Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Qual linguagem mais recomendada para desenvolver sistemas embarcados?


Posts recomendados

Bom dia Pessoal.

Sou programador Java e entrei no mercado faz um certo tempo, tenho interesse de entrar no mercado de trabalho para desenvolvimento de sistemas embarcados, o que me recomendaram para estudar foi Linguagem C e Python, porém foram opiniões.

Existem alguém aqui que é membro do grupo e está atualizado para saber qual é de fato a linguagem mais recomendada para trabalhar com desenvolvimento de sistemas embarcados?

Estou perguntando isso que pode ser que aparece um ponto de vista ou uma informação diferente, pode ser que exista uma tecnologia diferente e que eu não conheça, e poderei ter o privilegio de conhece se eu não postasse essa pergunta.

A principio irei fazer o curso especialização na Microgênios 1, é um curso muito bom, ele é extremamente recomendado por vários professores de robótica no Brasil, e não estou fazendo merchandising.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma conexão mínima que faço com a resposta do amigo vtrx é o raspberry pi. Barato, versátil e você pode colocar um linux nele e pra não desperdiçar o conhecimento prévio do java e claro, também com as opções das d+ linguagens inerentes ao linux. Vai ter que adiocionar algo a+ como aprender como o java pisca um led e le um botão num port (ensina eu aí hein). A partir daí, #partiu dominar o mundo.

Outra opção é dominnar as aplicações para Android com o mesmo desafio do pisca led/le botão. Penso que rola até java mesmo...

Apesar que...23329499_770x433_acf_cropped.jpgprogramar em java me parece bem perigoso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, vtrx disse:

O que voce considera um sistema embarcado?

Com todo respeito, eu me recurso a responder a essa pergunta, pois aparenta subestimar minha inteligência, a pergunta da minha postagem está muito clara como mostra abaixo;

 

Em 12/03/2019 às 15:27, wladimir.bandeira disse:

Existem alguém aqui que é membro do grupo e está atualizado para saber qual é de fato a linguagem mais recomendada para trabalhar com desenvolvimento de sistemas embarcados?

  

Pesquisando um pouco mais eu descobrir que também a linguagem de programação Rust, desenvolvida pela Mozilla Firefox. É muito mais segura, mais manutenível e fácil de se usar do que C e C++. O criador do NodeJS, Ryan Dahl, por exemplo, tá desenvolvendo o Deno (NodeJS melhorado) usando Rust em vez de C e C++. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, wladimir.bandeira disse:

Com todo respeito, eu me recurso a responder a essa pergunta, pois aparenta subestimar minha inteligência, a pergunta da minha postagem está muito clara como mostra abaixo;

 

  

Pesquisando um pouco mais eu descobrir que também a linguagem de programação Rust, desenvolvida pela Mozilla Firefox. É muito mais segura, mais manutenível e fácil de se usar do que C e C++. O criador do NodeJS, Ryan Dahl, por exemplo, tá desenvolvendo o Deno (NodeJS melhorado) usando Rust em vez de C e C++.

 

Fiz a pergunta pois LINUX geralmente é usado em sistemas mais complexos,C e C++ pode ser usado facilmente em sistemas embarcados dedicado,mas se minha pergunta afetou seu ego,não poderei te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, vtrx disse:

mas se minha pergunta afetou seu ego,não poderei te ajudar.

A pergunta não afetou meu ego, é que sua pergunta não deixou claro suas intenções, e quero agradecer pela sua colaboração, e recomendo em uma outra oportunidade deixa claro a sua forma de como contribuir aqui na comunidade, pois pode passar uma impressão negativa. Eu não tive culpa de ter respondido tão indelicadamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, vtrx disse:

O que voce considera um sistema embarcado?

Ao contrário do amigo, eu não me importo (muito) com vosso julgamento ao meu ser... questão de princípios, ou de natureza.. ou de burrice assumida mesmo kk. Então vejamos...

 

Penso que o conceito original de embarcado - sistema minimalista monotarefa com foco na eficiência geral (taí minha definição pessoal) - deu uma evoluída bem grande desde quando foi concebido. Hoje em dia temos "embarcados" que são verdadeiramente computadores. P.ex. o raspberry que mencionei penso que até que pode ser considerado um sistema "embarcável"  que tem até mais recursos que este pc que digito kk. Com o conhecimento adequado, você pode criar soluções de alto nível com linguagens idem e relativamente bem rápido. Talvez em java mesmo, já que ela é bem universal.

Assim sendo, não precisa jogar fora o que aprendeu ao longo da existênca. Basta alguma pequena atualização de conhecimento algo como acender um led com ela... algo como.. colocar um corpo na alma... pronto.. hw dominado.

 

Mas claro, se lhe "couber" nada impede de falar aprender outro "idioma" como p.ex. o C.

Pra mim, se der tempo, acho que quero ter noçoes do tal java... ainda que acho que vou preferir visual java.. qualquer dia vejo se existe isso.

 

E por favor, reaja com haha quando me leu os perigos de java... Só pra gente "se localizar" kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Penso que o conceito original de embarcado - sistema minimalista monotarefa com foco na eficiência geral (taí minha definição pessoal) - deu uma evoluída bem grande desde quando foi concebido. Hoje em dia temos "embarcados" que são verdadeiramente computadores. P.ex. o raspberry que mencionei penso que até que pode ser considerado um sistema "embarcável"  que tem até mais recursos que este pc que digito kk. Com o conhecimento adequado, você pode criar soluções de alto nível com linguagens idem e relativamente bem rápido. Talvez em java mesmo, já que ela é bem universal.

Assim sendo, não precisa jogar fora o que aprendeu ao longo da existênca. Basta alguma pequena atualização de conhecimento algo como acender um led com ela... algo como.. colocar um corpo na alma... pronto.. hw dominado.

 

👏👏👏👏👏

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...