Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

8GB de RAM quase em 90% de uso, comprar outro pente resolve?


Ir à solução Resolvido por Ludwig32,

Posts recomendados

Olá pessoal, meu computador ultimamente está dando umas travadas chatas nada muito grave mas que atrapalha bastante na hora de trabalhar (programar). Eu abro diversas aplicações no meu desktop para me auxiliar no trabalho e a minha Memória RAM de 8GB fica beirando os 90% de uso, o processador (Ryzen 5 1400 Quad Core) não passa dos 30% na maioria das vezes, então acredito que o problema seja a "falta" de memória pra essa situação (onde eu abro muitos aplicativos ao mesmo tempo).

 

Se eu colocar mais um pente de 8GB vai dar uma "aliviada" ou teria que fazer um upgrade no processador?

 

 

OlxO8Ts.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, você tem SSD?

Segundo, após ligar o PC, abra o Gerenciador de Tarefas e acompanhe esse uso da memória, logicamente ele deve estar baixo nestes momentos.

Depois, vá abrindo normalmente as aplicações de uso normal e sempre acompanhando o consumo de RAM e se perceber que esta está se comportante cronologicamente da devida forma, ou seja, a cada aplicação um pouco mais de RAM é utilizada para tal, você poderá concluir se é ou não um "estouro de memória" e precisará de outro módulo.

adicionado 1 minuto depois
agora, Sharkovisky disse:

Colocar mais um pente vai dar uma folga e das boas pra você. E eu não acho que o processador tenha alguma palhinha nessa história.

Concordo. Esse processador é muito bom para multitarefas!

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Primeiramente, você tem SSD?

Segundo, após ligar o PC, abra o Gerenciador de Tarefas e acompanhe esse uso da memória, logicamente ele deve estar baixo nestes momentos.

Depois, vá abrindo normalmente as aplicações de uso normal e sempre acompanhando o consumo de RAM e se perceber que esta está se comportante cronologicamente da devida forma, ou seja, a cada aplicação um pouco mais de RAM é utilizada para tal, você poderá concluir se é ou não um "estouro de memória" e precisará de outro módulo.

adicionado 1 minuto depois

Concordo. Esse processador é muito bom para multitarefas!

 

Não tenho SSD, estou pensando em comprar um daqui umas semanas. Eu fiz esse teste de consumo e realmente quanto mais aplicações eu abro mais "lento" o pc vai ficando, e eu preciso desses programas trabalhando em paralelo por isso tenho que estar com "tudo" isso rodando ao mesmo tempo.

 

Acredito mesmo que seja falta de memória RAM para essa situação, vejam:

 

5dMrbEX.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 minuto atrás, viniciussvl disse:

 

Não tenho SSD, fiz esse teste e realmente quanto mais coisas eu abro, mais "lento" ele vai ficando, o ***** é que eu preciso desses programas trabalhando em paralelo por isso não posso deixar de abrir eles.

 

Acredito mesmo que seja falta de memória RAM para executar "tudo" ao mesmo tempo, vejam:

 

5dMrbEX.png

 

 

O Chrome tem uma opção que ocupa muita memoria, Vá em configurações do Chrome, Vá até em baixo, a abra a opção "avançado", Procure uma parte que se chama SISTEMA, e desative a opção "usar aceleração de hardware quando disponível", vê se resolve

 

 

 

adicionado 3 minutos depois
1 minuto atrás, Ludwig32 disse:

 

 

O Chrome tem uma opção que ocupa muita memoria, Vá em configurações do Chrome, Vá até em baixo, a abra a opção "avançado", Procure uma parte que se chama SISTEMA, e desative a opção "usar aceleração de hardware quando disponível", vê se resolve

 

 

 

De resto o Uso dos outros programas está normal. comprar mais um pente de memória pode te ajudar sim.

 

Veja esse link Memória DDR4 8GB

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ludwig32 disse:

 

 

O Chrome tem uma opção que ocupa muita memoria, Vá em configurações do Chrome, Vá até em baixo, a abra a opção "avançado", Procure uma parte que se chama SISTEMA, e desative a opção "usar aceleração de hardware quando disponível", vê se resolve

 

 

 

 

O chrome deu uma aliviada na memória ram (880mb), mas aumentou o uso do processador para 50% de uma forma assustadora, depois de uns segundos caiu para 4% o uso da CPU. De qualquer forma agradeço, o consumo da RAM caiu para 70% :D

 

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Aparentemente eu também acredito ser falta de RAM.

