Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Toshiba 2988 lem8 não liga


Posts recomendados

@Marukosu A. a tensão do q432 ja está correta 8,7v mas so tem essa tensão quando a TV ta ligada. O q432 so volto a tensão normal DPS de retirar o q830. Antes era 7v.

 

o que pode ter acontecido com a memoria da Philco e o micro ter regravado as informações junto com da Philco e sobrescreveu or arquivos ou a memoria ainda tinha espaço para mais gravação e gravou.

 

Amanha vou passar num colega meu fera em eletrônica de TV, e ver alguma dica ou arrumar o micro dele emprestado para teste se ele tiver. Pra mim ou e micro ou solda fria na trilha responsável pela recepção de imagem. Não tem mais o que ver.pra mim e solda.

 

Como a imagem e tela azul sumiu DPS que mexi nas microchaves na área dos 5v e 17v vou olhar trilha por trilha e dessas áreas ate descobri.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se consegue regravar a eeprom com seu colega. Porque seu micro não tem permissão para fazer reescrever tudo, apenas algumas pequenas alterações do usuário somente/ salvo quando faz o RESET (o que não acontece todo dia). Por isso imagino que a eeprom ainda pode estar pregando uma peça.

 

Agora, esse transistor que está fora do circuito deve ser substituído, assim como o cristal de 8MHz também.

 

Cuidado ao tomar o micro emprestado do colega. Afere antes todas tensões que alimentam o micro antigo antes de substituir pelo emprestado para garantir que não o queimará.

 

O ideal seria que adiquirisse uma placa com ele, e não peças avulsas porque pode ficar mais caro. Mas é você quem sabe.

 

Qualquer dúvida fique  à vontade para perguntar

 

adicionado 7 minutos depois

Mesmo que o micro não seja um componente SMD, use fluxo de solda e uma solda de 0,5 ou 0,8 com um ferro ponta fina para fazer esse serviço de substituição.

 

isso é para garantir que a solda tenha uma melhor fixação e não tenha excessos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos.

 

Desculpe a demora enrolei muito essa semana, mas consegui uma memoria virgem do meu amigo da eletronica para testes e tb uma outra tv toshiba 2987 ims lem5  e uma cce 29 ambas com defeito (sucata paguei 20 reais nas 2 tv, no olx). o micro nao consegui não tinha igual e o micro da 2987 e de outro codigo

 

Bem voltando a tv do anuncio toshiba 2988 tirei a memoria e liguei ela pra ver como fica, e fica justamente como se tivesse com a memoria, aparece menu, volume etc... (achava que era obrigado ter a eprom para inicializar a tv), e tela preta. entao coloquei a memoria virgem e coloquei, e pra variar nada, fica do mesmo jeito se nãoo tivesse memoria. tenho 5v nos 3 pinos da memoria (os outros 5 são terra), coloquei a memoria da toshiba 2987 que e igual a da tv e tb nada.

 

Amanhã vou verificar a trilha da memoria toda. porque pelo o que estou vendo não é ela. já estou ficando sem opções. já o defeito da outra tv toshiba 2987 lem5 e muito parecido, fica em standby quando liga vai para 138v dps de 4 segundos volta pra standby sozinha. troquei fotoacoplador e medi resistores proximos ao foto e tudo ok. amanhã olho ela tb. as vezes ela ligava aparecia som e desligava em seguida (sem imagem mas dava pra ouvir querendo geral alta)

 

Agradeço qualquer dica @Marukosu A. . valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980  e aí amigo beleza. Consegui resolver o defeito da 2987 lem5. Essa foi bem mais fácil. Troquei foto acoplador (a tensão tava um pouco alta) e fiz umas resoldas, principalmente no vertical e deu certo. O engraçado que ela está com a memória da lem8 (coloquei pra ver se o defeito era ela mesmo) e funcionou normal (a prova mesmo q e os mesmo arquivos bin), agora não tenho dúvidas não era problema de EPROM mesmo. Memória ta boa.

 

@Marukosu A. bem verifiquei toda linha da memória até o pino 55 micro. Pino 5,6 e 8 da memória 5v. Pino 55 micro 5v.

Ra62 10k OK, ra63 10k OK, ca68 OK, ca69 OK, c510 OK, ga02 47r OK.

