Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
M4NT1S

Diferença prompt, shell, terminal?

Posts recomendados

Os três são essencialmente a mesma coisa, são aplicações do tipo CLI (Command Line Interface). Ao contrário do que estamos acostumados que é a GUI (Graphics User Interface).

É só que no senso comum conhecemos como prompt a CLI do Windows e como Shell (apesar do Windows ter também o PowerShell) ou terminal o CLI do Linux ou Mac.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O prompt é a sequência de carácteres que indicam que o sistema está pronto para receber comandos. No Linux, você verá isso como um $ para usuários comuns e # para o usuário root com um pequeno underline piscando à espera de um comando. Lembrando, claro, que ele pode ser customizado e se apresentar de modo diferente do usual. 

 

O shell é a interface de acesso ao sistema operacional, ela pode ser uma command line interface (CLI) ou uma graphical user interface (GUI). No Linux, o shell padrão é o bash; no FreeBSD, é o tcsh/sh. O explorer.exe é o shell padrão da família Windows, por exemplo. É preciso modificar uma entrada no registro chamada Shell para substituir o explorer.exe como shell padrão do sistema.

 

Apesar de hoje serem praticamente sinônimos, shell e terminal são duas coisas diferentes. O sinônimo dá-se pelo fato dos atuais emuladores de terminais chamarem o shell quando executados, como o rxvt, xterm etc. Nos primórdios, um terminal era um conjunto de hardware que davam acesso ao shell de um mainframe que executava o sistema operacional. Não existiam computadores pessoais com sistema próprios. Hoje, isso não é necessário e um terminal vai entregar o shell local do seu sistema.

 

A princípio, a diferenciação pode não parecer relevante, mas acho importante saber a história e detalhes do sistema operacional. Isso melhora a compreensão dele como um todo e ajuda na solução de problemas.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!