Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde
Ao instalar alguns apps vem a mensagem que ele terá acesso a dados pessoais meus como  minhas fotos, meu cartão de memória, fazer ligação etc.

É isso mesmo? O app vai me espionar e usar arquivos pessoais meus?  ou estou entendendo mal?
Neste caso um firewall resolve?

Postado

Sim. Todo aplicativo que precisar acessar algo no seu tel, você terá que autorizar e a partir desse momento ele terá acesso a fotos, agendas, contatos, etc... (dependendo de cada aplicativo) e firewall não irá impedir, pois somente impede acesso a internet e vice versa, e caso você autorize o aplicativo no firewall, ele terá acesso a internet e e aí sabe lá o que farão com seus dados.

Postado

Obrigado pelas respostas.

Mas se eu usar o firewall e bloquear totalmente o acesso deste app à internet, seja por wifi ou rede da operadora, e usar o app apenas em modo off line, ai ele tem como usar ou mandar pra fora algum arquivo meu?

Postado
6 horas atrás, marcos Cieri disse:

Obrigado pelas respostas.

Mas se eu usar o firewall e bloquear totalmente o acesso deste app à internet, seja por wifi ou rede da operadora, e usar o app apenas em modo off line, ai ele tem como usar ou mandar pra fora algum arquivo meu?

Aí não tem, mas vai depender se o aplicativo é para usar com a net (tipo whats, face..), porque se não não irá servir para nada o aplicativo.

Tb tenho esse preocupação, mas como não sou muito de usar celular para acessara net, uso PC, e nele bloqueio todos o sprogamas que tentam acessar a net, mas não tem nenhum motivo para isso.

Postado

Deixa ver se eu entendi bem: você baixar um app com uma certa utilidade e racionalidade, instala sem ler essas permissões, roubar teus dados, te usar como zumbi, ele pode te fotografar tomando banho, publica na rede, ou seja, cada app pode ser um controlador remoto e espião se não tomarmos cuidados? Então nos estamos f...  ferrados?

Postado

@marcos Cieri sim, por isso esse controle granular das permissões que é relativamente recente no Android. As permissões que você dá no aplicativo são basicamente um consentimento dos seus dados ao responsável pelo mesmo, por isso é importante conferir os termos de serviço/uso do que você for usar/instalar.

Isso vale também para o software no seu computador e os sites que você acessa, os programas que você baixa, os sites que você se cadastra, etc.

Se quiser saber mais sobre ferramentas de privacidade, dá uma olhada aqui: https://www.privacytools.io/

Postado
Em 23/02/2019 às 16:24, marcos Cieri disse:

Deixa ver se eu entendi bem: você baixar um app com uma certa utilidade e racionalidade, instala sem ler essas permissões, roubar teus dados, te usar como zumbi, ele pode te fotografar tomando banho, publica na rede, ou seja, cada app pode ser um controlador remoto e espião se não tomarmos cuidados? Então nos estamos f...  ferrados?

O aplicativo pode ter essas permissões, SE você deixar.. Acessar contatos, memória interna, câmera, microfone, tudo isso necessita de autorização do usuário, a partir do Android 6.. Antes era meio solto..

Sobre o resto, dificilmente aconteceria algo do tipo, a não ser que, você baixe apps suspeitos (na Play Store tem, infelizmente) ou instale APKs de fora da Play Store.. Mas, nesse caso, o problema seria o usuário..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!