Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações de upgrade de mobo + ram + cpu


Posts recomendados

Falae galera, segue abaixo meu setup atual:

 

GTX 1060 6GB EVGA

8GB RAM 1333mhz

i5-3330

Fonte EVGA 430w 80 plus white

HD 1tb

placa-mãe asus p8h61m lx3 r2.0

 

Minha placa-mãe queimou alguns componentes e o pc não liga mais, levei ele em um técnico e ele não ta conseguindo consertar, diz que não encontra o esquema elétrico da placa e ta tentando na raça, meu pc ta com ele à mais de 2 semanas já, pesquisei sobre comprar uma placa nova, sendo que no mercado livre eu acho uma igual por 482 + frete, fora a mão de obra pra instalar...

To achando caro pagar 600 ou mais nisso, meu pc é antigo, terceira geração da intel e acho que prefiro dar um upgrade logo de uma vez, trocar mobo + ram + cpu, queria aproveitar e trocar o gabinete também, já que o meu é daqueles padrão e não tem nem como colocar fan...

Não queria gastar mais de 1.8k em tudo.

Sendo que tenho 1k pra dar a vista no que eu for comprar, o resto terei q parcelar...

 

Eu tava pensando em:

-Alguma placa-mãe qualquer de entrada, que não seja tão limitada.

-i5 8400

-ram 8gb 2400mhz

 

Acho que dá pra conseguir essas peças por no máximo 1.8k né? Isso fora o gabinete, infelizmente 😕

E será que vale a pena esse up? Queria um pc mais rápido e ganho de fps.

Mas to aceitando sugestões de outras peças guys, só tenho preferência por intel mesmo...

valeu!

 

Edit: eu tenho um cooler blizzard T2, da cooler master.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael P

 

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

 

Seguinte, por R$1.800,00 você consegue sim um upgrade legal de CPU + MOBO + RAM, nos sites da Terabyteshop e Pichau eles vendem uns "Kits Upgrades", que é basicamente o combo de CPU + MOBO, inclusive alguns deles vem com RAM também.

 

Recomendações

 

Eu te recomendo um upgrade para a AMD.

 

Processador: Ryzen 5 2600 R$888,99  Pichau

MOBO: placa-mãe MSI B450M PRO-M2 Socket AM4 R$ 572,38 Pichau

RAM: 8GB HyperX 2400Mhz R$307,44 Mercado Livre

 

No Mercado Livre o Frete é grátis.

 

Total: R$1768,81

 

Qualquer outra duvida é só perguntar

 

Abraços!!!

 

:D

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael P a configuração que o @Broadwink é parecida com a que eu recomendaria.

Minha sugestão:

Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz / 3.6GHz Max Turbo YD1600BBAEBOX Six Core 16MB AM4 Cooler Wraith Spire - R$ 669,80;

Placa-Mãe MSI p/ AMD AM4 B450M PRO-VDH DDR4 - R$ 499,90;

 

Memória RAM o colega já deu boa dica, no MercadoLivre vai conseguir bons preços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Broadwink @Gustavinhu Valeu galera, decidi mudar para AMD mesmo, olhei o tópico que o @Gustavinhu recomendou e vi uns videos comparativos entre amd e intel. Acho que vou de Ryzen 5 2600.

Só que to meio em dúvida entre qual placa-mãe escolher... Eu não entendo muito de mobo mas eu queria uma que suportasse pelo menos 2 fans de gabinete, e quase todas as placas que vejo (de no máximo ~R$500,00) só tem suporte pra 1... Como disse eu quero um gabinete novo também, um que seja bem ventilado, com pelo menos 2 fans, um na frente e outro atrás.

Não ligo se a placa suporte 64 ou 32gb de ram, quantidade de portas sata, etc. Só queria mais esse suporte pra fans mesmo, mas não entendo muito de placa então to na dúvida se realmente compensa. Podem me ajudar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael P

 

Então, não sei muito sobre as qualidades desta placa, mas a Asrock AB350M-HD possui 2 slots para "Chassis Fan" que é a forma que o pessoal chama as ventoinhas do gabinete.

