Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configurar o CUPS no Ubuntu 15.04, programa abre local mais não na rede.


Edvaldo J. Frederico

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom dia

 

Estou tentando configurar um servidor de impressão CUPS no Ubuntu 15.04, a pasta compartilhada aparece no computador remoto.

Só que o CUPS abre apenas na máquina servidor só que não abre em outra máquinas.

image.png

image.png

O endereço do servidor é 172.16.0.141 e máquina cliente é 172.16.0.100

image.png

Antes esta aparecendo "Conexão foi recusada" agora fica nesse tela.

E depois disso quero configurar a acesso ao compartilhamento da impressora com senha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico eu não sei resolver esse tipo de problema, então talvez não deveria nem postar, me desculpe antecipadamente. Mas é que você diz estar usando o ubuntu 15.04, que já é uma versão muito antiga, o ciclo de vida dessa versão terminou em 2016. Não pode estar aí o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Arutha disse:

@Edvaldo J. Frederico eu não sei resolver esse tipo de problema, então talvez não deveria nem postar, me desculpe antecipadamente. Mas é que você diz estar usando o ubuntu 15.04, que já é uma versão muito antiga, o ciclo de vida dessa versão terminou em 2016. Não pode estar aí o problema?

Obrigado pela resposta.

Aqui no meu serviço utilizamos o slackware 11 (eu sei pode falar é antigo pra ca...leo 🤣🤦🏿‍♂️😅) com o servidor de armazenamento de arquivos para os setores de engenharia, dp, contabilidade, informática, etc.

Ele serve também como servidor de e-mail intranet e servidor de impressão, só que esse servidor por ser muito antigo está começando a morrer e se parar de funcionar mais dar maior chabu.

E o cara que montou ele na época não trabalha mais aqui, já fazem uns 3 ou 4 anos, e no meu departamento trabalhos em duas pessoas.

O cara que trabalha junto comigo entende um pouco mais do que eu, e eu entendo só o básico do básico de linux.

Eu uso no computador do meu trabalho o Ubuntu 16.04 LTS que apesar de não ser o mair recente gosto dele, um dia instalei a versão 17 e depois a 18 e não gostei.

A alguns meses atrás montei uma pequena máquina virtual rodando o ubuntu 15.04 apenas para rodar o WordPress, um site de intranet  está rodando filé e eu queria aproveitar ele para instalar o CUPS.

A máquina esta instalada essa MV do Ubuntu roda windows 2008 server e seu hardware também é bastante defasado 🤣🤣🤣.

É como o ditado popular, o jeito é fazer a limonada com os limões que a gente tem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico entendi o problema rsss. Mas de qualquer maneira, ainda acho que se você passasse pelo menos para o ubuntu 16.04 (que tem suporte até 2021) seria mais fácil.

encontrei duas respostas via google que talvez ajudem, desculpe se foram "notícia velha" para você!

 

https://help.ubuntu.com/community/NetworkPrintingWithUbuntu

 

https://askubuntu.com/questions/73367/what-is-cups-server-and-how-to-share-a-printer-locally-or-over-a-network

 

Também via a sugestão de reinstalar o cups, e de desinstalar e reinstalar a impressora via página do cups.

e alertas para lembrar de liberar as portas que o cups usa no firewall.

 

não sei se ajuda, ou se meu nível é muito básico pro que você precisa...

de qualquer maneira, sugiro perguntar também nos fóruns de linux mesmo, talvez tenha gente mais sabida!

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Arutha disse:

@Edvaldo J. Frederico entendi o problema rsss. Mas de qualquer maneira, ainda acho que se você passasse pelo menos para o ubuntu 16.04 (que tem suporte até 2021) seria mais fácil.

encontrei duas respostas via google que talvez ajudem, desculpe se foram "notícia velha" para você!

 

https://help.ubuntu.com/community/NetworkPrintingWithUbuntu

 

https://askubuntu.com/questions/73367/what-is-cups-server-and-how-to-share-a-printer-locally-or-over-a-network

 

Também via a sugestão de reinstalar o cups, e de desinstalar e reinstalar a impressora via página do cups.

e alertas para lembrar de liberar as portas que o cups usa no firewall.

 

não sei se ajuda, ou se meu nível é muito básico pro que você precisa...

de qualquer maneira, sugiro perguntar também nos fóruns de linux mesmo, talvez tenha gente mais sabida!

 

Muito obrigado sua ajuda já ajudou bastante, vou criar duas máquinas virtuais um com o ubuntu 15.04  e outra com o 16.10 e vou fazendo testes.

E se der certo vou instalar o sistema operacional do zero umas 3 ou 4 vezes para ter certeza que realmente da certo e que entendi kkkkkkkkkk, e lógico depois fazer um procedimento bem detalhado passo a passo.

Tem coisa que eu fiz no meu serviço que demorou 3 meses para conseguir fazer, instala sistema operacional e desinstala, instala programa desinstala até dar certo kkkkkkk.

 

Valeu abraços 🙂 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico se me permite, não instale o 16.10, mas o 16.04. O Ubuntu funciona com versões (releases) de dois tipos: uma tem suporte longo e a outra não. No caso, o 16.04 é lts (long term support) e tem atualizações e suporte até 2021, como mencionei. O suporte para a versão 16.10 acabou em 2017.

Sempre que você for instalar um sistema para ambientes de trabalho, que precisam de mais estabilidade e onde não existe a intenção de ficar mudando de sistema todo ano, as versões LTS são as indicadas.

 

isso aqui dá uma orientação:

https://www.ubuntu.com/about/release-cycle

 

abs e boa sorte!

adicionado 1 minuto depois
7 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Muito obrigado sua ajuda já ajudou bastante, vou criar duas máquinas virtuais um com o ubuntu 15.04  e outra com o 16.10 e vou fazendo testes.

E se der certo vou instalar o sistema operacional do zero umas 3 ou 4 vezes para ter certeza que realmente da certo e que entendi kkkkkkkkkk, e lógico depois fazer um procedimento bem detalhado passo a passo.

Tem coisa que eu fiz no meu serviço que demorou 3 meses para conseguir fazer, instala sistema operacional e desinstala, instala programa desinstala kkkkkkk. 

 

Valeu abraços 🙂 

 

é assim mesmo rssss! Pelo menos a gente aprende bastante!

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aliás, logo mais sai a versão 19.04. É seguido do ano e mês (abril), todas as versões LTS do Ubuntu são assim.

Eu não manjo muito deste sistema, prefiro usar o pai Debian mesmo, e em casa ainda uso a versão Buster (beta) então fica difícil comentar em cima de release tão antiga.

 

@Edvaldo J. Frederico Se você tá testando em virtual machine vale tudo, eu pegaria o Debian mesmo, pode ser o stable (Stretch), instalação mínima via rede, taca a janela que você preferir e daí configuraria o CUPS.

 

Aliás, se o objetivo é estabilidade e trabalho, não instalaria o Ubuntu, pois ele se baseia muito no Debian Sid (alpha), rodou um apt update/upgrade com pacote instável já pode levar pro ralo todo o sistema.

 

Slackware o cara tem que gostar de sofrer, já mexi com esta distro lá atrás e só pra configurar os módulos e startar a janela KDE foi um parto... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...