Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ao instalar alguns apps vem a msg que ele terá acesso a dados privados meus.....


Posts recomendados

Boa tarde
Ao instalar alguns apps vem a mensagem que ele terá acesso a dados pessoais meus como  minhas fotos, meu cartão de memória, fazer ligação etc.

É isso mesmo? O app vai me espionar e usar arquivos pessoais meus?  ou estou entendendo mal?
Neste caso um firewall resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Todo aplicativo que precisar acessar algo no seu tel, você terá que autorizar e a partir desse momento ele terá acesso a fotos, agendas, contatos, etc... (dependendo de cada aplicativo) e firewall não irá impedir, pois somente impede acesso a internet e vice versa, e caso você autorize o aplicativo no firewall, ele terá acesso a internet e e aí sabe lá o que farão com seus dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, marcos Cieri disse:

Obrigado pelas respostas.

Mas se eu usar o firewall e bloquear totalmente o acesso deste app à internet, seja por wifi ou rede da operadora, e usar o app apenas em modo off line, ai ele tem como usar ou mandar pra fora algum arquivo meu?

Aí não tem, mas vai depender se o aplicativo é para usar com a net (tipo whats, face..), porque se não não irá servir para nada o aplicativo.

Tb tenho esse preocupação, mas como não sou muito de usar celular para acessara net, uso PC, e nele bloqueio todos o sprogamas que tentam acessar a net, mas não tem nenhum motivo para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se eu entendi bem: você baixar um app com uma certa utilidade e racionalidade, instala sem ler essas permissões, roubar teus dados, te usar como zumbi, ele pode te fotografar tomando banho, publica na rede, ou seja, cada app pode ser um controlador remoto e espião se não tomarmos cuidados? Então nos estamos f...  ferrados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos Cieri sim, por isso esse controle granular das permissões que é relativamente recente no Android. As permissões que você dá no aplicativo são basicamente um consentimento dos seus dados ao responsável pelo mesmo, por isso é importante conferir os termos de serviço/uso do que você for usar/instalar.

 

Isso vale também para o software no seu computador e os sites que você acessa, os programas que você baixa, os sites que você se cadastra, etc.

 

Se quiser saber mais sobre ferramentas de privacidade, dá uma olhada aqui: https://www.privacytools.io/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2019 às 16:24, marcos Cieri disse:

Deixa ver se eu entendi bem: você baixar um app com uma certa utilidade e racionalidade, instala sem ler essas permissões, roubar teus dados, te usar como zumbi, ele pode te fotografar tomando banho, publica na rede, ou seja, cada app pode ser um controlador remoto e espião se não tomarmos cuidados? Então nos estamos f...  ferrados?

O aplicativo pode ter essas permissões, SE você deixar.. Acessar contatos, memória interna, câmera, microfone, tudo isso necessita de autorização do usuário, a partir do Android 6.. Antes era meio solto..

 

Sobre o resto, dificilmente aconteceria algo do tipo, a não ser que, você baixe apps suspeitos (na Play Store tem, infelizmente) ou instale APKs de fora da Play Store.. Mas, nesse caso, o problema seria o usuário..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...