Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração completa para produtividade de escritório, foco em agilidade


Posts recomendados

@Skaertus2

Em 16/02/2019 às 14:28, Skaertus2 disse:

Você montou esse computador em uma loja específica?

Tive que buscar em lojas diferentes (Terabyte, Kabum, Pichau e CissaMagazine), porque nem todas as peças estão disponíveis.

Principalmente placa-mãe que está complicado de achar.

Montar é fácil, tem vários tutoriais na internet. Como o colega falou, tem que ficar atento aos fretes etc.

 

A realidade nos EUA é bem diferente, principalmente nos preços, aqui dá muita diferença. É um dos motivos de Intel vender bem lá e o Ryzen 5 2600 ser a principal escolha na linha Ryzen.

Em outro post montei 4 setups (2 Intel e 2 AMD) para o autor escolher, ele optou pelo Intel porque vai montar tudo nos EUA. Diferença entre os setups foi de $ 100,00.

 

Como o outro colega informou este site informa testes sintéticos, ideal é procurar review e testes conforme o que linkei, onde demonstra o resultado dele nos programas utilizados (PC Mark 10, etc).

Spoiler

O PCMark 10 é um programa de teste de desempenho que utiliza aplicativos reais para medir o desempenho do computador. Rodamos o teste padrão, que inclui testes de abertura de programas, navegação na internet, digitação de textos, edição de fotos, conversa por vídeo, edição de vídeo, vídeo conferência e renderização.

 

Sobre a placa-mãe para o I7 8700, em algumas começaram a apresentar problemas de temperatura no VRM (Thermal Throttling) e o processador baixa a frequência para aliviar isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gustavinhu disse:

@Skaertus2

Tive que buscar em lojas diferentes (Terabyte, Kabum, Pichau e CissaMagazine), porque nem todas as peças estão disponíveis.

Principalmente placa-mãe que está complicado de achar.

Montar é fácil, tem vários tutoriais na internet. Como o colega falou, tem que ficar atento aos fretes etc.

 

A realidade nos EUA é bem diferente, principalmente nos preços, aqui dá muita diferença. É um dos motivos de Intel vender bem lá e o Ryzen 5 2600 ser a principal escolha na linha Ryzen.

Em outro post montei 4 setups (2 Intel e 2 AMD) para o autor escolher, ele optou pelo Intel porque vai montar tudo nos EUA. Diferença entre os setups foi de $ 100,00.

 

Como o outro colega informou este site informa testes sintéticos, ideal é procurar review e testes conforme o que linkei, onde demonstra o resultado dele nos programas utilizados (PC Mark 10, etc).

  Mostrar conteúdo oculto

O PCMark 10 é um programa de teste de desempenho que utiliza aplicativos reais para medir o desempenho do computador. Rodamos o teste padrão, que inclui testes de abertura de programas, navegação na internet, digitação de textos, edição de fotos, conversa por vídeo, edição de vídeo, vídeo conferência e renderização.

 

Sobre a placa-mãe para o I7 8700, em algumas começaram a apresentar problemas de temperatura no VRM (Thermal Throttling) e o processador baixa a frequência para aliviar isso.

 

Obrigado.

 

A diferença de preços em relação aos EUA realmente é bem grande. Mas os processadores ainda são os mesmos e os programas a serem rodados são os mesmos. Por conta disso, topo pagar mais caro para não ser limitado pela tal “realidade brasileira”, que significa basicamente que tudo o que temos é de pior qualidade para alocar os altos impostos e a grande ineficiência dos gastos públicos. Quero um computador que realmente me satisfaça, e não um que atenda a um consumidor premido por circunstâncias economicamente adversas.

 

O que vi em discussões americanas é que o brasileiro tende a pagar mais por processadores AMD, porque veem mais custo/benefício. Os americanos tendem a pegar Intel, a não ser que os preços dos AMD sejam significativamente mais baixos. Por isso, os processadores da AMD seriam proporcionalmente mais caros aqui do que nos EUA (embora em ambos os países eles sejam mais baratos que os da Intel).

 

Quanto à placa-mãe, quais apresentaram throttling com o Core i7-8700? Não tinha visto isso ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 por nada, estamos aqui para ajudar na melhor decisão.

 

Então é uma longa conversa a respeito dos preços, mas concordo com o seu comentário.

