Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Reduzir tensão do driver A4988


Posts recomendados

Já liguei meu driver A4988 no arduino e controlo os motores de passo perfeitamente.

Entretanto os motores esquentam. (motores chineses... tudo que consegui saber deles é que são de 6v segundo o site dos chinas... não achei datasheet)

A questão é que o driver pede mínimo de 8v de entrada (e assim o fiz colocando uma fonte regulada).

Pesquisei sobre o potenciômetro, e os sites dizem que ele serve para reduzir a corrente...

Mas o que eu precisaria reduzir é a tensão... certo?

pois os 8v estarão saindo nos pinos de saída dos contatos das bobinas... certo?

 

Eu poderia colocar resistores ligados entre a bobina e os pinos para diminuir esta tensão?


 driver
|======|
|      |=======|resistor-x|=====fio da bobina
|      |=======|resistor-x|=====fio da bobina
|      |=======|resistor-x|=====fio da bobina
|      |=======|resistor-x|=====fio da bobina
|======|

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente motor dá mais importância à corrente e pouca à tensão. Neste caso, vai desperdiçar energia. Penso que você pode resolver a questão do aquecimento de maneira mais inteligente. P.ex. numa lida rápida no d.s. (que dei) vai perceber que este ci tem um ...

 

Internal PWM Current Control. Each full-bridge is con-
trolled by a fixed off-time PWM current control circuit that limits
the load current to a desired value, I TRIP .

(página 9.)

 

o que teoricamente faz o mesmo efeito do seu resistor. Se aprofunde mais sobre e faça um teste prático e, claro, publique o resultado pra gente.

 

Pra arrematar... motor de passo não foi feito pra trabalhar em regime constante. Ele pode estar contando com uma paradinha básica pra se refrescar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu uso o DRV8825 cuja pinagem da placa é equivalente ao A4988 em 12V, sendo que meu motor é 5V, isso se levar em consideração a corrente indicada para o motor. No meu e no seu caso, tem que regular o trimpot da placa do driver. No datasheet tem a fórmula que o driver vai fornecer medindo-se a tensão no tap central deste trimpot.

image.thumb.png.189727799e16c69b6912122ebb236efe.png

Veja este artigo:

https://www.pololu.com/product/1182

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Amigo, eu sou bem iniciante no assunto, tudo que fiz até hoje foi montar uma impressora 3D que usava esses drivers.
Pelo pouco que entendo, o motor e driver vão trabalhar por corrente e não por tensão, você ajustando o driver para fornecer corrente correta para o seu motor deverá ficar tudo certo, o driver ajustará a tensão para que passe a corrente que configurou (isso é bem comum na alimentação de LEDs).

Um pouco de aquecimento é normal.

Você pode ir baixando a corrente até ficar em um ponto que funcione bem no seu projeto, isso vai ajudar a não esquentar tanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Amigo, eu sou bem iniciante no assunto, tudo que fiz até hoje foi montar uma impressora 3D que usava esses drivers.
Pelo pouco que entendo, o motor e driver vão trabalhar por corrente e não por tensão, você ajustando o driver para fornecer corrente correta para o seu motor deverá ficar tudo certo, o driver ajustará a tensão para que passe a corrente que configurou (isso é bem comum na alimentação de LEDs).

Um pouco de aquecimento é normal.

Você pode ir baixando a corrente até ficar em um ponto que funcione bem no seu projeto, isso vai ajudar a não esquentar tanto.

Valeu pela dica também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...