Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas a todos,

Estou a adaptar um velocímetro digital em uma antigo carro onde tudo é analógico mecânico. O sensor de velocidade que estou usando é um de efeito hall (acho) que emite uma semi onda quadrada e o velocímetro entende a frequência (que é proporcional à velocidade) como a velocidade (dãããã).

O problema é que o velocímetro digital entende que, digamos 80Hz no sensor equivale a 80km/h, até aí, beleza. Mas o esquema mecânico antigo faz com que o sensor gere uma frequência de digamos 60Hz, quando o veículo está a 80Km/h.

Então, preciso de um circuito que divida ou multiplique a frequência e mantenha a mesma forma de onda, mas que possa ser configurado, de modo que eu possa fazer uns testes e determinar qual a multiplicação ou divisão ideal.

Parece-me que dá pra fazer isso com o 555. CD4047, LM238.... mas não achei nenhum esquema mobral que me ajudasse.

Alguém tem alguma dica?

• Membro VIP
Postado

Penso que se você  entender como funciona um circuito PLL, terá boa chance de sucesso. Mas k entre nós, a dica que dou é cumprir teu desafio usando um microcontrolador. Penso ser mais fácil de entender, além claro da versatilidade pra outras aplicações

Postado

Mas precisa exatamente de multiplicar ou dividir? 

Para dividir o circuito é mais simples, para multiplicar o "buraco é mais embaixo". 

A associação de circuitos do tipo flip flop lhe permitem a divisão da frequência. 

• Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, Renato.88 disse:

para multiplicar o "buraco é mais embaixo"

por 2 é bem 'fácil'.

dobrador.GIF

Pra esta façanha, se o pulso for quadradinho e bunitinho, ainda melhor. Será que preciso dizer (de novo) que se tem que ajustar os R&C's?

Além do pll chatinho de entender, algo do gênero que vislumbro tem boa chance de sucesso:

-um filtro rc e um retificador: pra sair dc en função da freq

-um circuito vco: que gera freq em função da tensão

-entre eles: um trimpot de ajuste

Continuo achando que um mc resolve de maneira mais prática...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

por 2 é bem 'fácil'.

Sim, esse eu já conhecia. 

E ainda tem esse que eu inventei usando o 555:

(é o último esquema do post)

Eu digo que é ruim de fazer é com as frequências quebradas, como essa do exemplo de passar 60 para 80Hz e ainda ter uma variação. 

Para multiplicar penso que a melhor opção é esta que você sugeriu:

Converte-se a frequência em tensão e depois converte novamente em freqüência. 

Para converter tensão em freqüência também dá pra usar o 555 nessa façanha. Já devo ter publicado algo aqui, mas não lembro onde. 

Mas claro, apesar de não fazer parte do meu ramo concordo que com MC é mais fácil. 

Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Mas precisa exatamente de multiplicar ou dividir? 

Para dividir o circuito é mais simples, para multiplicar o "buraco é mais embaixo". 

A associação de circuitos do tipo flip flop lhe permitem a divisão da frequência. 

Na real ainda não confirmei. Mas a princípio terá de multiplicar, por um fator ínfimo, algo como 1.05 (aumento de 5%).

O lance é que todos os circuitos que encontrei (e entendi) são divisores por números inteiros (/2, /4, /8, /16, etc). Não encontrei nenhum onde a saída fosse função da entrada com possibilidade de regular o ganho.

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

por 2 é bem 'fácil'.

dobrador.GIF

Pra esta façanha, se o pulso for quadradinho e bunitinho, ainda melhor. Será que preciso dizer (de novo) que se tem que ajustar os R&C's?

Além do pll chatinho de entender, algo do gênero que vislumbro tem boa chance de sucesso:

-um filtro rc e um retificador: pra sair dc en função da freq

-um circuito vco: que gera freq em função da tensão

-entre eles: um trimpot de ajuste

Continuo achando que um mc resolve de maneira mais prática...