Só a título de exemplo- link dos preços:

Ryzen 5 1600 - Brasil R$ 600,00, EUA $ 160,00;

Ryzen 5 2600 - Brasil R$ 800,00, EUA $ 165,00; Ele é +- 10% melhor que o 1600, e é 33% mais caro.

Core i7 8700 - Brasil R$ 1.827,00, EUA $ 315,00;

Core i7 8700K - Brasil R$ 1.999,00, EUA $ 380,00;

 

8 horas atrás, Skaertus2 disse:

Quanto à placa-mãe, quais apresentaram throttling com o Core i7-8700? Não tinha visto isso ainda...

Dá uma olhada neste vídeo - link

Edit: achei mais um vídeo, dá uma olhada 11:20 - link

 

Ao meu ver vale a pena investir um pouco mais na placa-mãe com dissipadores nos VRMs para garantir que terá o desempenho total do processador.

 

O ideal seria ir em uma loja física e verificar os dois PCs. Aqui onde moro o pessoal não tem Ryzen, só encomendando e olhe lá ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavinhu disse:

@Skaertus2 por nada, estamos aqui para ajudar na melhor decisão.

 

Então é uma longa conversa a respeito dos preços, mas concordo com o seu comentário.

Só a título de exemplo- link dos preços:

Ryzen 5 1600 - Brasil R$ 600,00, EUA $ 160,00;

Ryzen 5 2600 - Brasil R$ 800,00, EUA $ 165,00; Ele é +- 10% melhor que o 1600, e é 33% mais caro.

 Core i7 8700 - Brasil R$ 1.827,00, EUA $ 315,00;

 Core i7 8700K - Brasil R$ 1.999,00, EUA $ 380,00;

  

Dá uma olhada neste vídeo - link

Edit: achei mais um vídeo, dá uma olhada 11:20 - link

 

Ao meu ver vale a pena investir um pouco mais na placa-mãe com dissipadores nos VRMs para garantir que terá o desempenho total do processador.

 

O ideal seria ir em uma loja física e verificar os dois PCs. Aqui onde moro o pessoal não tem Ryzen, só encomendando e olhe lá ainda.

 

 

Obrigado pela ajuda novamente!

 

Quanto aos processadores, já tive alguma ideia do que esperar. Fui numa loja física no sábado e só encontrei processadores Intel para testar. Nada de AMD.

 

O que estou levando em conta na escolha do processador não é apenas o preço dele isolado, mas também o preço do cooler e da placa-mãe que serão necessários (e no caso de AMD, a velocidade da memória parece fazer mais diferença também).

 

Vou tomar por base os preço que encontrei na Terabyteshop, para facilitar.

 

Core i5-8600 3.1 GHz: R$ 1.232,62

Core i5-9600K 3.7 GHz: R$ 1.472,88

Ryzen 2 2700 3.2 GHz: R$ 1.455,52

 

A diferença parece valer a pena, pouco mais de R$ 200 para um desempenho melhor em ambos os casos. Mas o conjunto muda:

 

Core i5-8600 3.1 GHz: R$ 1.232,62

Gigabyte B360M DS3H: R$ 447,82

Total: R$ 1.881,83

 

Core i5-9600K 3.7 GHz: R$ 1.472,88

Gigabyte Z390M Gaming: R$ 755,92

Cooler PCYes Zero K Z1: R$ 65,11

Total: R$ 2.495,20

 

Ryzen 7 2700 3.2 GHz: R$ 1.455,52

Biostar B450MH: R$ 447,92

Total: R$ 2.104,73

 

A diferença do conjunto é muito mais significativa. O Core i5-9600K fica bem mais caro, e o Ryzen mantém a diferença para com o Core i5-8600. Mas não sei se as placas-mães escolhidas fazem tanta diferença. Essas placas-mãe não parecem ser tão fracas como a do seu vídeo, e não se que diferença fariam na prática. Pelo que vi, as placas-mães da AMD parecem ter mais funções (como suporte a USB 3.1 gen 2) em placas menos poderosas, por exemplo, mas não sei, sinceramente.

 

E não sei quanto ao cooler, isso é algo sobre o que tenho muita dúvida. Ouvi dizer que o cooler da Intel não é nada bom, especialmente para processadores mais poderosos como o i7-8700, e que pode ser bem barulhento, mas não encontrei as especificações técnicas dele. Não sei qual a velocidade, nem o nível de barulho, nem o airflow, nada. E li que o cooler que vem com os Ryzen pode ser barulhento também, embora seja melhor que os da Intel.

