Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de bancada com regulagem de corrente


Gustavo1608

Posts recomendados

ola estava olhando uma fonte de alimetação com controle de corrente para eu fazer para minha bancada porém muitos projetos eram para 3A outros para 5A  porém pretendo fazer com uma fonte ATX que consegue fornecer ate uns 20A então estou querendo aproveitar isso 🤷‍♂️

e em quase todos lugares estavão usando uma fonte da revista elektor parece muito boa porém não tenho muito espaço dentro da fonte atx e principalmente me pareceu meio complicado o funcionamento dela dai fica meio ruim caso algo queime para mim entender bem o funcionamento e tal ... enfim

então resolvi tentar fazer a minha (só tentar mesmo porque tá dando uns problema 😁) .

 

      &key=932d69d8514fc57520190216_162234_HDR.thumb.jpg.f142c37d1b049a25cf16e8c6f5c76d8e.jpg

 

resultou nisso porém ta dando uns erros em alguns simuladores da certo outros não.

se alguem puder me ajudar em o que pode tar errado agradeço

 

informações do esquema:

sei q falta alterações tipo botar capacitores para evitar ruídos,suavisar saida, etc..

deveria funcionar assim:

a tensão é regulada pelo potenciometro CV (minha abreviação para controle de tensão) dando uma tensão de referencia para o comparador que esta ligado a perna do transistor. o outro comparador de tensão (mais abaixo) estará comparando a tensão sobre o resistor shunt e estará com a saída sempre em high ATE q a corrente suba o suficiente para q a saída seja 0v quando isso acontecer ele vai desligar o transistor que esta ligado ao potenciometro e com o inversor de tensão ira acionar o outro transistor fazendo com que a tensão seja ajustada de acordo com a tensão de referencia que o outro transistor "abrirá" e jogue a tensão de saída para um valor bem baixo fazendo com que o cirquito q estava sendo testado e entrou em curto ou outra coisa desligue por fata de tensão apos isso a corrente voltaria ao normal e a tensão tb pois o shunt voltou a sua tensão de referencia normal.

 

espero possam me ajudar 

desculpem se assasinei alguma lei na eletronica ou minha ignorância em alguma coisa no cirquito (ou nele todo vai saber ksksk)

aguardo resposta! 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Dá uma olhada nesse outro post sobre fonte ajustável  publicado aqui neste forum .

 

'_'

 

 

entendi 🤨 ta mas o estou tendo um problema na parte de controle de corrente amigo. essa fonte deste post nem tinha controle pode me explicar o que eu n vi?

 

abraço...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller bom é q as vezes o cara pode tar fazendo um circuito e e tal componente queima ou entra em curto ai dai com o limite não queima o circuito enfim...

e se for testar algum celular q esteja sl com algum erro q esteja  consumindo muita corrente posso limitar dai posso deixar a fonte ligada nele e diagnosticar ...(não sou profissional nisso mas vai que ...)

talvez isso seja o principal

 

se essas coisas q eu disse der para arrumar com o ajuste de tensão pode me ajudar nisso então?

 

pois como eu disse a fonte pode ter q tenha mais de 5A  dependendo do transistor e se nao tiver ao meu ponto de vista eu posso derreter com tudo de uma vez com mais de 5a entao por isso seria a principal causa...

 

 

abs..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu (no caso, nós) considero relevante sim o controle do limite de corrente da fonte de bancada principalmente nesta fase inicial e também na ... 'final' (toc toc toc na madeira) quando a visão e insights começam a se esvair. Nestes estágios é bem fácil a gente ligar uma alimentação invertida e se esta fornecer baixa corrente, há chance mínima de dano se invertido e chance boa de funcionamento parcial avaliável se normal. Algo como ligar lampada em série com circuitos. ... taí outra dica.

