Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD(Primario) + HD(Secundario) e travamentos no windows 10


leo_laee

Posts recomendados

Bom dia galera, tudo bem ?

Estou precisando de uma força !!

Vamos la:

Possuo um SSD Kingston A400 480GB e sempre usei ele normal, usava em uma notebook gamer, e agora montei ele no meu PC Gamer novo e sempre usei ele normalmente.

Então Resolvi comprar um HD Seagete 1TB Barracuda para colocar como Secundário e instalar os Jogos, Guardar arquivos e etc.

Foram ai que começaram os problemas !

No meu SSD está instalado o WINDOWS 10 e PROGRAMAS, a STEAM, ORIGIM e etc.

Tem 2 jogos instalados no meu SSD ( CSGO/ APEX LEGENDS)

E os outros jogos pesados instalados no meu HD secundário 

So que dai pra frente, meu windows começou a dar umas congeladas , coisa de no máximo 1 segundo e volta a ao normal, mais trava tudo ate o mouse !

Posso estar vendo filmes, navegando , jogando, que ele congela e volta

Passei o HD e esta tudo verde, tanto no SSD quanto no HD, o que pode ser ?

Algum conflito ? ou problemas no meu SSD ? Problemas no HD ? alguma configuração na placa-mãe ?

Lembrando meu placa-mãe ja esta como AHCI.

Possuo 1 cooler jogando ar no SSD E HD , eles ficam no máximo 35 Graus

Monitoro o pc enquanto jogo também , não tem Queda de FPS, processador não passa de 50 Graus, placa de video fica o máximo 68 Graus

 

E QUANDO DA ESSAS CONGELADAS, E VOLTA, NA HORA QUE VAI VOLTAR FAZ UM BARULHO ASSIM VRUUUUUUUM, COMO SE ALGO AUMENTACE A VELOCIDADE ENTENDEU ?

 

 

Configuração :

placa-mãe aorus b360 gaming 3

Memoria hyperx fury 8 gb 2400

I7 8 geração coffe lake

Water cooler h45 Corsair

Placa de video Gygabyte 1060 6G

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, leo_laee disse:

Bom dia galera, tudo bem ?

Estou precisando de uma força !!

Vamos la:

Possuo um SSD Kingston A400 480GB e sempre usei ele normal, usava em uma notebook gamer, e agora montei ele no meu PC Gamer novo e sempre usei ele normalmente.

Então Resolvi comprar um HD Seagete 1TB Barracuda para colocar como Secundário e instalar os Jogos, Guardar arquivos e etc.

Foram ai que começaram os problemas !

No meu SSD está instalado o WINDOWS 10 e PROGRAMAS, a STEAM, ORIGIM e etc.

Tem 2 jogos instalados no meu SSD ( CSGO/ APEX LEGENDS)

E os outros jogos pesados instalados no meu HD secundário 

So que dai pra frente, meu windows começou a dar umas congeladas , coisa de no máximo 1 segundo e volta a ao normal, mais trava tudo ate o mouse !

Posso estar vendo filmes, navegando , jogando, que ele congela e volta

Passei o HD e esta tudo verde, tanto no SSD quanto no HD, o que pode ser ?

Algum conflito ? ou problemas no meu SSD ? Problemas no HD ? alguma configuração na placa-mãe ?

Lembrando meu placa-mãe ja esta como AHCI.

Possuo 1 cooler jogando ar no SSD E HD , eles ficam no máximo 35 Graus

Monitoro o pc enquanto jogo também , não tem Queda de FPS, processador não passa de 50 Graus, placa de video fica o máximo 68 Graus

 

E QUANDO DA ESSAS CONGELADAS, E VOLTA, NA HORA QUE VAI VOLTAR FAZ UM BARULHO ASSIM VRUUUUUUUM, COMO SE ALGO AUMENTACE A VELOCIDADE ENTENDEU ?

 

 

Configuração :

placa-mãe aorus b360 gaming 3

Memoria hyperx fury 8 gb 2400

I7 8 geração coffe lake

Water cooler h45 Corsair

Placa de video Gygabyte 1060 6G

 

 

 

Vou lhe fazer uma pergunta por que tive uma experiencia parecida, quando você formatou seu SSD com Windows o HDD estava conectado no computador ligado normalmente? 
Eu também tenho um SSD com Windows e um HDD secundário, assim que eu comprei formatei meu SSD para colocar o Windows e deixei o HDD desligado, outra vez quando eu fui formatar o SSD novamente deixei o HDD conectado no computador e começou essas travadas, acredito que tenha haver com o que @Math.Pi disse, más eu só desliguei o HDD e formatei novamente só com SSD conectado no computador e parou com as travadas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Math.Pi disse:

Bom dia.