Obs: Apesar dos pesares, o Google Chrome sempre foi um "beberrão" de RAM :mellow:

 

Fazer o que né, eu gosto desse maldito browser kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, viniciussvl disse:

 

Uma dúvida, se eu trocar o processador por Ryzen 5 Octa Core vou sentir alguma diferença?

Cara, migre para um SSD + 8GB de RAM inicialmente. Você perceberá um "boost" considerável.
Eu optaria por um processador depois disso, mais especificamente em 2020 após a última geração dos Ryzen, assim como farei pessoalmente.

A tendência é termos mais Cores/Threads nas gerações futuras (3ª e 4ª dos Ryzen) (é a máxima da evolução tecnológica) e assim investirá seu dinheiro de uma forma muito mais "saudável".

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Cara, migre para um SSD + 8GB de RAM inicialmente. Você perceberá um "boost" considerável.
Eu optaria por um processador depois disso, mais especificamente em 2020 após a última geração dos Ryzen, assim como farei pessoalmente.

A tendência é termos mais Cores/Threads nas gerações futuras (3ª e 4ª dos Ryzen) (é a máxima da evolução tecnológica) e assim investirá seu dinheiro de uma forma muito mais "saudável".

 

Bacana, estou pensando em comprar um SSD só para trabalhar e deixar o HD para jogos, o que você acha? O que me preocupa é a vida útil do SSD falaram que é mais curta que o HD normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, viniciussvl disse:

 

Uma dúvida, se eu trocar o processador por Ryzen 5 Octa Core vou sentir alguma diferença?

 

Cara, o seu processador não é um problema, ele ainda é muito bom, Porém você só ira sentir diferença se o uso do processador estiver 100% aí ele estará no seu limite, nesse caso mais núcleos iriam diminuir a utilização e ter o mesmo desempenho, tenho um exemplo muito bom, Se você for ver teste do R3 2200g (Meu CPU) e um R5 2400g, Eles vão ter o mesmo desempenho, porém a utilização do R5 2400g estará 20% à menos que o R3 2200g, isso tudo por conter mais 4 Threads que o R3, então ele teria mais margem para o futuro, Se você for ver o R7 2700 NUNCA fica 100%, e tem o mesmo desempenho que o R5 2600 que sempre fica com bastante uso de CPU, então se você comprar um R7 terá uns 4 anos até que um jogo utilize 100% do seu desempenho. Más no seu caso não mudaria nada. Só mudaria que se o processador estivesse no seu limite. espero ter ajudado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, viniciussvl disse:

vida útil do SSD falaram que é mais curta que o HD normal

Na verdade isso é um mito, alguns testes já foram capazes de provar que  muitas vezes o HD normal acaba dando problema antes pois possui partes mecânicas. Compre um SSD e mais memória que já vai resolver. Espera sair os Ryzen de 3ª geração para saber se vale a pena investir neles ou até mesmo no 1600(quem sabe até os R7 1700). 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1) Seu HD está dando picos de 100% e isso causa gargalos.

2) Aumente a memória RAM, dessa forma você evita utilizar o arquivo de paginação que fica no HD, que causa gargalo conforme acima.

3) A aceleração por hardware serve pra cálculos mais complexos serem feitos pela GPU. Desabilitar vai fazer com que esses cálculos sejam feitos pela CPU, que é mais lenta nesse tipo de tarefa.

adicionado 1 minuto depois

4) Um SSD vai dar um plus evidente no seu setup.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz @mick.07 @Ludwig32 @Sharkovisky  

 

Galera muito obrigado pelas explicações, hoje eu coloquei mais um pente de 8GB e abri os mesmos programas, o consumo da memoria passou dos 8gb de ram ficando em 8,1 ~ 8,3 GB e os travamentos pararam, então era falta de memória mesmo para poder abrir todos esses programas que eu abro, mais uma vez agradeço ❤️

  • Curtir 3
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...