Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade com Intel Xeon e3 1270 v2 ou I7 3770


Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Olá a todos,

sou novo aqui, estou querendo fazer um upgrade no meu pc, trocar meu I5 2400 por um Xeon e3 1270 v2, minhas dúvidas são:

- Se ele é melhor em jogos que o I7 3770, pois achei ele com um preço melhor que o I7, e as especificações são quase idênticas, vi em alguns fóruns que os xeon seriam até melhor.

- Se minha placa-mãe vai suportar(P8B75-v), já que na lista de processadores suportados não consta o xeon em questão, porém no site cpu upgrade consta que o chipset b75 suporta.

 

 Minha preocupação maior é se a placa-mãe vai aceitar, se terei que atualizar a bios, coisa que nunca fiz,.A alguns dias comprei o BF1 e no modo companha rodou beleza, tudo no ultra em fullHd, quero atualizar pra ver se dura mais alguns anos meu pc. Desde já agradeço a atenção.

 

 Minha configuração= Asus P8B75-v, I5 2400, 4x4gb ddr3 1600(está rodando a 1333 pois o processador não controla 1600), XFX R9 280x, fonte Corsair 750w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Provavelmente vai ter que inserir o microcode do Xeon se o BIOS original não traz suporte. Procure a respeito. O Xeon é o I7 para servidores, suportando múltiplos processadores em conjunto, tirando isso é o mesmo CPU.

Se nunca nem atualizou BIOS na vida tu vai ter que estudar bastante todo o processo envolvido aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E neste caso, complementando, é mais viável ficar com um Core i7-3770 mesmo, que além de ser um processador relativamente bom a diferença é que o Xeon E3-1270 v2 suporta memórias ECC e possui +100 MHz extras de clock, no caso, 3.5 GHz vs 3.4 GHz do Core i7-3770.

 

Fora isso, ambos possuem o mesmo cache de 8 MB, a mesma quantia de cores e threads, e dão boost para os mesmos 3.9 GHz, além de serem da mesma µArquitetura (Ivy Bridge, 22 nm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado pelas respostas, gostaria muito de pegar o I7, é que o xeon que tenho em vista está na meta que quero gastar , na verdade abaixo.

Sobre atualizar a bios não parece muito difícil, na bios mesmo possui um utilitário pra atualizar por pendrive, ainda não achei como inserir os microcodes que o amigo comentou, pesquisando as bios para minha placa-mãe, independente do processador que escolho na lista sempre vem o mesmo arquivo para download, bios versão 1608, na lista aparecem  três modelos de xeon que a placa aceita, só não o que quero, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação Phoenyx, editar a bios é muita coisa pra mim, já estou com medo de atualizar, imagina editar, hehe, agradeço a atenção. Fiz umas pesquisas e vi que a bios versão 1202, que é a mesma que veio de fábrica, trás suporte a novos CPUs, só não achei quais, acredito que o Xeon em questão está nela, e depois desta não tem nenhuma outra com atualização de CPU, vou ficar com Xeon mesmo, está barato e acredito que vai me quebrar um galho por mais alguns anos, irei atualizar a bios para a ultima versão e ver como a maquina se comporta. 

 Agradeço a ajuda e disposição de todos, boa noite! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola bom dia, sim Amanda Gonçalo, vi isto, se reparar na lista, certo processador é compatível desde bios tal, esses xeons que citou são compatíveis a partir da bios 0503 e 0709, na lista não aparece nenhum processador a partir da bios que está na minha placa-mãe, e como na descrição da bios 1202 fala que dá suporte a novos CPUs, acredito que o Xeon e3 1270 v2 seja um deles, achei um video no youtube com um cara com uma configuração quase igual a minha, porém ao invés de ser asus sua placa-mãe, a dele é asrock com o chipset b75 e o xeon 1270 v2, rodando BF1, parece que ele é Russo ou por perto de lá.

 Já comprei o processador, assim que chegar posto o resultado, obrigado e bom final de semana. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola a todos, boa tarde,

o processador chegou, instalei na maquina, primeiro sem os hds e reconheceu na bios ok, até as memorias setei pra trabalharem em 1600 e estão em 1600, ótimo, depois liguei os hds e antes de iniciar o sistema operacional apareceu um mensagem, não consegui ler totalmente pois logo ele reiniciou, o que consegui ler da mensagem em inglês, foi mais ou menos isso " que o cpu foi trocado e que alguns recursos não funcionariam, e no final da mensagem estava escrito pra apertar Y, pra que eu não sei", ai o pc reiniciou, carregou o windows como se não tivesse drive de video instalado, depois de alguns segundos ele mudou a resolução da tela, e ficou Ok, ai fui ver se no windows aparecia o nome do processador, deem uma olhada na imagem.

 

Xeon wokspace.jpg

adicionado 3 minutos depois

O nome está correto, só não sei porque que no gerenciador de tarefas e no CPU-Z aparece que o processador só tem 2 núcleos e dois threads, total de 4 núcleos, e no gerenciador de dispositivos aparece os oito??? Alguém poderia me explicar, e qual seria a solução pra reconhecer os 8?? Ainda não testei em jogos. Instalei agora de meio dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente,

consegui resolver a questão dos núcleos do processador no windows, agora está Ok,

achei um vídeo, era só ir no msconfig, inicialização do sistema e em opções avançadas você desabilita o número de processadores, da ok, aplicar e ok, pede pra reiniciar e pronto, já reconheceu, no meu estava marcado 4 processadores, agora coloquei os oito, bom final de semana a todos.

adicionado 0 minutos depois

Espero que isso possa ajudar alguém futuramente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • mês depois...

Ola a todos, peço desculpa pelo esquecimento, respondendo as perguntas dos amigos: Para os jogos que costumo jogar(BF4, BF1) está rodando beleza, não chega mais em 100%, achei uma ótima aquisição, deu uma vida a mais ao PC,

a uns dias baixei o Earthfall, muito legal, e o processador ficou normal, só a placa de vídeo que quase pegou fogo, não deu pra jogar no epic em full HD, chegou a 75 graus, mas o processador ficou em 56 graus, se não me engano, usava uns 60 a 75% do processador, baixei pro medium as configurações e deu pra brincar.  Acredito que este processador ainda vai durar muito tempo, eu recomendo a compra pra quem quer fazer o pc durar um pouco mais, mas se for montar um pc gamer recomendo comprar da geração atual, com ddr4. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...