 

Chassis Fan Connectors

 

Mas precisava procurar um pouco mais sobre essa placa, me parece que ela possui uma certa dissipação nas VRM's e também é dividida em 4 fases, tem também uma versão com 9 fases.

 

Ao meu ver parece boa, mas não procurei muito não, precisava dar uma olhada melhor.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Broadwink Essa daí não achei se tem suporte pra segunda geração dos Ryzen. Dps vejo direito.

 

Tava dando uma olhada aqui, parece q tem uns splitters, q da pra usar mais fans em menos slots da placa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1137744921-cabo-multi-fan-cooler-4-pinos-led-splitter-32cm-pc-gamer-_JM

 

Alguém usa esses splitters? Funciona direito mesmo? Se funcionar pretendo comprar uma placa mediana na faixa dos 400 mesmo e usar esses splitters para as fans...

 

Edit: também vi que aparentemente da pra conectar fan do gabinete em uns conectores da fonte, é isso mesmo? aparentemente as fans não vão ter controle de velocidade assim, funcionando sempre na rotação máxima, o que pode ser um pouco barulhento, mas é só um detalhe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Rafael P disse:

Essa daí não achei se tem suporte pra segunda geração dos Ryzen. Dps vejo direito.

Basicamente é o seguinte:

Chipsets A320, B350 e X370 são de 1° Gen feitos p/ os Ryzen 1000. Porém atualizando a BIOS ela aceita normalmente os Ryzen 2000.

Chipsets A420, B450 e X470 são de 2° Gen e retroativos, aceitando assim Ryzen 1000 e Ryzen 2000.

 

Sempre pergunte e se certifique-se antes de comprar, os Chipsets A320, B350 e X370 devem estar com a BIOS atualizada p/ reconhecer os Ryzen 2000.

 

39 minutos atrás, Rafael P disse:

Edit: também vi que aparentemente da pra conectar fan do gabinete em uns conectores da fonte, é isso mesmo? aparentemente as fans não vão ter controle de velocidade assim, funcionando sempre na rotação máxima, o que pode ser um pouco barulhento, mas é só um detalhe...

Acho que você se confundiu antes,mas é mesmo. Essa Mobo que o @Broadwink possui o conector p/ CPU e mais 2 conectores p/ fans adicionais.

Sem contar que você ligar as fans direto na fonte no conector MOLEX, como você bem observou, sem controle de rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi Valeu por esclarecer minhas dúvidas!

 

Em 06/03/2019 às 21:57, Broadwink disse:

@Rafael P

 

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

 

Seguinte, por R$1.800,00 você consegue sim um upgrade legal de CPU + MOBO + RAM, nos sites da Terabyteshop e Pichau eles vendem uns "Kits Upgrades", que é basicamente o combo de CPU + MOBO, inclusive alguns deles vem com RAM também.

 

Recomendações

 

Eu te recomendo um upgrade para a AMD.

 

Processador: Ryzen 5 2600 R$888,99  Pichau

MOBO: placa-mãe MSI B450M PRO-M2 Socket AM4 R$ 572,38 Pichau

RAM: 8GB HyperX 2400Mhz R$307,44 Mercado Livre

 

No Mercado Livre o Frete é grátis.

 

Total: R$1768,81

 

Qualquer outra duvida é só perguntar

 

Abraços!!!

 

:D

 

 

Depois de pesquisar um pouco, decidi escolher esse upgrade que você recomendou, valeu!

