Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook acende o led power(direto) mas não acende a tela


Paulo2031

Posts recomendados

Bom dia, Boa tarde e Boa noite!

Estou querendo começar a trabalhar em casa com manutenção de notebooks e para começar eu aproveitei e comprei um notebook(80 reais) de um amigo para poder usar ele como uma base de aprendizado, tenho curso em TI, mas no curso eles não ensinam muito, na verdade NADA sobre eletrônica, só desmontar e montar mesmo. 

 

Então preciso de ajuda para começar, o notebook é na verdade um Ultrabook Acer Aspire M5 581T-6807 de  2012, pelo que vi, ele tem um processador I5-3317U (soldado direto a placa), 6GB ram (sendo 2gb soldado direto a placa e 4gb em um pente)  500GB HHD e + 20GB em um SSD.

Meu amigo disse que usou ele normalmente a noite, desligou e foi dormir, no outro dia foi ligar ele, o Power LED acendeu, porém a tela não ligava, o cooler gira quando liga por 2s depois para e volta a ligar quando o processador esquenta.

Tenho todas as ferramentas para trabalhar nele, já comecei testando a fonte(está ok, já testei com outra também!), tirei todos os hardwares removíveis do notebook deixando somente o Processador, 2gb memoria ram(soldado a placa) e o LCD conectado, e o defeito continua. Também já tentei ligar o notebook a TV pelo cabo HDMI, quando liga o notebook , a janela de "sem sinal" da tv desaparece, a tela fica preta e depois volta a parecer a janela " sem sinal"

E também percebi que quando tento ligar pela bateria ele não acontece nada, e quando plugo o conector da fonte ele não recarrega a bateria, o LED da bateria não acende.

Todos os hardwares que removi estão funcionando perfeitamente (HDD, SSD, Wi-fi+Bluetooth e 4gb Ram) , passei eles para meu notebook pessoal.

 

Por onde devo começar a testar, quais componentes?(tenho pouca experiencia, e tenho varias ferramentas básicas para testes e troca de micro componentes) vi alguns videos na internet e muitos falam que pode ser a solda do chip set, mas não quero ir fazendo reflow logo de cara, quero ter certeza que não é outra coisa antes de aquecer a placa.

Comprei pra isso mesmo, pra aprender sobre os componentes, como verificar eles e se preciso partir para o reflow também.

Abaixo vou anexar algumas fotos da placa-mãe:

 

 

20190220_123046.jpg

20190220_123134.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, misterjohn disse:

Boa tarde, dei uma olhada nesse tópico mas o problema desse rapaz é outro, ele diz que o windows inicia etc, o meu não mostra nem o load dos hardwares e da bios, a tela não acende nem o backlight(LED da tela), e esse notebook não tem saida VGA para testar, só a HDMI e testando por ela o problema continua.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postei o tópico mas por essa dica:

 

"Vá num local iluminado, de preferência ensolarado, e com a luz do sol ( ou outra) batendo na parte de baixo na tela, veja... Se você conseguir ver a tela ambiente, ok. (foi apenas a tela que queimou), se não ver nada... (complicou, acho que o chip se foi)."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, misterjohn disse:

Postei o tópico mas por essa dica:

 

"Vá num local iluminado, de preferência ensolarado, e com a luz do sol ( ou outra) batendo na parte de baixo na tela, veja... Se você conseguir ver a tela ambiente, ok. (foi apenas a tela que queimou), se não ver nada... (complicou, acho que o chip se foi)."

A tela dele é complicada de retirar da parte de traz da capa dela, é bem colada, porém pode se notar que quando ilumino ela com o celular desligada, ela tem uma certa transparência, e quando ligo apertando o botão power ela fica completamente preta, mas o led de traz do lcd não acende....

Se fosse o problema no LCD o notebook deveria funcionar normalmente pelo cabo HDMI plugado ao meu monitor externo, correto?

eu acho, que tem algum componente em curto ou queimado, que não está deixando passar corrente para o LCD, HDMI ou para o chip, mas não sei qual o caminho dele e qual componente testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Obrigado pela ajuda, mas consegui encontrar o problema, tinha um fio do cabo do lcd rompido ao meio e um capacitor em curto na placa próximo ao HDMI.

Agora o notebook inicia normalmente e tudo funcionando, só não consegui encontrar o defeito que ele não recarrega as baterias. Abri ela e testei cada pack de bateria (são 3) todos estão com a tensão correta e totalizando 11v, mas quando passa pelo circuito da própria bateria ele fica sem tensão, não achei nenhum resistor ou capacitor com problema... vou procurar no forum se já aconteceu isso com alguém.

 

uma coisa que notei, que tem nos notebooks antigos e não encontrei nesse e achei errado foi a falta de um dissipador no chipset, ele fica longe do processador e ele não tem nenhum dissipador, o do processador passa perto, mas não encosta nele, e notei que ele esquenta bastante mesmo sem uso, vou adaptar um para me precaver de problemas futuros.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, quanto a essa colocação sua "Se fosse o problema no LCD o notebook deveria funcionar normalmente pelo cabo HDMI plugado ao meu monitor externo, correto?" eu tenho minhas dúvidas porque para fazer isso que você diz, não é necessário habilitar algo a fim de tornar esse recurso ativo? (Não estou afirmando e sim perguntando), outra coisa, será que o notebook usado nas corridas de F1 dariam uma mancada dessas quanto ao chip set?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

Paulo, quanto a essa colocação sua "Se fosse o problema no LCD o notebook deveria funcionar normalmente pelo cabo HDMI plugado ao meu monitor externo, correto?" eu tenho minhas dúvidas porque para fazer isso que você diz, não é necessário habilitar algo a fim de tornar esse recurso ativo? (Não estou afirmando e sim perguntando)

 

R: então... depois que troquei o capacitor e soldei um diodo() que estava quase solto, preso por uma ponta só, ele voltou a funcionar e quando o LCD do notebook está desconectado e plugo-o pelo HDMI em minha TV ele reconhece sem nenhuma configuração, alguns modelos como meu antigo Acer tem que configurar sim, indo em detectar monitores... 