Eu achei legalzim aquele limitador de corrente com scr

Pra controle do limite, basta um potenciômetro

Ah sim, o detalhe pra não dar pico de corrente é colocar o cap de saída antes no contato de entrada do relé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não existe ajuste de corrente que independa do ajuste de tensão. Na verdade o ajuste de tensão acerta esse valor e logo que ligado a carga o ajuste de corrente limita a corrente a um determinado valor.  A maioria das pessoas pensa que se ajustares a fonte para entregar 12 Volts, por exemplo e logo 10 mili Amperes a fonte assim se comportará. Manterá os 12 Volts sobre a carga e não deixará que passe mais do que aqueles 10 mili Amperes.

Não é assim que se passa a coisa. Se a carga estiver com algum problema a tensão de saída cairá para algum determinado valor que estabeleça como máxima corrente aquela setada, de 10 mili Amperes. A tensão nesse caso bem pode ter ficado com algo como 0,5 Volts. E ai terás um dispositivo consumindo 10 mili Amperes e com a tensão de 0,5 Volts, ou seja, completamente fora de sua especificação de trabalho. De nada adiantará.

 

Se um dispositivo, peça ou componente pedir muita corrente, mais do que deveria, muito provavelmente ele já deve estar danificado, senão não pediria aquela corrente demasiada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato querer  V e I constantes simultaneamente não faz sentido. Um sempre vai querer fazer mais gracinha que o outro.

Mas no caso penso (espero) que o autor do tópico deseja algo como uma proteção pros seus projetos. De fato sua descrição está confusa e dá ligeira margem pra vossa interpretação.
 

1 hora atrás, faller disse:

um dispositivo consumindo 10 mili Amperes e com a tensão de 0,5 Volts

um simples monitoramento de ambos resolve este problema.

 

1 hora atrás, faller disse:

Se um dispositivo, peça ou componente pedir muita corrente, mais do que deveria, muito provavelmente ele já deve estar danificado, senão não pediria aquela corrente demasiada

Este dispositivo existe e não, não está necessariamente danificado. Trata-se de algum circuito experimental que necessita de algum reajuste.

P.ex. eu (eu) não me sentiria muito a vontade em ligar um amplificador automotivo por mim projetado (primeiramente não sou do ramo) diretamente numa bateria 150Ah antes de ligar na fonte em questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ola hum cirquito interessante esse anti curto com scr ai vou dar uma olhada e vou ajeitar ele ali no cirquito (e vou ter q fazer um novo pelo jeito)

bom faller o cirquito faria isso mesmo chegou tal correte zera a tensão para desligar o cirquito q ta sendo testado em muitos casos ja ajuda ao meu ponto de ver pelo menos e sim eu tinha intendido como funciona o limitador de corrente então se fosse usar esse principio eu teria q usar varios comparadores formando uma especie de "vu meter" ai cada um liga uma tensão de referencia dps outro conforme aumenta e tal caso não suba a corrente a saida continua com a mesma tesão de referencia que ta regulada na margem define tal tensão....

 

quase certeza q não consegui explicar direito mas enfim mas ja q meu cirquito nao funcionaria alguem teria um pra 5A ou mais?

 desde de já agradeço a resposta 

 

 

abs...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Caso voce queira realmente 'construir' um regulador,  o CI XL4005 pode suprir os 5A desejados com uma boa amplitude de tensão na entrada.

 

segue um diagrama abaixo, no qual falta incluir os respectivos displays para monitoramento  de tensão e corrente .

 

Pessoalmente eu usaria o cartão de crédito e compraria a placa pronta ( tem por aí no ML ), que certamente sai muito mais em conta e botaria para funcionar, com a vantagem de posteriormente clonar ela passo a passo só pelo prazer de dizer "eu que fiz"

 

'_'

 

 

 

xl4005.jpg

reg5a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher  entendi não é uma ma ideia  tenho um display voltimetro e amperimetro aq e vou dar uma olhada nessa sua ideia e ver se não tem esse cirquito aq pela minha cidade. obrigado

 

abs...

