Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disposição de coolers no gabinete (super aquecimento)


Posts recomendados

Boa tarde galera! 

 

Comprei um i5 9600k e instalei em uma placa-mãe z370m aorus gaming.
Coloquei nesse gabinete Sharkoon TG5  https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=90278 

Estava usando o watercooler Maelstrom 120T, da DeepCool, porém a temperatura estava um pouco alta.
Foi então que resolvi procurar por air coolers e encontrei esse a pronta entrega e com um bom preço comparado aos noctua https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100112.

Agora estou utilizando dois coolers de 140mm em cima para retirar o ar quente de dentro do gabinete; 3 coolers de 120mm na frente para jogar ar frio pra dentro do gabinete e um atrás como exaustor também, além do aircooler no processador.
Ocorre que a placa de vídeo fica logo abaixo do air cooler, acredito que ela está liberando MUITO calor e o aircooler parece estar puxando o ar quente e jogando no processador. Em testes de stress, em poucos minutos a temperatura atinge 70~72 graus em 4.6mhz.

É válida alguma mudança na disposição dos coolers? O que posso fazer? Gastei uma nota com coolers e aircoolers já e a temperatura, NECO. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lhe asseguro com toda certeza que não mudará nada, também tenho o mesmo problema, já tentei de tudo, o que mais deu resultado foi colocar fans de alto CFM e trabalhar com uma curva agressiva, mais se você é daqueles que se importa com barulho... é quase um avião levantando vôo quando abro aplicações pesadas, também resolve se colocar um wt de 240mm em cima ou de 360 na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Samuel SC disse:

Lhe asseguro com toda certeza que não mudará nada, também tenho o mesmo problema, já tentei de tudo, o que mais deu resultado foi colocar fans de alto CFM e trabalhar com uma curva agressiva, mais se você é daqueles que se importa com barulho... é quase um avião levantando vôo quando abro aplicações pesadas, também resolve se colocar um wt de 240mm em cima ou de 360 na frente.

Então bro, eu tenho 3 viper akasa no gabinete, 2 em cima e 1 atrás, fluxo de ar chega 80 e poucos em cada, porém o barulho em full speed é ENSURDECEDOR. 
O meu problema está justamente nisso, a temperatura só melhora com os coolers em full speed, eu não entendo, tenho ótimos coolers, são 6 coolers dentro do gabinete fazendo o fluxo de ar + o aircooler no processador.
Não da pra ficar o dia todo com os coolers em full speed.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Samuel SC disse:

Só pra complementar, uso um i7 7700k e ele trabalha a 85 graus em stress em temp ambiente de 35 graus, o aircooler é um zalman extreme tem mais de meio Kiko de cobre e alumínio.

@Samuel SC Cara, e esse air cooler que eu comprei tem termômetros externos, quando a temperatura chega a 70 ele começa a piscar em vermelho da um desespero da *****

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, esses processadores de alta performance tão meio esquentados mesmo, o jeito e investir num wt parrudo mesmo se não quiser se encomondar, também é importante frisar que suas tempo nãos estão tão altas pra este processador até 80 graus tá tranquilo, ele nem causa trotling, mais sei como é, qua tô mais frio melhor...

adicionado 5 minutos depois

Desculpe os erros de português, é que estou no celular...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Samuel SC disse:

pois é, esses processadores de alta performance tão meio esquentados mesmo, o jeito e investir num wt parrudo mesmo se não quiser se encomondar, também é importante frisar que suas tempo nãos estão tão altas pra este processador até 80 graus tá tranquilo, ele nem causa trotling, mais sei como é, qua tô mais frio melhor...

adicionado 5 minutos depois

Desculpe os erros de português, é que estou no celular...

Sim, eu estive olhando e as temperaturas realmente não estão das mais altas, porém eu acredito que com o investimento que fiz, posso melhorar isso aí, acredito que uma simples mudança de posicionamento e direção das ventoinhas pode me ajudar a reduzir alguns Cº.
Vou tentar remover o traseiro mas creio que não irá alterar muita coisa, estava pensando nos coolers superiores, vejo muita gente falando que utiliza os coolers de cima jogando ar para dentro do gabinete (o que pra mim não faz muito sentido pela simples lei da física).

adicionado 4 minutos depois

@FFmarini

11 minutos atrás, FFmarini disse:

@Thiago Zancan Faça alguns testes, o excesso de Fan pode atrapalhar o funcionamento do Cooler do Processador e a placa de Vídeo, desligue o o traseiro, já que você tem dois de 120 para tirar o ar quente.

Fui dormir as 3 da manhã essa noite fazendo testes de stress, quem acabou estressando fui eu.
Se eu desligar o ar condicionado a temperatura da cpu bate 70~74.
Tentei mexer nos dois coolers de cima, fazendo um empurrar ar pra dentro e outro pra fora..também não deu certo.
Seria uma boa testar com os dois puxando ar pra dentro por cima? Ta *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, também acho errado, pois irá gerar muita pressão positiva, 5 pra dentro e 1 pra fora, sem contar que os 5 trabalharão pesados, pois enfrentarão muito a resistência do ar... faça um teste, retire a tampa lateral e veja o quanto a temperatura baixa, essa diferença será o que a placa de vídeo esquenta ou não....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Samuel SC disse:

Sim, também acho errado, pois irá gerar muita pressão positiva, 5 pra dentro e 1 pra fora, sem contar que os 5 trabalharão pesados, pois enfrentarão muito a resistência do ar... faça um teste, retire a tampa lateral e veja o quanto a temperatura baixa, essa diferença será o que a placa de vídeo esquenta ou não....

