Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
joseronaldoinfo

Nome do equipamento que liga o fio do telefone (adsl) ao cabo de rede

Posts recomendados

Olá, alguém sabe o nome do equipamento da foto abaixo, ele está conectando o cabo da linha telefônica (adsl, do poste) com os cabos de rede, para ligação interna de telefone e internet.

rede.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá
Esse é um bloco de distribuição para telefonia no padrão antigo. Cada bloco ligava 10 linhas telefônicas --- dois fios por linha --- que se ligava na parte de dentro, creio, a entrada e na parte de fora a saída. Veja uma caixa muito antiga com isso, para telefonia:
887095496_exemplocaixatelefonia.thumb.jpg.364f05cb42e97f030661e2245370f4a2.jpg

Não devia estar sendo usado para esse propósito. Se usa hoje um soquete RJ45 chamado keystone na entrada e um conector RJ45 na saída...

Note que esse troço precisa de uma ferramenta para enrolar os fios nos pinos, acho que genericamente conhecida como ferramenta de wire-up. O conector de rede usa os oito fios de uma vez só e precisa de outro tipo de ferramenta, mas é bem mais prático... Veja uma emenda dessas: 

1219525201_Exemplodeemenda.thumb.jpg.fadc44c6a8d0484e91386336e04190e6.jpg

 

Talvez deva trocar pelos conectores adequados...

 

Note que no seu caso ele está sendo usado para dividir o sinal da entrada --- o fio preto -- entre 3 destinos distintos, os cabos azuis. Hoje tem também um outro tipo de conector pra telefonia, mais fácil de achar e mais compacto.

432624747_novoconector.jpg.6d39349bdc8097482d7f9c9b2231af2f.jpg

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, joseronaldoinfo disse:

Obrigado por compartilhar o conhecimento arfneto; qual o nome do equipamento da última foto?

É o bloco de distribuição de telefonia mesmo. Não sei a especificação, não sou da área.  Apenas mudou, ficando bem mais compacto. Notou que tem um suporte em U abaixo dele? e os blocos se encaixam uns nos outros então você pode ter um número muito maior deles ou um rack muito menor... Compare com os cinco blocos que tem na caixa antiga da primeira foto com o que seriam 5 desses da última foto e veja como fica bem menor. E tem uma ferramenta nova também. Não sei o nome mas ela prende os fios numa espécie de guilhotina que tem nesse modelo novo, ao invés dos pinos do antigo, então o trabalho fica mais rápido. Eu tenho uma ferramenta dessas porque eu tenho uma instala;cão assim e não posso esperar alguém me atender. Se eu achar posto uma foto dela. 

adicionado 18 minutos depois
4 horas atrás, joseronaldoinfo disse:

Obrigado por compartilhar o conhecimento arfneto; qual o nome do equipamento da última foto?

 

1355988785_patchpanelfrenteeverso.jpg.70b1c4faad5321afb677dc75970f7704.jpg

Cortesia do Google Images, esse seria o equivalente para ethernet hoje em dia. Seu cabo preto entraria pela parte de tras, já com os pinos na configuração de sua caixinha original, usando um desses grupos para cada porta. Note que os conectores telefonicos, RJ11, encaixam certinho no meio do soquete do RJ45, algo bem esperto. Então você usaria 3 dessas portas: duas com os cabos normais com conectores RJ45, e uma com o conector RJ11 usando os dois fios centrais, os que aparecem em azul no desenho colorido.

 

Antes que você pergunte, não precisaria de 12 portas como no desenho: tem avulsos como os da primeira foto que te mostrei, e custam uns 7 reais cada, os de boa qualidade no BR. Aí você usaria 4: um para entrada e 3 para saída. Existe toda uma série de acessórios em torno disso, como deve imaginar, deste organizadores de cabos a réguas de tomada e bandejas. E racks especiais em vários tamanhos. Ou só 3 se quiser deixar as conexões de entrada já entrando nas caixinhas de saída :) 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!