 

adicionado 2 minutos depois

@Tito Fisher  e mais uma coisa ele é meio q pull up de tensão e tal né entao se eu colocasse uns 12v na entrada talvez conseguisse uns 20v na saida né 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...

 

Nãããããooooo !!!    Isso é um step-down, só vai rebaixar a tensão de saída em um shift de aprox 1,5V a partir do que entrar nele .

Tipo assim, a tensão de entrada é 9 V então a saída  será no máximo 7,5V.

 

Quanto ao ajuste de corrente, é como o @faller disse, voce não terá ambos fixos no mesmo momento, vai ajustar alternadamente um e outro até casar a combinação desejada.

 

Esse circuito do anuncio eu catei no mercadolivre, mas as casas que trabalham com Arduino certamente tem ele.

 

'_'

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah quer saber vou fazer sem regulagem de corrente,  porque se n vai me sair 50reais a mais so por isso , vou pegar e colocar um transistor tip35 e na base dele ligo um amplificado operacional pra realimentacão e no positivo dele eu faço um divisor de tensão com um potenciometro '-'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz  hum beleza usar esse circuito dps do controlador de tensão né dai nao preciso do meu controle de corrente ou esse so vai servir como anti curto?

 

 

abs

adicionado 34 minutos depois

dei uma pensada aq e me saiu isso 

 

o comparador mede a tensão sobre o r.shunt (corrente sobre ele)

se for maior q a tensão de referencia aciona o scr e desliga a saida 

 

 

20190218_133001_HDR.thumb.jpg.dcb9db847012e811299efc36f4fcf223.jpg 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

9! Nota 9 amigo. É bem este o caminho do seu pensamento. Inverta:

- o vcc do scr pelo terra. O terra do relé pelo vcc

-o scr... catoto "apontando" pro terra

-o + e - do ampop

-o diodo não inverta

E coloque um 1K entre saída do ampop e gate do scr.

E que a vcc do trimpot seja de fato sua Vref. Um diodo com seus 0.7V serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz valeu fiz o que você disse mas uma coisa a parte da Vref você entendeu errado porque tipo se eu botar um divisor de tensão com o potenciometro e tal eu posso regular o limite de corrente dai qd passar desliga ja com o diodo sera mais uma protecão contra curto porque os 0,7V vão estar fixo  dai so calcular o petenciometro e o resistor do divisor com a formula: 

Vout= potenciometro R1 x Vin

 

ficou isso ai ate agr  ja vou mandar a ft do controlador de tensão pra você dar uma olhada

 

20190218_142642_HDR.thumb.jpg.e64ce9070068195a47075014fb34f538.jpg

 

 

 

abs..

adicionado 7 minutos depois

ai esta o regulador de tensão com realimentação 

 

obs : o potenciometro é de 5k mas no meu desenho ta parecendo 3 

obs2: esquessi de escrever vcc na alimentacao do amp

20190218_143302_HDR.thumb.jpg.957c7c16165c0d17b2858f5ce6971748.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi corretamente amigo. Ao usar vcc como referência vais perceber que ele varia. Já ao usar Vref 0,7V de um diodo, a variação é humanamente imperceptível. O pot você capta dos 0,7V e não o vcc, entende?

 

De novo, o caminho correto. Não coloque o capacitor. Ligue direto. E usar o vcc vai variar um pouco com a carga.

 

Olha um esquema menos ruim que o seu...

fonte%2012v%20regulavel%20001.jpg

Google esquema de fonte ajustável com zener

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ata tava pensando de outra forma mas esse cirquito n serve apenas pra fonte com transformador e tal pra nao deixar vairiar a tensão de referencia pelo riple do capacitor de filtragem? pois meu ciquito vai ser com fonte atx.... ai n tem riple nem variacao mas mesmo assim vou ver se tenho um zener de 12 v aq🤔

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...