 

Pino 57 e 58 micro 5v

 

Amigo precisava de mais detalhes, quais os pinos do micro responsáveis pela leitura da EPROM e só o pino 55 ?? Pois preciso testar tudo antes de condenar o micro. Pois se for ele já compro outro CI de áudio tb e aproveito o frete.

Valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, 00seven7 disse:

O engraçado que ela está com a memória da lem8 (coloquei pra ver se o defeito era ela mesmo) e funcionou normal (a prova mesmo q e os mesmo arquivos bin), agora não tenho dúvidas não era problema de EPROM mesmo. Memória ta otima

Excelente. Então temos menos coisas para analisar.

 

9 minutos atrás, 00seven7 disse:

Consegui resolver o defeito da 2987 lem5.

Parabéns!

 

11 minutos atrás, 00seven7 disse:

Amigo precisava de mais detalhes, quais os pinos do micro responsáveis pela leitura da EPROM e só o pino 55 ?? Pois preciso testar tudo antes de condenar o micro. Pois se for ele já compro outro CI de áudio tb e aproveito o frete.

 

Clock e data ,58 e 57, respectivamente.

 

Já tentou usar o cristal de 8Mhz da outra?

adicionado 0 minutos depois

se não for, pode trocar o micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980  beleza na hora de comprar vou confirmar se e gravado.

 

@Marukosu A.  esqueci de tirar o cristal da lem5 para teste na lem8. Engraçado nessa semana medi a tensão do cristal da lem8, a TV faz um barulhinho irritante dando interferência na tela (esqueci de mencionar isso), so quando coloco a ponto do multímetro.

 

Amanha faço o teste com o outro cristal. Valeu amigo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, 00seven7 disse:

medi a tensão do cristal da lem8, a TV faz um barulhinho irritante dando interferência na tela

Isso é normal ao fazer medições diretamente nele.

Também acontece  com outras coisas.

 

Mas só tira o põe na TV pra ver no que dá.

Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. Tirei o cristal da lem5 e coloquei na lem8 e nada a TV fica na mesma, sem imagem com linhas de retraco mas com osd. Entao como eu imaginei Não e cristal. Infelizmente então só sobrou pro micro. Vou comprar ele no mercado livre e o CI de audio.

 

Problema e que quando tirei o cristal da lem5 e DPS de colocar de volta a maldita volto com a solda fria de antes o.mesmo sintoma ( a TV tava já fechada em perfeito funcionamento. E fui abrir por causa do cristal o raiva kkkkk).  Vou ter que resoldar novamente ela. Liga o alto falante faz um estalo não acende tubo ou filamento tensão 138v DPS volta pra 75v standby. Essa solda fria ta perto do vertical porque quando ta em 138v o pino 2 vertical ta 0v.amanhã resoldo novamente e olho as voltagens

 

Valeu

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, 00seven7 disse:

@Marukosu A. Tirei o cristal da lem5 e coloquei na lem8 e nada a TV fica na mesma, sem imagem com linhas de retraco mas com osd. Entao como eu imaginei Não e cristal. Infelizmente então só sobrou pro micro. Vou comprar ele no mercado livre e o CI de audio.

 

Problema e que quando tirei o cristal da lem5 e DPS de colocar de volta a maldita volto com a solda fria de antes o.mesmo sintoma ( a TV tava já fechada em perfeito funcionamento. E fui abrir por causa do cristal o raiva kkkkk).  Vou ter que resoldar novamente ela. Liga o alto falante faz um estalo não acende tubo ou filamento tensão 138v DPS volta pra 75v standby. Essa solda fria ta perto do vertical porque quando ta em 138v o pino 2 vertical ta 0v.amanhã resoldo novamente e olho as voltagens

 

Valeu

 

 

Bom, agora refaz as soldas que o serviço fica garantido. Assim é melhor.

No aguardo colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A.  boa noite amigos. comprei no mercado livre o micro 8879 (ja gravado) e o ci de audio tda 7263L. com o frete ficou tudo 35,00. o ci de audio e bem barato. Assim que chegar aviso na hora da troca.

 

Em relação a lem5 ja voltou a funcionar era solda fria na placa rgb do tubo. e ela tem que estar bem encaixada um folginha nao liga. essas tvs antigas da toshiba e um festival de solda fria.

 

Agora to numa cce hps 2981 jurassica. valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...