Pois, não é exatamente quadradinho, rsrsrs, é meio embarrigado. Veja aí:9350616_leituratroller.thumb.jpg.a33ab36ea03a3a11764a0a4307eeaba5.jpg

Postado

@jcmanzano então a melhor opção é esta que eu mencionei acima:

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Converte-se a frequência em tensão e depois converte novamente em freqüência. 

Para converter tensão em freqüência também dá pra usar o 555 nessa façanha. Já devo ter publicado algo aqui, mas não lembro onde. 

Como se trata de um circuito analógico, nem tem que se preocupar com o formato de onda. 

Para esse seu caso onde os números são quebrados, o circuito analógico é a melhor opção, por eles são para este fim. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, jcmanzano disse:

Não encontrei nenhum onde a saída fosse função da entrada com possibilidade de regular o ganho

Continuo achando que se você clicar em como funciona o pll sua mente deve se abrir um pouco pois ''O PLL está para a freqüência assim como o amplificador operacional está para a tensão''

Se necessário (mas talvez não seja), aquela onda pode ser facilmente 'enquadrada' com um simples circuito com smitch trigger como p.ex. cd40106 ou 74hc14 ou do gênero

Ah sim me lembrei. Certa feita (no século passado) precisei gerar 60Hz a partir dum cristal 32768 pra usar com temporizador num radio relógio... pois sabemos que ele usa a rede como base de tempo e quem o mantém oscilando na falta de luz é um circuito a bateria 9V que é muuuuito impreciso. . A ideia foi dividir os 32768 com um 4060. Mas como conseguir 60hz que não dá divisão binária direta? O pulo do gato foi ignorar um pulso a cada 15  com um simples RC numa porta do 4060. No fim, que  justifica os meios, tinha 60 pulsos por segundo... Está funcionando até hoje...

• Curtir 1
Postado

@jcmanzano então a melhor opção é esta que eu mencionei acima:

Como se trata de um circuito analógico, nem tem que se preocupar com o formato de onda. 

Para esse seu caso onde os números são quebrados, o circuito analógico é a melhor opção, por eles são para este fim. 

Tem um CI que converte freqüência em tensão. 

Ele é perfeito. Pois ele te dar um sinal filtrado que a amplitude equivale à freqüência 

LM2907-LM2917

adicionado 1 minuto depois

53607243_437938826950461_737720610588301

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Ah sim me lembrei. Certa feita (no século passado) precisei gerar 60Hz a partir dum cristal 32768 pra usar com temporizador num radio relógio... pois sabemos que ele usa a rede como base de tempo e quem o mantém oscilando na falta de luz é um circuito a bateria 9V que é muuuuito impreciso. . A ideia foi dividir os 32768 com um 4060. Mas como conseguir 60hz que não dá divisão binária direta? O pulo do gato foi ignorar um pulso a cada 15  com um simples RC numa porta do 4060. No fim, que  justifica os meios, tinha 60 pulsos por segundo... Está funcionando até hoje...

Essa foi boa! Diga aí como se faz..

Já tentei fazer isso com o 4060, mas só consegui chegar a 60,23Hz. O problema é que com os diodos a divisão mais próxima é 544.

Em outra ocasião tentei ligar um relógio desses num Fusca, Usei um Multivibrador Astável mesmo, coloquei um potenciômetro multivoltas e ajustei em 60Hz. Só não deu certo porque a bobina do motor dava interferência no circuito.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Diga aí como se faz..

Vou tentar com o que acho na net e memória. O circuito funcionado ta dentro do radio relogio e to com preguiça de desmontar...

4060_block_divider.gif

O macete é um um OR entre a saída 64Hz e uma saída de um filtro integrador (RC comum) com a de 4Hz. Mais ou menos bem calculado, ele deve durar 3/4 de 4hz o que faz anular um pulso.