 

Há umas soluções de cooler baratos que encontrei, mas é difícil encontrar reviews decentes para coolers nacionais ou de baixo custo. Um cooler Empire DX-2011, um Alseye Aurora 120T, um PCYes Zero K Z2, por exemplo, como são? São melhores que o cooler da Intel? Mais silenciosos? Se eu comprar um Core i7-8700, vale a pena instalar um desses em vez do stock cooler? E se eu comprar um Ryzen? Se eu comprar um processador K, um cooler desses vai dar conta ou tenho que ir para uma solução melhor? Um Core i5-9600K, um i7-9700K, e um i9-9900K imagino que precisem de coolers diferentes para dar conta, mas não sei exatamente quais seriam adequados. Estou achando muito difícil comparar os coolers se não consigo saber qual é a especificação do stock cooler da Intel...

 

Li que um i9-9900K só funcionaria adequadamente com um water cooler. Mas li também que um water cooler faz menos barulho e é mais adequado para climas quentes (como o nosso) mesmo para processadores que não são destinados a overclock.

 

Enfim, só consigo tomar uma boa decisão se eu souber o preço do pacote inteiro. Em princípio não vale a pena comprar um i7-9700K em vez de um i7-8700, por exemplo, porque o "pacote" de placa-mãe e cooler vão acrescentar muito mais no preço final do que a diferença de R$ 300 ou R$ 400. Mas se eu tiver que comprar o "pacote" de placa-mãe e cooler melhores de qualquer maneira para rodar um i7-8700 de forma adequada, então talvez o i7-9700K já não seja uma má ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 está fazendo o correto em considerar o "pacote".

 

15 horas atrás, Skaertus2 disse:

O que estou levando em conta na escolha do processador não é apenas o preço dele isolado, mas também o preço do cooler e da placa-mãe que serão necessários (e no caso de AMD, a velocidade da memória parece fazer mais diferença também).

Se puder comprar memória de maior frequência é bom, mas a segunda geração dos Ryzen já melhorou bastante a respeito disto.

Na Kabum estes dias tinha memória 2666mhz por R$ 299,90.

 

15 horas atrás, Skaertus2 disse:

Core i5-8600 3.1 GHz: R$ 1.232,62

Gigabyte B360M DS3H: R$ 447,82

Total: R$ 1.881,83

Eu colocaria a placa placa-mãe MSI B360-A PRO INTEL LGA 1151 DDR4 - R$ 499,00 - ela tem uma construção melhor e por pouca diferença de preço.

Esta placa-mãe consegue atender bem os processadores sem K.

 

15 horas atrás, Skaertus2 disse:

Core i5-9600K 3.7 GHz: R$ 1.472,88

Gigabyte Z390M Gaming: R$ 755,92

Cooler PCYes Zero K Z1: R$ 65,11

Total: R$ 2.495,20

Teria que por um aircooler melhor.

Cooler DeepCool Gammaxx 400 DP-MCH4-GMX400RD LED Vermelho Intel/AMD - R$ 133,36;

A placa-mãe está OK, apesar de ser M (versão menor) é uma boa placa.

 

15 horas atrás, Skaertus2 disse:

Ryzen 7 2700 3.2 GHz: R$ 1.455,52

Biostar B450MH: R$ 447,92

Total: R$ 2.104,73

Eu investiria um pouco mais na placa-mãe também.

placa-mãe Asus Prime B350-Plus DDR4 LED USB 3.1 AM4 - R$ 546,00. Ela possui 4 slot de memória e alguns recursos a mais.

A questão aqui é que temos poucas opções de placa-mãe AM4, a Pichau recebeu algumas da MSI mas já estão com o estoque baixo e os preços vieram mais salgados.

 

O que você constatou das placas mãe da AMD é realidade, elas possuem mais recursos que as da Intel no mesmo nível.

 

Sobre os coolers, basicamente é assim:

- Processador Intel com sufixo K, precisa de um bom air cooler ou watercooler. Se for usar stock sem fazer overclock o Gammax é uma boa pedida;

- Processadores Intel sem o sufixo K, tem um coolerbox simples, em alguns casos acaba deixando o processador trabalhar em um temperatura mais alta comparado com os Ryzen. Por isso pessoal geralmente indica a compra de um aircooler.

- Processadores AMD Ryzen já vem com bom coolerbox, não há necessidade de comprar um air cooler de início. Só será necessário caso o usuário faça um overclock ou queira melhorar ainda mais a temperatura.

