Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8300 com N68-GS4 FX R2.0 Overclock desbravando o Mito


Posts recomendados

Olá amigos, Estou criando esse tópico para divulgar o fim do Ctrl+C e Ctrl+V do mito ASRock N68-GS4 FX R2.0 de ser impossível fazer Overclock.

Em meu tempo livre decidi buscar informações sobre a ASRock N68-GS4 FX R2.0 e o AMD FX 8300 e somente encontrava o ódio gratuito solto na rede, isso mesmo! Não existe uma alma que tentou de fato e sim o disse me disse de fóruns gringos repudiando a N68 como se fosse a representação do capiroto no meio digital e o FX não estava tão longe disso...

Achei vários comentários do tipoScreenshot_1462.jpgEu aumento mais não invento!

Segue as fotos da BIOS:

fo2.thumb.jpeg.d51497be45587c9e2a99a3a0556a03c8.jpeg

As memorias no AUTO ficam em 1060mhz basta mudar manualmente para 1333mhz no meu caso e pronto.

fo1.thumb.jpeg.267b93838f72c8cdcc4e242d95b540e4.jpeg

Em cima pode desabilitar tudo inclusive o turbo core technology!

o AMD APM é automaticamente desabilitado quando se habilita o Multiplier/Voltage Change para Manual.

Coloquei em 4ghz ou 4000Mhz sendo fundamental colocar a CPU Voltage em 1.2500V um valor abaixo disso vão aparecer as Telas azuis "mortais" com todo tipo de erro...

NB Frequency Multiplier eu não alterei o valor padrão de 2200mhz

CPU NB Voltage deixei no padrão FIFA para perder a copa, tá ligado né?

o Resultado foi esse:

hnkrrf.png.0bdc18982d903ca95ef2dc9ea4b22328.png

Rodei o RealBench no modo GPU + CPU e depois CPU somente para testar sua estabilidade e ficou perfeito!

Segue o link do CPUID https://valid.x86.fr/hnkrrf

Em resumo da opera, a placa aguenta sim overclock, não passa dos 40C°, não reduz o clock do processador por não aguentar um overclock como muitos falam, não reduz desempenho pela metade do FX como dizem e comparei com os resultados de outros PC e o meu foi superior em muitos casos...

Em jogos consegui entre 3 e 5 fps que no meu caso foi a limitação da minha GT1030 2gb GDDR5, rodando no limite extremo.

Para verificar o real ganho eu deveria testar com uma placa mais poderosa...

Espero que isso ajude alguém, com essa placa-mãe e o FX 8300 para dar um up nele.

De preferência se estiver com uma placa de vídeo melhor comenta ai seu ganho e se valeu a pena os 4ghz!

Só para lembrar meu FX está com cooler original dele e quando uso os 4ghz chega fácil aos 70C° e se isso acontecer o pc vai reiniciar, mas não se preocupe.

Se for usar os 4ghz recomendo um cooler mais forte para segurar ele abaixo dos 70C°.

Com o cooler de fabrica do FX o máximo que foi possível segurar  é 3,8Ghz jogando Tom Clancy´s The Division ele chegou 61C° que por curiosidade só precisa de 1.2100V já os 4ghz não fica estável com menos de 1.2500V

qual quer coisa meu PC ta no meu perfil e no link que mandei do CPUID.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Oliveira Jr. ai mano, muito massa seu tópico parabéns... poderia me ajudar a dar um pequeno ajuste no meu fx6100 ? ta na minha descrição ai o meu pc... não manjo muito de over... mas meu fx ta gargalhando em uns joguinhos tipo rise of the tomb raider, darksouls 3, pubg... tentei uma vez deixar em 4.0 aqui mas não deu bom... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mallman420 disse:

@Paulo Oliveira Jr. ai mano, muito massa seu tópico parabéns... poderia me ajudar a dar um pequeno ajuste no meu fx6100 ? ta na minha descrição ai o meu pc... não manjo muito de over... mas meu fx ta gargalhando em uns joguinhos tipo rise of the tomb raider, darksouls 3, pubg... tentei uma vez deixar em 4.0 aqui mas não deu bom... 

Cara o FX 6100 é um pouco diferente, ele pede uma tensão de 1.32 ou mais para pegar 4,4Ghz isso depende também da placa...

