Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe não liga nem com jumper


Posts recomendados

Olá pessoal

 

Tenho uma placa-mãe gigabyte Ga-eq45m-s2 com 4 memórias de 2gb cada e processador E7500. 

Outro dia fui ligar um cabo USB no Pc com ele desligado, e por descuido acabei fechando curto no cabo USB, que estava desencapado. Eu não tentei ligar o PC no mesmo dia. Depois de um tempo, quando apertei o botão Power, o PC não ligou mais. Daí tirei a placa pra fora, fiz o tutorial de quando não está ligando mas ela ainda não está boa. Cada hora ela se comporta de uma forma. Mas vou tentar listar alguns problemas. Primeiro, ela não estava ligando pelo jumper do botão Power. Daí fui tirando tudo os componentes e o PC ligou com uma memória só, em um slot específico. São 4 slots, só liga com memória no terceiro. Mas toda vez que liga, antes do Boot ele dá uma mensagem de post errors, aí aperto pra continuar o Boot e ele liga. Se eu colocar duas memórias, em qualquer slot, a placa não liga mais. Se insistir muito tempo ela acaba ligando, mas fica reiniciando sozinha. Já fiz clear CMOS, failsafe no BIOS. Alguém sabe o que pode ser? 

adicionado 13 minutos depois

Aqui as fotos de como estou testando, e o erro antes do boot

 

IMG_20190306_174918441.jpg

IMG_20190306_180016959_HDR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

É, nenhuma resposta ainda 😕

Vim trazer mais alguns detalhes que notei, quem sabe identifica melhor o problema.

Se eu tirar o cabo da tomada(ou desligar a chave da fonte), o PC não liga mais. Tenho que conectar na tomada e esperar uns 5 minutos, ai sim ele liga, as vezes um pouco mais. É como se a placa tivesse que ficar "carregando" antes de ligar. E outra coisa, quando consigo ligar o PC, depois que mando desligar pelo windows, ele liga sozinho de novo. Aí mando desligar de novo e ele fica desligado mas, depois de algumas horas, liga sozinho de novo. Eu conferi todas as opções de religamento no BIOS, inclusive a de ligar por Lan, já deixei tudo desativado. Ah, quando consegui ligar, conferi as memórias pelo CPUID, e estão todas funcionando, em todos os slots. Então, aguardo alguma resposta rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

 

Encontrei uma versão mais nova do BIOS da minha placa-mãe. Será que compensa atualizar, pra ver se melhor alguma coisa? Eu li que o BIOS pode ficar corrompido e apresentar alguns problemas como esses que citei, aí necessita regravação ou atualização, já que o clear CMOS não resolveu. Alguém recomenda ou já viu isso também? Desde já obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite 

 

Bom pessoal, acho que acabei resolvendo. Percebi hoje que o computador só ligava sem a bateria da placa. Daí fiquei usando e reiniciando ele várias vezes. Depois de um tempo coloquei a bateria de volta, configurei o BIOS tudo de novo, agora ele tá ligando e desligando normal. Fica a dica aí se alguém tiver um problema parecido. Lembrando que tudo começou com um curto no USB. Acham que mesmo assim seria bom atualizar a versão do BIOS ou melhor nem mexer? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ch1na disse:

Bom, pelo que eu li no site do fabricante, só tem atualizações pra opções Raid, ahci. Mesmo assim acho que vou atualizar então. Não queria estender o tópico em outro assunto mas.. qual é o seu problema? Rs

Entra no tópico aí vai que você tem alguma ideia

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos

 

Voltei para dar considerações finais e possivelmente concluir o tópico, pois pode servir para outras pessoas com problemas parecidos.

 

Depois de um dia, o PC parou de ligar novamente. Dessa vez nem tirando bateria nem nada, nao ligou nem no teste básico, nem só com processador. Daí fiz um jumper direto no fio verde do cabo da fonte, ele reiniciou algumas vezes e ligou, mas nao ligava pelo botão, só dessa forma. Então resolvi atualizar o BIOS e aparentemente ficou bom. Já tirei da força e desliguei e liguei várias vezes e tá normal. Vamos ver daqui alguns dias mas agora ela ta ligando bem rápido, acredito que era algum problema no BIOS mesmo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...