Pode usar um 555 monestável também pra gerar este 'pulso ignorante' na entrada do OR (ou AND) mas foge um pouco da filosofia minimalista

Se for tentar fazer, faça com as saídas 2048 e 128. E use +1 divisor

Bem... acho que é isso.... tenta a sorte pra tentar entender pois acho que não me entendi nada kk

Ao pesquisar imagens, achei isso... será que rola? (saco...não tinha net naquela época)

s2011322224117408.gif

simula aí pra gente ver.

Postado
8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Ao pesquisar imagens, achei isso... será que rola? (saco...não tinha net naquela época)

Esse último foge da ideia de usar o osc interno do 4060.

No primeiro desenho, se tivesse acesso a saída 16 tinha dado certo. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Esse último foge da ideia de usar o osc interno do 4060.

No primeiro desenho, se tivesse acesso a saída 16 tinha dado certo. 

Mas dá pra gerar qualquer coisa algo como múltiplo ou divisível de 60?  120 ou 30? Só curiosidade mesmo... to com preguiça (incapacidade) de pensar...

Postado
42 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas dá pra gerar qualquer coisa algo como múltiplo ou divisível de 60?  120 ou 30? Só curiosidade mesmo... to com preguiça (incapacidade) de pensar...

Sim, é só pegar uma saída e colocar no reset. Se forem mais é só usar uma porta E. 

Por exemplo, se eu quiser uma divisão por 40 é só jogar as saidas 32 e 8 no reset. 

• Membro VIP
Postado

Ainda continuo com dificuldade pra gerar 60,000Hz a partir de 32768 só com

porta E

a não ser com a técnica mágica que mencionei.

Postado
Em 04/03/2019 às 10:22, Ricardo S Ferreira disse:

Pelo minimalismo, como a adepta @Isadora Ferraz , que tal encontrar um outro sensor com um dente a mais que o que você possui?

Lembro de um kadett que tive que quebrou o sensor, e ao substituir havia 2 modelos com diferente número de dentes. Tinha que ser o mesmo.

Pensei nisso, mas uso diferentis tamanhos de pneus, por isso gostaria de um circuito com pudesse ser regulado por um (ou dois) botão(ões) no painel. Senão, cada vez que colocar um penu maior ou menor, terei de trocar o pinhãozinho.

adicionado 2 minutos depois
Em 04/03/2019 às 07:31, Isadora Ferraz disse:

Vou tentar com o que acho na net e memória. O circuito funcionado ta dentro do radio relogio e to com preguiça de desmontar...

4060_block_divider.gif

O macete é um um OR entre a saída 64Hz e uma saída de um filtro integrador (RC comum) com a de 4Hz. Mais ou menos bem calculado, ele deve durar 3/4 de 4hz o que faz anular um pulso.

Pode usar um 555 monestável também pra gerar este 'pulso ignorante' na entrada do OR (ou AND) mas foge um pouco da filosofia minimalista

Se for tentar fazer, faça com as saídas 2048 e 128. E use +1 divisor

Bem... acho que é isso.... tenta a sorte pra tentar entender pois acho que não me entendi nada kk

s2011322224117408.gif

simula aí pra gente ver.

Se rolar, tenho duzias de CD4047...

• Membro VIP
Postado
Em 03/03/2019 às 20:43, Renato.88 disse:

Diga aí como se faz..

1.jpg>1k.txt

Prancheta02.png

num segundo tem 64 pulsos no canal A e 60 pulsos no canal B. Pro rádio relógio basta o que está no B

Relógio que atrasa não adianta nada

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Uma mini evolução com 2 divisores. Ligeira vantagem da onda quadrada simétrica devido às sucessivas divisões adicionais.

Prancheta02.png

Perceba 64Hz no canal C e 60Hz no D => perceba 16.65mS. De fato é 16.66.

Detalhe minimamente curioso é que devido à velocidade da descida e subida do pulso quadrado, dá interferência na faixa AM

É isso... um passado sempre presente apesar de pouca conexão com a problemática do autor, mas com conexão mínima com o título tópico.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!