparece com certa frequência. É ruim mesmo e muita gente ainda compra.

 

2 horas atrás, Paulo Vitor18 disse:

Fiz os testes com o afterburner e não vi nada de mais.....o que eu deveria ver se o problema fosse na fonte?

O que seria "nada demais"? Se você não passar as informações, não tenho como te ajudar... Você tem que observar as temperaturas e me informar os valores. O objetivo do Afterburner é ver se há problema com as temperaturas.

 

E a fonte é um problema de qualquer jeito, por ser genérica e insegura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD eu acho que ela que tem resfriamento bom mano, fora que tenho 2 ventoinhas no gabinete, ela quando n estou jogando fica a 25 graus...30-40 é bem alto em relação a temperatura em idle....testei no fortnite mas também jogo lol e dead by daylight, todos os 3 apresentam problemas mas o interessante é que no cs Go nunca apresenta problemas....

adicionado 21 minutos depois

Quando eu tô com um jogo aberto os clocks dela sobem sozinhos e sobem muito, é normal ? image.thumb.png.8cd48f95e4ddb0707263c0f2cc03d95e.png

adicionado 48 minutos depois

OBS: esses problemas seriam os crashs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Paulo Vitor18 Nenhuma GTX 1050 vai operar a 40ºC em elevada carga. Ou há um problema nas leituras ou, como mencionei, a placa não está sendo aproveitada ao máximo de seu potencial. Verifique as porcentagens de uso dela e do processador. Em qual resolução você joga? E em qual opção de qualidade colocou cada jogo? Travou o vsync em algum caso?

 

Lembrando que as leituras devem ser feitas dentro do jogo, conforme indicado no tutorial que mencionei, e não minimizando para olhar.

 

Sim, é normal que o clock suba automaticamente com jogos abertos. Em idle, a placa reduz a tensão e o clock para economizar energia, já que não precisa de seu poder de processamento máximo. A diferença entre o clock idle e o clock load é bem grande mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No fortnite onde eu testei eu jogo com resolução 3d, a qualidade da imagem, em 100% a distância de visão em médio e o resto no low, vsync desativado, vou me atentar a quantidade de uso da GPU em um próximo teste, meu afterburner n tá mais mostrando os dados na tela, vou ter que reinstalar mas os dados que te passei até agora foram com o jogo aberto mesmo, bom as vezes fico na casa do meu pai vezes em minha mãe, na minha tenho um monitor 1366x768 aqui no meu pai onde fiz os testes é 1024x768 mas no jogo em tela cheia ele diz que está em 1280x720. Obrigado pela ajuda, espero que possa me indicar o problema no final, obrigado mesmo.

adicionado 0 minutos depois

Próximo teste vou por tudo em Full e ver como a placa se comporta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Ai, fiz teste no PUBG mobile da tencent, é um joguinho bem pesado por conta de ser emulado, em alguns momentos a placa de vídeo chegou a 70%, é só de vez enquanto, na maioria do tempo fica a 30% 40% mas significa q ela pode sim chegar a potencias mais altas e tambem a temp subiu como da pra ver, ou seja, a fonte tá dando energia suficiente pra ela, o outro print no fortnite ela ficou a 40% porque quis XD

image.thumb.png.2491625b41c67c5b4cb0f18528c86ad9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Paulo Vitor18 Essa resolução é bem baixa, a placa de vídeo fica suave. O processador, por outro lado, pode limitar a taxa máxima de frames (gargalo). E emuladores como esse pesam para o lado do processador, não da placa de vídeo. O baixo uso aí explica a temperatura baixa: a placa não está fazendo esforço. 

 

Uma fonte de alimentação vai muito além do "funciona x não funciona", do "mandar energia ou não". Você tem aí parâmetros de eficiência, estabilidade de tensões, níveis de ripple e por aí vai. Fontes genéricas como a sua tendem a entregar energia ruim, e níveis elevados de ripple ou instabilidade de tensões podem provocar exatamente telas azuis e crashs em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD por incrível e estranho que parece já tem mais de uma semana que não da tela azul....jogando lol essa semana deu crash 2 vezes mas o que me preocupar é q já aconteceu 2 vezes da tela congelar, a famosa congelada com som robótico saindo no fone, fiz teste de stress com o fumark na GPU por uma hora, nenhum problema, temp máxima foi de 63 graus na resolução 1366x768, fiz teste de stress do cpu-z na CPU por 8 horas, 100% de uso temp máxima 55 graus se n me engano, teste do crystaldiskinfo deu HD saudável, teste de memória ram do Windows deu ok, só me restam placa-mãe e fonte....um amigo meu que mexe com pc morava longe mas ele tá voltando pra cidade, vou tentar testar outra fonte e ver no que dá....estou realmente preocupado em perder algo do meu setup.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...