Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para ryzen qual escolher?


Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou querendo fazer um upgrade no meu computador muito em breve, ja separei o que vou colocar nele mas ainda tenho umas duvidas, penso que dicas e opiniões de outras pessoas sempre ajuda por isso decidi criar o post.

Estou querendo migrar para Ryzen, no entanto estou em duvida no processador R5 2400g ou R5 2600, a placa-mãe vou pegar essa B450-f da asus no paraguai, la o preço dela está bem acessível, e por ultimo memorias que vou começar com 2x4gb 2666.

Como dito acima minha duvida é no processador, visto que pretendo fazer overclock, algo não extremo, tanto na memoria quanto no processador, qual seria a melhor escolha? Em breve vou colocar uma gtx1070 ou uma rx580, ainda não decidi essa parte pois será mais pra frente (depois q eu vender meu computador atual).

Aproveitando o post, queria saber se com essa placa-mãe vou conseguir fazer um overclock sem grandes problemas, sei q sempre tem risco e sei q é algo complexo, mas sou novo nisso e queria começar a mexer nessa área, por isso pesquisei uma placa que atendesse minhas expectativas. 

Bom é isso galera, agradeço quem puder me ajudar :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R5 2600 é muito mais processador. Se quiser economizar, mesmo o R5 1600 é bem melhor que o 2400G. A questão é que nem o 1600 nem o 2600 tem vídeo integrado, obrigatoriamente você precisa de uma GPU. Como vai pegar, vai de 1600 ou 2600 sem dúvidas.

Sobre overclock, depende bastante de experiência e uma dose de sorte. Por via de regra as b450 permitem, mas vai depender também do modelo específico da placa-mãe, fonte e cooler do processador. Apesar disso os Ryzen são projetados pra aguentar overclocks bem razoáveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

2400G apenas se não tiver placa de vídeo competente, 2600 é muito superior e feito em 12nm (melhor para overclock).

E neste caso pegue 1x 8GB e não 2x 4GB, depois pega outro pente de 8GB. Pentes de 4GB hoje são desaconselháveis e de futura revenda baixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@souza2004 os colegas já deram boas dicas.

Ryzen 5 1600 é uns 10% inferior ao Ryzen 5 2600, porém custa menos.

 

Vou listar algumas placas mães:

- placa-mãe Biostar B350GT3 nos kit upgrade (B350GT3 + Ryzen 5 1600) da Terabyte estão com preços razoáveis.

- placa-mãe Asus Prime B350-Plus DDR4 LED USB 3.1 AM4 - R$ 540,00;

- placa-mãe MSI B450 Gaming Plus Socket AM4, Chipset AMD B450 - R$ 727,00

- placa-mãe MSI B450M Bazooka Socket B450 Chipset AMD B450 - R$ 640,00 - eu ir?ia nesta, apesar de achar cara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

R5 2600 é muito mais processador. Se quiser economizar, mesmo o R5 1600 é bem melhor que o 2400G. A questão é que nem o 1600 nem o 2600 tem vídeo integrado, obrigatoriamente você precisa de uma GPU. Como vai pegar, vai de 1600 ou 2600 sem dúvidas.

Sobre overclock, depende bastante de experiência e uma dose de sorte. Por via de regra as b450 permitem, mas vai depender também do modelo específico da placa-mãe, fonte e cooler do processador. Apesar disso os Ryzen são projetados pra aguentar overclocks bem razoáveis.

ja que o 2600 é superior com certeza irei nele, sobre overclock, sera algo moderado mesmo, minha fonte é uma cx600 e cooler um hypet tx3, sao peças bem intermediárias mesmo, por isso sei que nao devo fazer algo imprudente como querer subir muito o clock e tal.

adicionado 1 minuto depois

@Shaman93 a placa q citei seria a b450-f gaming strix da asus, mencionei ela ali, você acha uma boa escolha?

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

2400G apenas se não tiver placa de vídeo competente, 2600 é muito superior e feito em 12nm (melhor para overclock).

E neste caso pegue 1x 8GB e não 2x 4GB, depois pega outro pente de 8GB. Pentes de 4GB hoje são desaconselháveis e de futura revenda baixa.

pensei de 2x4gb pois li que em alguns casos é bom o dual channel, entao devo ignorar isso? se sim nao me importaria de pegar 1 pente só, mas vai demora pra eu poder comprar outro.

adicionado 2 minutos depois

@Gustavinhu a que citei ali em cima seria essa Mobo, o que acha dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu Decidi ir nela justamente pela dissipação em todas as fases, vi alguns vídeos no youtube e acabei gostando, mas claro, agradeço muito suas recomendações, é sempre bom ter mais informação

adicionado 4 minutos depois

Bom tendo tudo isso em mente, gostaria de perguntar uma ultima coisa a todos, vi que os preços do r5 1600 pro 2600 tem uma boa diferença e pelo que li, disseram que ele nao perde muito pra ele, se eu optar em ir no 1600 vou conseguir uma margem de oc boa? Nesse aspecto ele perde muito pro 2600? Será que vou conseguir subir ele a uns 4.0ghz? eu tenho condiçoes de comprar qualquer um dos dois, mas caso eu for no 1600 eu ja vou aproveitar e comprar +1 pente de 8gb pra ficar com 16gb. Gostaria de ver vossas opiniões.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@souza2004 o Ryzen 5 1600 é uns 10% inferior em desempenho ao 2600 - link com um teste. Com um overclock você consegue chegar nele. Overclock é uma loteria... tem processador que vai bem, tem processador que não consegue extrair muita coisa.

 

Eu só faria overclock caso sinta necessidade de extrair mais do processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

apenas atualizando o post, comprei as peças e já estou usando, optei por outra placa-mãe (aorus b450 pro wifi), mas que tambem é muito boa, pelo menos aparentemente, consegui chegar a 4.02ghz com +0.102 de vcore (talvez de pra abaixar mais, pois eu setei +0.102 direto, sem testar uma tensão mais baixa), com uma temperatura maxima de 68ºC em full load com o everest (testei cerca de 1 hora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...