Vá no gerenciador de energia do Windows e desative a opção de desligar o HD depois de x minutos.

Eu retirei o HD, para testar

Vou usar o SSD durante o tempo para ver se para !

Se parar o problema e o HD ai coloco de volta e faço esse procedimento

adicionado 0 minutos depois
42 minutos atrás, JhonSnow disse:

Vou lhe fazer uma pergunta por que tive uma experiencia parecida, quando você formatou seu SSD com Windows o HDD estava conectado no computador ligado normalmente? 
Eu também tenho um SSD com Windows e um HDD secundário, assim que eu comprei formatei meu SSD para colocar o Windows e deixei o HDD desligado, outra vez quando eu fui formatar o SSD novamente deixei o HDD conectado no computador e começou essas travadas, acredito que tenha haver com o que @Math.Pi disse, más eu só desliguei o HDD e formatei novamente só com SSD conectado no computador e parou com as travadas. 

Obrigado amigo, vou tentar assim que eu acabar de realizar outros teste !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discordo dessa prática de formatar apenas com o ssd, eu tenho um EVO-850 de 250 GB e 6 hds mecânicos conectados além de 3 drivers de cd/dvd/bd e quando formato deixo tudo plugado e não trava nada.

Esse ssd saiu de um notebook com sistema operacional instalado, direto para um pc sem formatar ou ele era apenas usado como arquivo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo nunca aconteceu isso, inclusive o windows sempre cria uma partição de 100 Mb destinada ao sistema operacional, mas se acontece com ele é fácil de verificar, é só clicar em iniciar> computador> gerenciamento de  discos e ver o que acontece, se o windows criou essa partição reservada em outro hd ela irá constar como tal.

 

aztmccZ.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, misterjohn disse:

Eu discordo dessa prática de formatar apenas com o ssd, eu tenho um EVO-850 de 250 GB e 6 hds mecânicos conectados além de 3 drivers de cd/dvd/bd e quando formato deixo tudo plugado e não trava nada.

Esse ssd saiu de um notebook com sistema operacional instalado, direto para um pc sem formatar ou ele era apenas usado como arquivo? 

Foi formatado do zero , e comprei o windows 10 pro e instalei nele

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, Math.Pi disse:

@misterjohn

Um usuário avançado sabe ver bem isso. Usuários comuns geralmente deixam passar. Formatam um SSD e apagam a partição do Windows. Mas não veem a partição oculta.

Quando eu formato eu apago todas as particoes e crio novas, inclusive as reservada para o sistema, e qtambem quando eu coloquei o HD o SSD Ja estava rodando sem o HD secundario fazia tempo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Math.Pi disse:

@misterjohn

Um usuário avançado sabe ver bem isso. Usuários comuns geralmente deixam passar. Formatam um SSD e apagam a partição do Windows. Mas não veem a partição oculta.

 

6 minutos atrás, Math.Pi disse:

@misterjohn

Um usuário avançado sabe ver bem isso. Usuários comuns geralmente deixam passar. Formatam um SSD e apagam a partição do Windows. Mas não veem a partição oculta.

Quando é dado o comando de formatar, tudo que está no disco é detonado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, misterjohn disse:

 

Quando é dado o comando de formatar, tudo que está no disco é detonado.

Mais vou fazer os seguintes testes, Retirei o HD secundario e estou so com o SSD, se o problema persistir ai ja e outra coisa, se o problema parar ai e causa e o HD secundario..

Ai coloco ele de novo e desativo a funcao de desligamento, se parar ja descobri se nao parar, eu tento formatar ele sem o HD, se continuar ai o problema ja e no HD kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, misterjohn disse:

Comigo nunca aconteceu isso, inclusive o windows sempre cria uma partição de 100 Mb destinada ao sistema operacional, mas se acontece com ele é fácil de verificar, é só clicar em iniciar> computador> gerenciamento de  discos e ver o que acontece, se o windows criou essa partição reservada em outro hd ela irá constar como tal.

 

aztmccZ.jpg

A principio quando isso aconteceu comigo eu fiquei um pouco bolado, por que sempre procurei não colocar nada no HDD do S.O, porém parece que o Windows cria algum tipo de raiz no disco secundário, que até hoje eu não sei explicar.

