Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ter vários repetidores na mesma rede podem sobrecarregar o modem?


Posts recomendados

Olá pessoal! Os professores da escola que me formei se juntarem e colocaram uma internet de 100 megas para mostrar as matérias com uma didática diferente para os alunos com o auxilio de projetores, passando slides, filmes etc. Mas o colégio é um pouco grande e o wifi não vai chegar em todas as salas, nesse sentido, eu vou ajudar eles colocando cerca de 4 repetidores espelhados pela escola, todos via cabo pra internet não ficar lenta nesses repetidores. É aí que vem a minha dúvida, até onde eu sei os repetidores não tem servidor DHCP e não gerenciam a rede, então quem vai ter que fazer isso tudo vai ser o modem da Nokia (não sei o modelo, mas é um preto cheio que é dual band) disponibilizado pela Oi aqui na região, então se eu colocar esses repetidores, eles vão sobrecarregar o modem? Deixando o WI-FI lento, demorando pra conectar, etc. Porque se isso realmente acontecer é melhor eles comprarem roteadores. Desde já agradeço pela atenção e peço desculpas se falei algo nada a ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matheus,

Também trabalho em uma instituição de ensino. Precisa de internet para passar filmes?
Aqui sempre deixo claro que é preferível baixar os filmes com antecedência e apresentá-los offline, até porquê não se tem "garantia" do sinal Wi-Fi.

Não ficou claro o cenário que você tem. É só o modem/roteador da Nokia? Ele que faz o DHCP?
Não há pontos de rede cabeada? Quantas portas LAN o Nokia tem?

Olha, tem que pensar em extensão futura também.
Se tem um porte, mesmo que pequeno, já é de se pensar num Swicth entre o modem e os pontos de acesso e os prováveis futuros pontos de rede cabeada.

Eu não uso repetidores, por experiência própria desaconselho.
Se quer um sinal de Wi-Fi com cobertura ótima, implemente uma rede mesh.
Em um dos prédios daqui instalei 3 Access Point desta marca e modelo, *nunca* deram problema, são ótimos:
Access Point Ubiquiti UAP-AC-LITE-BR

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEPENDE; de como voce vai montar e rede, e quantas pessoas vai se conectar a essa rede, o primeiro router vai sim sobrecarregar, ja que todo o trafego vai passar por ele, indico voce colocar entre o modem e os routers wireless uma RouterBoard 750r3 para gerenciar... e os routers wireless em modo roteador para reduzir o broadcast e sobrecarregar a rede,,, 
Dessa forma que falei, uma RB Gerencia a rede (na borda),,, os roteadores em modo router (roteador) assim casa roteador tem a sua rede individual se um travar os outros continuam funcionando,,, 
A questao da RB que lhe falei ela e potente,,, nao vai travar estão fácil... se for o caso voce poderia colocar para transmitir as RBs hAP lite TC e fazer uso do CapsMan,,, que vai criar automaticamente uma rede Mash, mas vai depender a forma que voce montar a rede,,,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Renato e Ciro.

 

Não é bem um emprego haha. Nunca fiz curso nem nada, só estou ajudando por amor a escola e to usando a pouquíssima  experiência que tenho por ficar fuxicando na internet quando tinha uma dúvida.

 

Então vou descartar os repetidores.

 

O modem da Nokia é um modem/roteador e faz o DHCP e tem quatro portas LAN, sendo que apenas uma é utilizada para um swicth, distribuindo a rede via cabo para os computadores (cerca de cinco no momento), é um de 16 portas, então vai servir para expansões futuras.


E o WIFI só vai ser utilizado para colocar os notebooks dos professores e chromecasts (esses serão utilizados para passar slides, filmes via Netflix, vídeos no YouTube, etc. por serem mais baratos que um notebook e porque os professores querem usar os celulares porque nem todos tem notebook etc).

 

Na escola existem dois pátios, um com cinco salas e outro com apenas três, no primeiro pátio apenas quatro salas vão utilizar o WIFI dos 2 roteadores que vão ficar nesse pátio, um em cada ponta para o sinal não ficar ruim porque as salas que ficam uma em frente a outra estão um pouco longe e o sinal ficaria bem fraco, por isso eu vou colocar dois, e uma das salas vai usar o WIFI do modem da Nokia por estar do lado da sala onde o modem está.

 

Já no outro pátio, que tem três salas, inicialmente eu iria colocar apenas um logo acima da porta da sala do meio, mas a minha preocupação seria a distância e a quantidade de paredes, por isso vou utilizar dois roteadores lá também.

 

Eu gostei bem da proposta da rede mesh, mas os dispositivos são bem caros, cerca de 500 reais cada um :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arllen Philipe Fry Entendi e achei uma ótima ideia colocar a RouterBoard para gerenciar a rede. Nesse caso é melhor deixar o WIFI por repetidores via LAN ou roteadores em modo bridge?

 

Em relação a quantidade de de usuários conectados simultaneamente, se eu usar apenas uma RouterBoard Mikrotik Rb750 para gerenciar a rede WIFI dos roteadores ou repetidores, ficariam conectados simultaneamente cerca de 14 a 20 dispositivos, esse RouterBoard vai conseguir dar conta do recado? Ou seria melhor ter um em cada pátio? Dessa maneira seria de 8 a 10 dispositivos no primeiro pátio e de 6 a 8 no segundo.

 

Link do Microtik RB

 

Em relação a isso

15 horas atrás, Arllen Philipe Fry disse:

Se for o caso voce poderia colocar para transmitir as RBs hAP lite TC e fazer uso do CapsMan,,, que vai criar automaticamente uma rede Mash, mas vai depender a forma que voce montar a rede,,, 

Não entendi direito, pra fazer isso eu não preciso de um dispositivo compatível com rede mesh?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...