 

Espero estar ajudando, sei que é uma decisão complicada e o pessoal do fórum vai tentar ajudar para que faça a melhor escolha.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gustavinhu disse:

@Skaertus2 está fazendo o correto em considerar o "pacote".

 

Se puder comprar memória de maior frequência é bom, mas a segunda geração dos Ryzen já melhorou bastante a respeito disto.

Na Kabum estes dias tinha memória 2666mhz por R$ 299,90.

 

Eu colocaria a placa placa-mãe MSI B360-A PRO INTEL LGA 1151 DDR4 - R$ 499,00 - ela tem uma construção melhor e por pouca diferença de preço.

Esta placa-mãe consegue atender bem os processadores sem K.

 

Teria que por um aircooler melhor.

Cooler DeepCool Gammaxx 400 DP-MCH4-GMX400RD LED Vermelho Intel/AMD - R$ 133,36;

A placa-mãe está OK, apesar de ser M (versão menor) é uma boa placa.

 

Eu investiria um pouco mais na placa-mãe também.

placa-mãe Asus Prime B350-Plus DDR4 LED USB 3.1 AM4 - R$ 546,00. Ela possui 4 slot de memória e alguns recursos a mais.

A questão aqui é que temos poucas opções de placa-mãe AM4, a Pichau recebeu algumas da MSI mas já estão com o estoque baixo e os preços vieram mais salgados.

 

O que você constatou das placas mãe da AMD é realidade, elas possuem mais recursos que as da Intel no mesmo nível.

 

Sobre os coolers, basicamente é assim:

- Processador Intel com sufixo K, precisa de um bom air cooler ou watercooler. Se for usar stock sem fazer overclock o Gammax é uma boa pedida;

- Processadores Intel sem o sufixo K, tem um coolerbox simples, em alguns casos acaba deixando o processador trabalhar em um temperatura mais alta comparado com os Ryzen. Por isso pessoal geralmente indica a compra de um aircooler.

 - Processadores AMD Ryzen já vem com bom coolerbox, não há necessidade de comprar um air cooler de início. Só será necessário caso o usuário faça um overclock ou queira melhorar ainda mais a temperatura.

  

Espero estar ajudando, sei que é uma decisão complicada e o pessoal do fórum vai tentar ajudar para que faça a melhor escolha.

 

 

 

Muito obrigado!

 

Eu não sei ainda onde vou comprar o computador. Pensei nas lojas online (Terabytehop e Pichau), mas o prazo de entrega é 8 dias úteis. Vi que no caso da Pichau, tem várias reclamações de atrasos. Na Terabyteshop, parece que o prazo é atendido, mas vi que muitas vezes mandam a placa de vídeo separada e eu mesmo tenho que colocar. Além disso, as duas lojas estão com poucas opções de componentes, e que estão acabando muito rápido. O ideal seria comprar em uma loja física aqui em São Paulo, com entrega mais rápida, talvez na Santa Ifigênia.

 

Existe algum critério para eu saber se um cooler é bom? As especificações, por exemplo? Porque vejo que há muitos disponíveis, e vários deles não encontro reviews confiáveis na Internet. E não quero deixar de comprar em uma loja só porque não tem um cooler específico.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 por nada!

Então as principais lojas que recomendamos aqui são: Terabyte, Kabum, CissaMagazine e Pichau.

 

Eu já comprei na Kabum e Cissa (tem um prazo mais longo) e não tive problemas, amigo meu comprou na Tera e foi tranquilo também. Na Tera eles enviam a placa de vídeo separada, pois pode acontecer de no transporte ela movimentar dentro do gabinete. Encaixar a placa de vídeo é bem tranquilo.

 

Sobre os aircooler é sempre bom procurar review escrito ou youtube por pessoas confiáveis.

Geralmente eu olho CFM (quantidade de ar deslocado), pressão estática (força com que o ar é empurrado), construção dos componentes. Tem que ficar atento ao tamanho também, para não correr o risco de ser muito grande e não caber no gabinete.