 

O travamento no meu computador ocorria sempre que eu abria o Windows Explorer, uma janela nova ou o menu iniciar, dava aquela pequena travada.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, JhonSnow disse:

A principio quando isso aconteceu comigo eu fiquei um pouco bolado, por que sempre procurei não colocar nada no HDD do S.O, porém parece que o Windows cria algum tipo de raiz no disco secundário, que até hoje eu não sei explicar.

 

O travamento no meu computador ocorria sempre que eu abria o Windows Explorer, uma janela nova ou o menu iniciar, dava aquela pequena travada.  

Entendi, vou tentar fazer os procedimento que vocês me passou ai vamos ver !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 28/02/2019 às 10:48, leo_laee disse:

Bom dia galera, tudo bem ?

Estou precisando de uma força !!

Vamos la:

Possuo um SSD Kingston A400 480GB e sempre usei ele normal, usava em uma notebook gamer, e agora montei ele no meu PC Gamer novo e sempre usei ele normalmente.

Então Resolvi comprar um HD Seagete 1TB Barracuda para colocar como Secundário e instalar os Jogos, Guardar arquivos e etc.

Foram ai que começaram os problemas !

No meu SSD está instalado o WINDOWS 10 e PROGRAMAS, a STEAM, ORIGIM e etc.

Tem 2 jogos instalados no meu SSD ( CSGO/ APEX LEGENDS)

E os outros jogos pesados instalados no meu HD secundário 

So que dai pra frente, meu windows começou a dar umas congeladas , coisa de no máximo 1 segundo e volta a ao normal, mais trava tudo ate o mouse !

Posso estar vendo filmes, navegando , jogando, que ele congela e volta

Passei o HD e esta tudo verde, tanto no SSD quanto no HD, o que pode ser ?

Algum conflito ? ou problemas no meu SSD ? Problemas no HD ? alguma configuração na placa-mãe ?

Lembrando meu placa-mãe ja esta como AHCI.

Possuo 1 cooler jogando ar no SSD E HD , eles ficam no máximo 35 Graus

Monitoro o pc enquanto jogo também , não tem Queda de FPS, processador não passa de 50 Graus, placa de video fica o máximo 68 Graus

 

E QUANDO DA ESSAS CONGELADAS, E VOLTA, NA HORA QUE VAI VOLTAR FAZ UM BARULHO ASSIM VRUUUUUUUM, COMO SE ALGO AUMENTACE A VELOCIDADE ENTENDEU ?

 

 

Configuração :

placa-mãe aorus b360 gaming 3

Memoria hyperx fury 8 gb 2400

I7 8 geração coffe lake

Water cooler h45 Corsair

Placa de video Gygabyte 1060 6G

 

 

 

Uma dúvida, pois estou com esse mesmo problema.

Já fiz troca de HD Desligado e ligado e me ocorreu essas travadas de um segundo. A pergunta é; você utilizou o famoso driver booster para atualizar os drivers após formatar ?

 

Pois quando atualizei com os drivers direto do site da placa-mãe e NVidia manualmente ocorreu tudo ok, e Tambem atualização do SO.

 

Me ocorreu agora pouco. Reinstalei o windows instalei drivers manualmente. E foi depois que fui complementar com o driver booster e após inserir o HD começo as malditas travadas a cada segundo.

Se encontrou a solução me informe pra eu tentar. Pois estou reinstalando o SO e fazer tudo manualmente sem esse driver booster, porque não sei mais o que pode ser.

 

Minha Config.

Mobo Maximus Ranger VII z97

4790k

Ssd 240GB - HD 500GB

2x8 ram 1600

1070

Water Cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não manjo nada de jogos, a não ser os joguinhos do windows, mas vou dar um palpite para esses supostos congelamentos basedo no "achômetro" mas que faz sentido, então pensei assim: " Se o jogo está instalado no HD mas está rodando pelo ssd, talvez o hd convencional não "aguente o pic" do ssd  e dá essas congeladas"...isso não faz sentido???? Como disse é apenas uma linha de pensamento que faz sentido ou não?

Quanto aos drivers eu também concordo que deva ser baixado direto do site do fabricante deixando a tarefa para esses buscadores, isso porque já ocorreu que um deles achou um driver aparentemente de outro dispositivo mas funcionou.

Após o programa achar o driver, opte por instalação manual, vá ao local do arquivo e salve ele em outro local para uso futuro, se não me engano o programa apenas salva de forma temporária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 03/09/2019 às 23:42, Adrmode disse:

Uma dúvida, pois estou com esse mesmo problema.