Porém a sua tem chipset 760G uma bios mais amigável e suporte ao amd Overdrive https://www.amd.com/pt/technologies/amd-overdrive para fazer overclock de forma mais fácil eu não sei usar ele por que não é compatível com minha placa-mãe...

para o seu set já tem bastante informação e como não conheço é melhor você da uma pesquisada.

Espero ter ajudado com o programinha da amd! ah se eu pudesse usar ele xD

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

salve mano, vi seu tópico faz uns meses. Tentei fazer é não ficou estável a 3.8 com o box padrão que veio no processador, a 3.6 ficou estável, no entanto o pc sempre morre quando abro minecraft kkkkkkk acredite se quiser, então to aqui dnv já que tentei fazer uma vez e desisti(da primeira vez que tentei) e agora consegui deixar de boa em 3.6, porém tem esse negócio do mine. Você deixou como suas opções de cool’n’quiet etc, e a tensão da nb não aparece pra mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, Lucas Claudino disse:

salve mano, vi seu tópico faz uns meses. Tentei fazer é não ficou estável a 3.8 com o box padrão que veio no processador, a 3.6 ficou estável, no entanto o pc sempre morre quando abro minecraft kkkkkkk acredite se quiser, então to aqui dnv já que tentei fazer uma vez e desisti(da primeira vez que tentei) e agora consegui deixar de boa em 3.6, porém tem esse negócio do mine. Você deixou como suas opções de cool’n’quiet etc, e a tensão da nb não aparece pra mexer.

Ficou instável pois conforme todo mundo fala, essa placa não foi projetada nem mesmo para usar o Turbo desse processador, é a famosa gambiarra, pode dar certo ? Pode, mas a chance de dar errado ´grande, o VRM aquecer e diminuir a frequência do CPU, ou até mesmo estourar um Fet...

Citação

tensão da nb não aparece pra mexer.

CPU NB voltage.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@LNPott

Em 10/07/2019 às 07:52, LNPott disse:

Ficou instável pois conforme todo mundo fala, essa placa não foi projetada nem mesmo para usar o Turbo desse processador, é a famosa gambiarra, pode dar certo ? Pode, mas a chance de dar errado ´grande, o VRM aquecer e diminuir a frequência do CPU, ou até mesmo estourar um Fet...

CPU NB voltage.

Não aparece o CPU NB voltage. Já disse, queria muito que o criador do tópico aparecesse aqui de novo pra dar uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Oi amigos, eu estou sem dinheiro pra investir numa placa-mãe nova e processador, tenho a mesma placa do amigo ai n68-gs4-fx r2.0, muitos tópicos diziam que ela não aguentava fx 6300, fx 8300 pois limitava e etc, e em outros casos funcionava, eu invisto nesse processador? estou com medo de não dá imagem ou da algo errado :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • mês depois...
  • 2 anos depois...

Bom dia irmão, depois de mais de 2 anos você ainda sim salvou meu setup, já tava desanimado irmão, minha placa-mãe é parecida com a sua, mas na internet os outros metem o pau nela, pra piorar meu CPU é o fx8300 (já criticam só de ouvir falar)

Mas eu estava tentando uma solução, e não achava nada, e sobre o.c diziam que não ia aguentar, q ia quebrar o desempenho, enfim.. minha placa é n68s3 fx.. hj eu consegui fazer esse over com a ajuda de vocês, tá a 3.82, temperatura máxima jogando foi 61⁰, no desktop tá ficando entre 42⁰ a 50⁰, mas vou trocar meu cooler, porque ta com o padrão ainda.

Antes meu FPS ficava alto, porém com travadinhas, alguns jogos com gargalo no processador, agr melhorou uns 80/90% muito obrigado ❤️

 ( tentei em 4.0, deu tela azul, n tinha a tensão q você mencionou na minha BIOS, a mas próxima era 2000 ou 2.2000)

Minha config.

N68s3 fx

Cpu fx8300

2x DDR 3 8gb 1033

SSD 256 + HD 320 (irei trocar por 1 SSD de 1 tb)

GTX 1050ti

Fonte básica de 320 se n me engano (irei trocar)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...