Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo ou má configuração?


Posts recomendados

Olá pessoal, meu computador vem apresentando alguns problemas de limitação nos jogos, meu monitor é um Pc/TV, não sei se isso possa afetar algo em relação aos FPS, porém minha configuração é:

Core i5 6400 clock 2,7

placa-mãe Centrium C2016-H110-H D3 DDR3 - Socket LGA1151

8gb ram 1600ghz

GTX 1060 6 GB

O problema é o seguinte, o processador fica variando o clock e não tira seu desempenho máximo. Testei com o msi afterburner e percebi que os 4 núcleos variam de 60% a 80% e a placa de vídeo fica com seu uso na casa dos 75%. Testei Pubg com todos pre-sets no alto, sendo que não uso o Full HD por conta do monitor não suportar, assim obtive média de 60 ( nada mal ), porém ele da umas quedas meio buscas e chegam os FPS a 20. Será alguma configuração ou tá gargalando mesmo? Lembrando que CPU e GPU não estão usando 100%. 

Cheguei a mexer nas configurações de energia, e está em máximo desempenho. 

Pode ser uma configuração errada na BIOS? Talvez um reset resolva?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira então mano, isso já é recorrente de alguns dias. Fui em gerenciador de dispositivos, e abri os detalhes do driver do processador, e ele indica estar atualizado,porém com uma versão de 2009(achei estranho, pois ele foi lançado em 2015/2016)  e o da placa de vídeo atualizei e continuou a mesma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Richard Teodoro disse:

Olá pessoal, meu computador vem apresentando alguns problemas de limitação nos jogos, meu monitor é um Pc/TV, não sei se isso possa afetar algo em relação aos FPS, porém minha configuração é:

Core i5 6400 clock 2,7

placa-mãe Centrium C2016-H110-H D3 DDR3 - Socket LGA1151

8gb ram 1600ghz

GTX 1060 6 GB

O problema é o seguinte, o processador fica variando o clock e não tira seu desempenho máximo. Testei com o msi afterburner e percebi que os 4 núcleos variam de 60% a 80% e a placa de vídeo fica com seu uso na casa dos 75%. Testei Pubg com todos pre-sets no alto, sendo que não uso o Full HD por conta do monitor não suportar, assim obtive média de 60 ( nada mal ), porém ele da umas quedas meio buscas e chegam os FPS a 20. Será alguma configuração ou tá gargalando mesmo? Lembrando que CPU e GPU não estão usando 100%. 

Cheguei a mexer nas configurações de energia, e está em máximo desempenho. 

Pode ser uma configuração errada na BIOS? Talvez um reset resolva?

 

 

 

Já fez um teste de stress para monitorar as temperaturas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Richard Teodoro disse:

Hoje a tarde, fiz uma limpeza nos componentes, troquei pasta térmica, o processador estava na casa dos 55° depois da limpeza, e a GPU 61/63°.@Eric Alcântara Lima

Bota ele em stress, e tenta monitorar a temperatura do VRM, através do AIDA64, em algumas placas não funciona. Se não funcionar tente colocar o dedo em cima para ver se está muito quente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eric Alcântara Lima disse:

Verifique também se os 3 estão esquentando igualmente, pode ser que um não esteja trabalhando corretamente. Se possível testa em outra placa-mãe.en 

3 você se refere aos núcleos? Pois são 4. Existe a possibilidade de um estar com mal funcionamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Richard Teodoro disse:

3 você se refere aos núcleos? Pois são 4. Existe a possibilidade de um estar com mal funcionamento?

Quatro! Não posso afirmar isso, pois não sou técnico nem nada, mas caso um não esteja funcionando corretamente, os outros VRMS irão trabalhar mais, fazendo com que super aqueçam e fique sobrecarregados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fiz um vídeo demonstrando a questão da jogabilidade em Battlefield 1, não consegui muito acima de 60 fps, fora os engasgos.

Já vi alguns videos na internet da mesma configuração da minha, rodando BF1 em full HD  no ultra com 80 fps lisos.

Segue link do video. https://www.youtube.com/watch?v=jHNR507wWK0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Teodoro

 

BF1 é um jogo pesado pra CPU e seu Core i5 tá batendo 100% em todos os núcleos, ou seja, tá no limite dele.. Isso é piorado um pouco, pelo fato de usar DDR3 nessa CPU, que foi feita pra DDR4.. Me pergunto se os vídeos que você viu, não tinha essa "pequena" diferença..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Mesma configuração que a minha amigo, apesar de ela ter sido feita para DDR4, nas especificações do fabricante há a informação que essa CPU  tem suporte a DDR3...

adicionado 3 minutos depois

Essa semana acabei atualizando a BIOS para a ultima versão dela, achei que seria esse o problema, porém ainda acho que tem algo desconfigurado no processador.

O print a seguir é do CS-GO, onde não consegui passar da casa dos 65 FPS.

https://imgur.com/X0LifiR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Richard Teodoro disse:

Mesma configuração que a minha amigo, apesar de ela ter sido feita para DDR4, nas especificações do fabricante há a informação que essa CPU  tem suporte a DDR3...

Usar DDR3 causa um gargalo na taxa de transferência de informações, entre RAM e CPU, o que vai ocasionar uma certa perda de performance.. Sua CPU vai ser mais lenta com DDR3, do que seria com DDR4.. Isso, a fabricante não informa.. 

 

Dito isso..

 

1 hora atrás, Richard Teodoro disse:

O print a seguir é do CS-GO, onde não consegui passar da casa dos 65 FPS.

https://imgur.com/X0LifiR

Seu processador continua pregado em 100%, em todos os núcleos.. Ele é o fator limitante do seu PC..

 

Agora, você precisa tentar identificar o motivo da CPU ficar a todo tempo em 100%.. Se for só o jogo, não tem muito o que fazer.. Mas pode ser alguma coisa em segundo plano, exigindo processamento..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Richard Teodoro disse:

Migrar para uma DDR4 resolveria parcialmente meu problema será? O que me diz? Sugestão de uma mobo ddr4 ? 

Vale a pena continuar com o i5  6400?

Honestamente? Não acredito.. Parece que tem algo comendo sua CPU, mas a gente não vai conseguir ver isso daqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...