Ficou assim:

https://www.kabum.com.br/produto/97757/placa-mãe-msi-p-amd-am4-b450m-pro-m2-ddr4 - R$ 449,90 + R$ 21,78 (frete)
https://www.pichau.com.br/processador-amd-ryzen-5-2600-6-núcleos-cache-19mb-3-9ghz-boost-am4 - R$ 888,99 + R$ 19,90 (frete)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-974297688-memoria-kingston-hiperx-fury-8gb-2400mhz-ddr4-100-original-_JM - R$ 269,00

TOTAL: R$ 1.649,57 (os valores são a vista no boleto)

Acho que vou comprar o processador agora, e o resto depois.

também pretendo comprar esse gabinete: https://www.pichau.com.br/gabinete-aerocool-aero-500-white-edition-window-en55583 - R$ 188,00 + R$ 35,55 (frete)

E tenho uma última dúvida, o gabinete vem com uma ventoinha traseira com conector molex, queria por mais uma na frente do gabinete, com LED, porém não sei como funciona essas fans, como liga o led delas? Além do conector normal de 4 pinos, tem algum outro conector só para os LEDs? Essa placa-mãe que foi escolhida pro meu setup tem suporte para LED? Caso não tenha, eu compro uma fan normal mesmo.

 

Edit:

Que tal pegar uma B450M PRO-VDH (R$ 499,90) ao invés da B450M PRO-M2 (R$ 449,90)? Eu não entendo muito bem, mas pelo pouco que pesquisei, dizem que é bom ter dissipadores nos VRMs (não sei nem pra que serve isso), e vi que a placa que havia escolhido antes, não tem esses dissipadores. Além disso, o dissipador do chipset(?) parece ser maior, na placa mais cara. Vocês acham que compensa pagar esses 50 reais a mais? Fora que na B450M PRO-VDH tem mais slots para memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael P

 

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

 

Fico feliz em ter ajudado, você não vai se arrepender desta configuração!

 

Quanto as ventoinhas

 

A Placa MSI p/ AMD AM4 B450M PRO-M2 possui 1 entrada de 4 pinos para Chassis Fan, isso quer dizer que você pode conectar uma das ventoinhas diretamente na placa-mãe, ou seja, esta ventoinha que você ira conectar nesta entrada da placa-mãe criará uma possibilidade de controle sobre sua velocidade, geralmente, pela BIOS você vai conseguir fazer isso.

 

Não confunda CPU Fan com Chassis Fan

 

CPU Fan: Conhecido como Cooler Box, é a ventoinha que vai servir de resfriamento para seu processador.

Chassis Fan: São as ventoinhas que ficam conectadas diretamente no gabinete, e servem para resfriamento geral do mesmo.

 

Outras ventoinhas geralmente são ligadas diretamente na fonte.

 

É sempre preferível que você ligue todos as ventoinhas diretamente na placa-mãe para ter um controle da velocidade delas, entretanto as vezes não sobra espaço para isso, então você pode optar por ligar diretamente na Fonte e a ventoinha sempre vai girar na velocidade máxima.

 

Pelo que eu saiba, a partir do momento que você fornece energia para a ventoinha, o Led é automaticamente ligado.

 

 

Quanto a MSI p/ AMD AM4 B450M

 

Se você achou isso em uma fonte confiável, vale a pena trocar sim.

 

Dissipadores de VRM: Os VRM'S ou "Circuitos Reguladores de Tensão", eles pegam a energia proveniente da fonte e transmitem para todos os outros componentes, possuindo dissipadores nestes circuitos fazem com que ele não esquente tanto, por conseguinte ele não vai reduzir o desempenho por sobreaquecimento.

 

Quanto ao Dissipador de Chipset

 

O principio é o mesmo do Dissipador de VRM's, evitar o sobreaquecimento.

 

Mas não adianta muito o Dissipador ser maior, você tem que olhar bem para o fabricante dele, e para isso vai uma pesquisa bem mais a fundo na placa.

 

Dissipador maior é um indicativo de maior dissipação, mas nem sempre.

 

Esta placa também possui somente 1 conector para Ventoinhas de Gabinete.

 

Você pode sempre achar esta informação no Site do fabricante da placa-mãe

 

Por meio deste Print você pode verificar.

 

Qualquer outra duvida é só perguntar

 

Abraços!!!

 

;D

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...