Sugestões são:

- DeepCool Intel/AMD GAMMAXX 400;

- Cooler Master Intel/AMD MasterAir MA410P;

- Cooler Master AMD/ Intel Hyper H412R;

 

Minhas últimas indicações de peças para o pessoal, tem sido em lojas separadas infelizmente. Porque acaba faltando uma peça ou outra e mesmo comprando separado acaba valendo a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra vantagem aos AMD é que as placas atuais vão comportar a nova geração de processadores, então em um dois anos é possível um upgrade na velocidade sem maior custo. Acredito que vá aumentar a meia vida do PC. Acabei de adquirir esta asus B350-plus, optei pelos 4 slots de memória para um também futuro upgrade. Pretendo entre o primeiro e segundo ano expandir para 32gb de ram e modificar meu SSD 480gb por um m.2 nvme, acredito que tenho uso sem problemas por uns 4 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o computador já. A configuração é a seguinte:

 

Core i7-9700K 3.6 GHz

Water cooler PCYes Sangue Frio 120mm

Placa-mãe Gigabyte Z390M Gaming

32 GB RAM DDR4 3000 MHz Corsair Vengeance Pro

Galax Nvidia GeForce RTX 2070 8 GB OC White

480 GB SSD Kingston A400 SATA III

4 TB HDD Seagate Barracuda 5400 RPM

Fonte Gigabyte G750H 750W 80 Gold

Gabinete GameMax Infinit M908

 

O que eu posso dizer é que ele está rodando rápido conforme o esperado. Ele é surpreendentemente silencioso, além de não esquentar muito.

 

Até agora, o único problema que encontrei foi o flickering no monitor de 3840x2160 ligado em DisplayPort quando conecto o de 2560x1440 na porta HDMI. Quando o monitor de 2560x1440 não está conectado, não há flickering. Parece que é um problema comum e relacionado a drivers da placas Nvidia...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 , Bela máquina.

 

Sobre o problema, não sei se pode ajudar, mas tentou ligar o HDMI na placa-mãe ao invés da porta da placa de vídeo? Sei que é possível usar os dois, não lembro de precisa alterar algo na BIOS, mas usava um monitor no HDMI da placa de vídeo e outro na saída VGA da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 bela máquina, só tem 2 itens que me deixaram curiosos.

O watercooler é simples para este pc, como estão as temperaturas do processador? Eu recomendaria no mínimo um Maelstrom 240T.

 

O HD é de 5400RPM? Deve ser aqueles HD para DVR. O ideal era ter pego um de 7200RPM.

 

Do mais PARABÉNS!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2019 às 03:04, dudaskank disse:

@Skaertus2 , Bela máquina.

 

Sobre o problema, não sei se pode ajudar, mas tentou ligar o HDMI na placa-mãe ao invés da porta da placa de vídeo? Sei que é possível usar os dois, não lembro de precisa alterar algo na BIOS, mas usava um monitor no HDMI da placa de vídeo e outro na saída VGA da placa-mãe.

 

Tentei e não funcionou. Vou tentar mudar a conexão para ver se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2019 às 23:21, Gustavinhu disse:

@Skaertus2 bela máquina, só tem 2 itens que me deixaram curiosos.

O watercooler é simples para este pc, como estão as temperaturas do processador? Eu recomendaria no mínimo um Maelstrom 240T.

 

O HD é de 5400RPM? Deve ser aqueles HD para DVR. O ideal era ter pego um de 7200RPM.

 

Do mais PARABÉNS!

 

O water cooler é simples, mas até agora parece funcionar bem. Não fiz overclock (pelo menos ainda), mas as temperaturas parecem estar bem OK. Vou medir direitinho e falo.

 

Quanto ao HD, creio ser um de 5400 RPM mesmo. Fiquei meio receoso de pegar por conta da velocidade, mas não encontrei maiores do que isso de 7200 RPM. Mas vi no site da Seagate que a diferença de velocidade entre os dois é pequena (cerca de 10%), e o que o de 5400 RPM tem 256 mb de cache, bem mais do que os 64 mb do de 7200 RPM, o que compensa, ao menos um pouco, a diferença. Até agora o HD está bem OK, não estou notando diferenças de velocidade para com os de 7200 RPM que tive no passado, e ele é bem mais silencioso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gustavinhu disse:

@Skaertus2 está com uma máquina muito boa!

Futuramente se houver necessidade troca o watercooler.

 

Geralmente os HDs de maior capacidade são de 5400RPM.

 

Obrigado pelo feedback!

1

Acabei de fazer um teste de temperatura no Windows e rodei alguns jogos também (Final Fantasy XV, Shadow of the Tomb Raider, Just Cause 3, Batman Arkham Knight, Street Fighter V, Tekken 7, tudo no máximo em 3840x2160.

 

A temperatura média dos cores ficou em 48 graus e a máxima em um único core foi de 83 graus.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...