 

, outra coisa, será que o notebook usado nas corridas de F1 dariam uma mancada dessas quanto ao chip set?

então amigo, eu achei não só uma mancada mas um grande erro do engenheiro que criou esse designer do dissipador e não o passou pelo chipset para resfria-lo também, e pelo que vi não foi só nesse modelo do m5 581t, no seu anterior 481 se não me engano também cometeram esse erro.

 veja a foto do meu abaixo... e nesse: link o video de um mesmo notebook sendo aberto pela primeira vez

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Paulo2031 disse:

 

Eu tive um ACER mas não gostei por causa do aúdio, achei muito baixo, mas ele é muito complicado, precisa tirar teclado para mexer no hd e cd rom, parece que até nas memórias precisa tirar um monte de coisas, tenho um Sony atualmente, bem mais simples de mexer (só é ruim de abrir sem espátula), quebrei várias travas e sobrou um parafuso..kkkk..

Obs: Você sabe onde adquirir e qual o nome oficial da espatula para abrir não só ele, mas controle remoto, case de hd, tudo que é coisa de plástico parece que foi feito para nunca mais abrir...

 

Já que você está no ramo de manutenção de NB vou te dar uma contribuição

 

http://www.insidemylaptop.com/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, misterjohn disse:

Eu tive um ACER mas não gostei por causa do aúdio, achei muito baixo, mas ele é muito complicado, precisa tirar teclado para mexer no hd e cd rom, parece que até nas memórias precisa tirar um monte de coisas, tenho um Sony atualmente, bem mais simples de mexer (só é ruim de abrir sem espátula), quebrei várias travas e sobrou um parafuso..kkkk..

então o meu notebook de uso diário que vou aposentar e usar esse que arrumei, era um acer aspire 5733-6604 (está com 6gb ram) não tenho o que reclamar, nunca tive problemas, tem o aúdio médio pra min, já desmontei varias vezes para troca de pasta térmica e limpar a poeira (onde moro é muito empoeirado), mas ele é bem fácil de mexer, a bateria é removível, tem uma porta na horizontal (fácil de abrir) onde fica o HD / placa wireless/ 2 slots de memória. já pra limpar por dentro tenho que remover o teclado por cima, tirar uns 5 parafusos e pronto, tudo desmontado. 

Mas esse modelo que estou mexendo é muito complicado, você pode ver pelo vídeo, fiquei louco caçando o porque a bateria não era detectada, e depois que vi os videos achei o lugar que tem um Jumper em uma trilha que é dado o contato quando o parafuso encosta ligando as 2 trilhas kkkk, e no meu notebook antigo não tem isso, nunca se quer vi isso.

Citação

Obs: Você sabe onde adquirir e qual o nome oficial da espatula para abrir não só ele, mas controle remoto, case de hd, tudo que é coisa de plástico parece que foi feito para nunca mais abrir...

então, eu creio que em qualquer loja de informatica grande que venda ferramentas, na internet (ML) ou você pode fabricar a sua com um plastico com ponta fina e meio maleável/rígido ou comprar aquelas espatulas que usa pra aplicar massa em carros e para fixar adesivos... eu uso uma que tenho de carro ou então passo a unha pela fresta (junção dos plásticos) e eles se destravam sem quebrar e sem esforço em muitos dos casos, principalmente nas molduras dos lcds. pra você ter ideia já vi em videos os técnicos usando palheta de violão, tem de varias larguras e espessuras, é fácil de achar e kits com mais de 10 modelos simples custam menos de 15 reais

Citação

Já que você está no ramo de manutenção de NB vou te dar uma contribuição

http://www.insidemylaptop.com/

Opa, muito obrigado, toda e qualquer ajuda é bem vinda!

eu tive que assistir mais de 20 videos para encontrar um igual o meu e solucionar o problema.

só fico inconformado pelo que meu amigo me disse, levou em 2 assistências técnicas com "macacos velhos" trabalhando e não conseguiram arrumar, não sei se foi falta de vontade ou sei lá.

 mas consegui com esforço e tive muitas experiencias, sem falar que paguei barato e posso até vender e ter um lucro maior que 4x o valor que paguei, pois agora está tudo funcionando perfeitamente!

meu maior problema é na parte de eletrônica mesmo, não sei os nomes de alguns componentes e nem como testá-los, só sei o básico mesmo, resistores, capacitores, alguns diodos e teste de continuidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, misterjohn disse:

Talvez quando já está "semi-aberto" o cartão funcione, mas acho que quando está totalmente fechado ele não resolve porque não tem dureza para afastar as partes,

Sim, se você forçar ele vai quebrando as pontas, por isso prefiro uma espatula de aplicar adesivos que é mais fina e é mais maleavel e não marca as carcaças

7 horas atrás, misterjohn disse:

viu a espátula do cara? 

, essa espatula é muito boa também, mas tem que tomar cuidado porque ela pode marcar, mesmo tento as bordas lisas, você acha no Mercado livre ou em sites chineses, em lojas de informáticas grande também, mas é mais difícil e mais caro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...