Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de led em protoboard com resistores em série


rodr1goc

Posts recomendados

Boa tarde à todos! Estou iniciando no mundo da eletrônica, e por ainda ser leigo no assunto, estou encucado com uma coisa: estava montando um circuito simples em uma protoboard, com uma fonte de 12V e um led difuso de 5mm. Acontece que para não queimar o led, utilizei 2 resistores que somaram 560 ohms. O local onde ligo o led, coloquei 2 jumpers e aferi com o multímetro (antes de colocar o led para não queima-lo) , e a medição deu 12,36V. Quando insiro o led no mesmo local, o led não queima, e ao aferir seus polos, tinha 2,9V passando. Gostaria de saber por que quando tentei medir com o jumper, no local em que se coloca o led, não me deu a tensão minimizada pelos resistores? Agradeço à todos!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistor não diminui tensão, sua função é diminuir a corrente. 

E para que haja corrente é preciso fechar o circuito. 

Sendo o multímetro apenas um medidor, ele não fecha o circuito completamente. A corrente fica muito baixa e acaba direcionando a tensão toda ao multímetro. 

Com o led fica diferente, pois aí passa a ter corrente no circuito. Então a tensão da fonte passa a se dividir entre o resistor e o led. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

@Mestre88  Muitíssimo obrigado por sua explicação! Finalmente consegui entender o que se passa, estava ficando doido já!! Só mais uma dúvida, se não for abusar demais: eu usei dois jumpers pra energizar o outro lado da protoboard e ligar mais leds. Acontece que liguei mais 1 led azul e 1 verde. Ao adicionar 1 amarelo, todos os outros apagaram. Se eu retiro o led amarelo e substituo por um verde ou azul, vários ficam ligados sem problema. As especificações de todos os leds são as mesmas: 2V/20mA.  Existe alguma explicação pra isso ou eu estou fazendo algo errado? Me recomenda algum bom material para iniciantes em eletrônica? Cara, muitíssimo obrigado novamente! Deus abençoe a sua gentileza!!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Leds de cores diferentes consomem correntes diferentes. 

O amarelo é o que consome mais energia. 

Como a eletricidade segue sempre o caminho mais fácil, ela vai para o que gasta mais, então acende o led amarelo e não sobra energia para os outros. 

Quando tiver Leds de várias cores tem que ter um resistor pra cada led. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...