Já fiz troca de HD Desligado e ligado e me ocorreu essas travadas de um segundo. A pergunta é; você utilizou o famoso driver booster para atualizar os drivers após formatar ?

 

Pois quando atualizei com os drivers direto do site da placa-mãe e NVidia manualmente ocorreu tudo ok, e Tambem atualização do SO.

 

Me ocorreu agora pouco. Reinstalei o windows instalei drivers manualmente. E foi depois que fui complementar com o driver booster e após inserir o HD começo as malditas travadas a cada segundo.

Se encontrou a solução me informe pra eu tentar. Pois estou reinstalando o SO e fazer tudo manualmente sem esse driver booster, porque não sei mais o que pode ser.

 

Minha Config.

Mobo Maximus Ranger VII z97

4790k

Ssd 240GB - HD 500GB

2x8 ram 1600

1070

Water Cooler

Se você fez a instalação do windows limpa, somente com ssd conectado, e quando conecta o HDD começa a travar, possivelmente seu HDD está com Bad's, aqui tem um LINK explicativo de o que é um Bad e como você pode identificar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Isso pode ser o "pagefiles", arquivo cujo trabalho é despejar parte dos dados sendo processados da memória RAM, para não lotar e começar a travar o SO. na prática funciona igual a partição de SWAP nos linux.

Acredito eu que, possa ser também  uma configuração na sua MOBO, que faz economizar energia, desligando discos que não estão sendo usados, assim que o SO solicita alguma coisa do HD, então ele é ligado, e todos já sabem que "HD" HardDisc's são analógicos, tem um motor que faz o disco de metal girar de 5400, a 7200 RPM, até que ele alcance essa velocidade, o sistema não executa leitura ou gravação no disco, criando então essa pequena travada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Vejo que essa relação de HD e SSD não deu tão certo como esperado. Tenho um caso parecido com 2 GPUS uma R5 230 e outra R7 440 que trabalham juntas! (a ideia era ser um Cross Fire. E a acer conseguiu mesmo) mas só há driver para essa configuração no site do fabricante; eles dizem que então passa a ser uma única coisa uma "R8 445". Tem um porém, perdeu o chapéu no WIN7, no WIN 8, 10 não há uma maneira de usar sem "drop frame". Atualmente estou bem no Linux com alguns patchs de correção consigo todo potencial. Como as placas são ligadas tive que testar muitos sistemas e o Debian funcionou muito bem pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, thiagosanches33 disse:

Vejo que essa relação de HD e SSD não deu tão certo como esperado. Tenho um caso parecido com 2 GPUS uma R5 230 e outra R7 440 que trabalham juntas! (a ideia era ser um Cross Fire. E a acer conseguiu mesmo) mas só há driver para essa configuração no site do fabricante; eles dizem que então passa a ser uma única coisa uma "R8 445". Tem um porém, perdeu o chapéu no WIN7, no WIN 8, 10 não há uma maneira de usar sem "drop frame". Atualmente estou bem no Linux com alguns patchs de correção consigo todo potencial. Como as placas são ligadas tive que testar muitos sistemas e o Debian funcionou muito bem pra mim.

Você misturou HD com placa de vídeo. entendi nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Essa semana passei a ter o problema. Computador a travar, os arquivos do HDD não conseguem ser lidos e trava todo o computador. 

 

Tinha instalado e funcionando bem um sistema com um SSD onde rodo o SO Windows 10 Professional, e um HDD onde guardo os arquivos. 

Hoje perdi a tarde, e depois de retirar o HDD (Cabo Sata), a máquina voltou a funcionar normalmente.

 

Acredito que tenha sido a atualização 22H2, que entrou no sistema depois do dia 10/01/2024.

 

Estou chateado, e também ferrado, visto que meu Desktop tem a versão mais atual da BIOS, já tentei de tudo e o HD não funcionou. Amanhã vou comprar um cabo Sata novo, visto que o que estava está bem passado (Velho). 

 

O SSD e o HDD funcionaram bem (Cada um em sua porta Sata) já há mais de um ano. 

 

Computador ACER AX3900 

BIOS American Megatrends Versão P01-AL3

Windows 10 Pro for Workstations 22H2

I3 530  @ 2.93GHz 

10Gb RAM DDR3 1333

NVIDIA GeForce GT 320

SSD BlueRay M8S 256Gb

HDD 1Tb
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...