Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock fx 8300 + ga 970-a 3dp


Posts recomendados

E aí galera beleza? Estou tendo problemas em dar overclock nesse FX8300 com a placa-mãe da gigabyte a ga-970a-d3p. Coloquei ele em 4.0ghz e o computador ligou normal, mas quando abri o jogo (Monster hunter world) e joguei por aproximadamente 15 minutos o computador travou completamente. Tive que reiniciar no dedo e voltar ao stock. Alguma ideia do que possa ser? Porque eu vejo muitos utilizando esse mesmo kit em 4.2ghz sem problema algum.

 

Minha config:

 

AMD FX 8300 

Gigabyte GA-970A-D3P

3x 4GB RAM DDR3 1333MHz

Fonte Corsair VS 80 Plus White 600W 

NVIDIA GeForce GTX 1050TI 4GB Dual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julio Almeida_708872 Não sei muito sobre overclock, mas quando isso ocorre geralmente é alta taxa de Vcore ou baixa demais. Timing das rams, temperatura ou ate mesmo a placa-mãe que nao tem muitas fases (Raro).

De qualquer forma espere o pessoal experiente nessa area responder.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fez o overclock, quais as configurações exatas? Há muitas formas de se atingir esses 4 Ghz, algumas podem funcionar pro seu setup, outras não. E mesmo assim há grande variação, pessoas com equipamentos idênticos (até do mesmo lote) tem resultados diferentes com as mesmas configurações, pra um fica estável e pro outro não, e por aí vai. OC é um questão bem sensível, não tem preto no branco.

O ideal é você rodar testes de estresse (manda o processador a 100%) por algumas horas enquanto vai monitorando a temperatura pra chegar a conclusão de se o over ficou estável ou não. Se em 15 minutos num jogo ele travou, provavelmente em 1, 2 minutos de teste de estresse já peidaria. Foi a temperatura, as tensões, nada disso? Só tem como saber testando e monitorando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta dos colegas Shaman93 e P4RANOID! 

 

Poderiam dar sugestões de programas eficazes para testes de estresse? Nesse jogo em quanto estava jogando ele percebi que a CPU ficava em 100%. É um jogo bem pesado inclusive! Sei porque tenho um widget que monitora meus equipamentos em quanto estou utilizando o computador: 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Julio Almeida_708872 disse:

Poderiam dar sugestões de programas eficazes para testes de estresse?

Eu uso Prime95, RealBench e OCCT. Pode começar com o AIDA64, mas é o mais leve de todos, uso só pra ver inicialmente se a temperatura e voltagens estão ok, mas não é raro conseguir rodar 6 horas de AIDA64 e travar nos primeiros 15 minutos do Prime95. Pra monitorar uso o HWMonitor e MSI Afterburner (esse pra overclock de GPU).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julio Almeida_708872

 

Amigo sugiro você fazer alguns ajustes, ativa o load line calibration em extreme, desativa spread spectrum, desativa estado c1e, deixa o vcore em 1.35 com o clock em 4.0 ghz e roda o utilitário OCCT por 30 minutos se der erro reduz o clock para 3.8ghz e se não der erro, reduz o vcore para 1.33 e fica fazendo esse rodízio até achar o menor vcore possível sem travar o pc, detalhe é que você não pode passar o vcore de 1.35 que é o limite seguro para os fx. 


Depois posta os resultados do teste no occt: bus, temperatura dos núcleos , clock, vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...