Meu antigo gabinete era um versa c21 da thermaltake, muito alto, e todo perfurado para entrada e saída de ar, não tinha esses problemas.
Esse gabinete já é um pouco menor, mais singelo, com vidros na frente e do lado. O vento já entra com um pouco de dificuldade, porém coloco os 3 coolers da frente sempre em full speed.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gustavinhu disse:

@Thiago Zancan Tente tirar os fans originais frontais e coloque os Akasa Viper na frente para ver se melhora a entrada de ar.

Eu ja retirei os originais e coloquei 3 xigmatec 120mm XAF.  https://www.pichau.com.br/ventoinha-xigmatek-xaf-f1253-120mm-orange-white-cfp-dxgwl-ku3-box  (AIR FLOW +75.3 CFM)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O calcanhar de Aquiles destes gabinetes modernos é o design, pois pra parecer com visual agressivo eles tampam os coolers com detalhes atrapalhando o fluxo de ar, o meu é um Corsair Spec 04, eu furei a parte da frente todo com uma furadeira, pois a grade era só em 40% da frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Samuel SC disse:

O calcanhar de Aquiles destes gabinetes modernos é o design, pois pra parecer com visual agressivo eles tampam os coolers com detalhes atrapalhando o fluxo de ar, o meu é um Corsair Spec 04, eu furei a parte da frente todo com uma furadeira, pois a grade era só em 40% da frente...

Esse Sharkoon TG5 tem um bom espaço do vidro da frente até as ventoinhas, calculo uns 4 ou 5 cm, e as laterais são furadas e com filtro de poeira. 

sharkoon.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gustavinhu disse:

@Thiago Zancan fans boas e com boa pressão estática.

Tente fazer teste com o colega informou, deixando apenas 1 fan como exaustor.

 

Porém as Akasa tem maior CFM e pressão estática, eu tentaria colocar elas na frente e deixar 1 fan como exaustor.

Os meus akasa viper são de 140mm, no caso ao invés de 3 coolers de 120mm eu teria que usar apenas 2 de 140mm na frente, pois o gabinete não suporte 3 de 140mm na frente.
Será que dá bom?

adicionado 2 minutos depois
agora, Samuel SC disse:

Olha essa foto, e note a parte preta onde tem o símbolo da Corsair, a foto tá meia ruim mais é o que tenho no momento....

IMG-20190206-WA0055.jpeg

Essa posição do seu aircooler não favorece justamente a dissipação do calor da placa de vídeo para o processador? 

adicionado 6 minutos depois

Me ajudem a montar o setup correto. 

Possuo:  4 coolers akasa viper 140mm (max airflow 110.61 CFM )

               1 cooler akasa viper 120mm ( max airflow 83.63 CFM )

               3 cooler xigmatek xaf 120mm ( max airflow 75.30 CFM ) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Thiago Zancan disse:

Essa posição do seu aircooler não favorece justamente a dissipação do calor da placa de vídeo para o processador? 

Essa posição do cooler do processador é estranha, pois está pegando o ar quente que sobe da GPU. O correto seria ele estar virado para frente, pegando o ar frio que está entrando pelos 3 fans frontais e jogando o ar quente retirado do processador para o fan traseiro que trabalha como exaustor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, no meu está assim, dos três da frente, deixo o de baixo a 1800rpm contínuo (que é o suficiente para gerar um fluxo que eu sinto com a mão na parte furada de traz, em baixo da GPU, consequentemente expulsa o calor q ela gera) os dois de cima (na frente) são controlados por PWM juntamente com os de cima e o do CPU, e o de trás é original do gabinete, 1400rpm contínuo fazendo exaustão....

adicionado 2 minutos depois

@Erso ja trabalhei com essa configuração e não mudou nada, pois a tendência do calor é subir, e fará independente de como esteja.

adicionado 4 minutos depois

@Erso ja inclusive coloquei a placa no pci de baixo, não mudou nada e ficou muito estranho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, f_neto disse:

E a pasta térmica? 

E a fixação do cooler na placa-mãe?

 

As pastas térmicas a base de prata são as melhores e as mais caras

A fixação do cooler na placa-mãe tem estar bem uniforme, ou seja, pressão igual em todos os pontos.

@f_neto A pasta térmica eu utilizei uma que veio junto com o air cooler, me parece ser a base de prata também, pela cor.
Coloquei um pingo no centro.
Então, estou pensando em mexer na pressão dos pinos, porém SÃO HORRÍVEIS DE MEXER, tenho que desparafusar a placa-mãe inteira para mexer nisso. 

adicionado 6 minutos depois
8 minutos atrás, Samuel SC disse:

 

@Erso ja inclusive coloquei a placa no pci de baixo, não mudou nada e ficou muito estranho...

Não tinha pensado nisso, é valido pra um teste futuro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...