Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gustavo Aom

RESOLVIDO Frequencia memória RAM x Processador

Posts recomendados

Boa noite, gostaria de tirar umas duvidas sobre peças pra PC.. Então, to montando um PC de entrada pra jogar e poder ter mais tranquilidade já que meu Athlon II X2 não ta aguentando mais. Mas a dúvida é o seguinte, vou comprar um Ryzen 3 2200G e queria saber se a memória RAM que vou pegar conseguiria lidar bem com a CPU na frequencia de 2400Mhz, disseram pra mim que a frequencia recomendada era de 3000Mhz mas isso realmente vai afetar o desempenho ou não tem problema a frequencia escolhida pra essa configuração? (No caso a memória que eu tenho condições de pegar no momento é uma Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400Mhz)

Agradeço se puderem ajudar :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutos atrás, Gustavo Aom disse:

Boa noite, gostaria de tirar umas duvidas sobre peças pra PC.. Então, to montando um PC de entrada pra jogar e poder ter mais tranquilidade já que meu Athlon II X2 não ta aguentando mais. Mas a dúvida é o seguinte, vou comprar um Ryzen 3 2200G e queria saber se a memória RAM que vou pegar conseguiria lidar bem com a CPU na frequencia de 2400Mhz, disseram pra mim que a frequencia recomendada era de 3000Mhz mas isso realmente vai afetar o desempenho ou não tem problema a frequencia escolhida pra essa configuração? (No caso a memória que eu tenho condições de pegar no momento é uma Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400Mhz)

Qual o modelo da sua placa-mãe?

Compartilhar este post

Link para o post

Em geral uma 2666 ou 3000 vale a pena em relação a 2400 e especialmente 2133, mas depende se sua placa-mãe vai suportar. Se não achar preço em conta outra opção é pegar a 2400 e overclockar manualmente. Se percebe uma boa diferença sim, dá uma olhada. Mas pra tirar total proveito da APU precisa usar 2 pentes, melhor 2x4 que 1x8.
https://www.youtube.com/watch?v=d04ysw9qH8Y
https://www.youtube.com/watch?v=3D5ahmvCceM

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Gustavo Aom disse:

Boa noite, gostaria de tirar umas duvidas sobre peças pra PC.. Então, to montando um PC de entrada pra jogar e poder ter mais tranquilidade já que meu Athlon II X2 não ta aguentando mais. Mas a dúvida é o seguinte, vou comprar um Ryzen 3 2200G e queria saber se a memória RAM que vou pegar conseguiria lidar bem com a CPU na frequencia de 2400Mhz, disseram pra mim que a frequência recomendada era de 3000Mhz mas isso realmente vai afetar o desempenho ou não tem problema a frequencia escolhida pra essa configuração? (No caso a memória que eu tenho condições de pegar no momento é uma Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400Mhz)

Vamos por partes.

No caso da iGPU, (Vídeo integrado ou onboard) ela vai se beneficiar muito mais do DualChannel (2 pentes idênticos ativam, o que dobra a largura de banda e consequentemente  a quantidade de dados entre iGPU e RAM) do que altas frequências no Single Channel.

Vale muito mais a pena pegar 2x4Gb 2400Mhz p/ ativar o Dual Channel do que 1x8Gb 3200Mhz no Single Channel.

E no final das contas, subir a RAM de 2133/2400 p/ 2993/3200 não é difícil, o que vai melhorar ainda mais o desempenho no Dual Channel.

Antes de comprar as RAMs, pesquise bem o modelo e tente descobrir se a msma é Single Rank ou Dual Rank(Ryzen se benecifica também de memórias com chips Single Rank)

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, MrWinter disse:

Qual o modelo da sua placa-mãe?

Vai ser uma ASROCK A320m

Compartilhar este post

Link para o post

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!